Dificuldade em mudar

Categoria dos serviços do psicólogo: clinica de psicologia

Saiba como enfrentá-la

Dificuldade em mudar

Dificuldade em mudar de rotina, exercer novas funções, jogar tudo para o alto e começar novamente. Você provavelmente já passou por isso em algum momento da sua vida (se é que não está passando agora).

Mudar faz parte do ciclo da vida, afinal, nascemos, envelhecemos e morremos. Mas a ideia de mutação ainda traz calafrios para algumas pessoas. Saiba que você não é o único a ter esse medo e dificuldade em mudar, mas até que ponto isso pode ir para não tornar um problema na vida do indivíduo?

Uma das maiores dificuldades de fazer uma mudança é exatamente a crença de que não somos capazes. E tentar mudar com a ideia de que o resultado será um fracasso é o primeiro passo para continuar estagnado e desistir dos seus sonhos.

Imagine deixar de viver momentos maravilhosos, encontrar o emprego dos seus sonhos ou mesmo alguém para partilhar sua vida simplesmente por evitar viver mudanças? Acredite ou não, há muita gente por aí deixando o medo vencer essa batalha.

Encare as mudanças como algo bom

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo, então conheça os psicólogos que prestam serviços na nossa clínica de psicologia, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

Mudar implica no ato de deixar alguém ou algo para trás e por isso há sempre o medo da perda no início. Este alguém pode ser uma outra pessoa ou você mesmo. E quem não teme o desconhecido?

É normal não se sentir completamente preparado para as mudanças que vêm pela frente, mas nem por isso devemos continuar agindo fundamentados em padrões e medidas previamente estabelecidas.

Por que não enxergar o novo como uma experiência única e inédita? Quando a atitude diante da mudança é positiva, permeada por flexibilidade e dinamismo, o novo é visto como uma oportunidade e não como uma perda do que ficou para trás.

Lidando com a mudança de ambiente

Quando você muda de trabalho, faculdade, cidade ou até mesmo país, a adaptação às novas pessoas e, dependendo da situação, de cultura e idioma podem ser mais complicadas se você não estiver aberto a elas.

Como o ser humano dificilmente lida bem com grandes reviravoltas e se apega às próprias concepções e crenças, acaba resistindo duramente ao que é novo. Isso acontece porque nossas avaliações são todas baseadas no passado, em experiências ou em conhecimentos anteriores.

Assim, as decisões geralmente são baseadas no que está depositado ali, provocando um certo sentimento de culpa quando desafiamos o que tem lá e medo do que pode acontecer se mudarmos o roteiro. Quando esse medo aparece, impedindo uma mudança que pode ser benéfica, você precisa buscar meios de focar nos resultados positivos, e não nos “e se” que aparecem a todo instante.

Lembre-se que os seres humanos desenvolveram a criatividade para adaptação e mudança ao longo de sua existência. Por que não utilizar essa característica intrínseca para mutar e se adaptar toda vez que tiver que entrar em um novo ambiente?

Como um psicólogo pode ajudar

Há quem consiga mudar sem ajuda de um profissional, mas se você está parado no mesmo lugar com medo do que pode acontecer se aceitar as mudanças que a vida oferece, procurar a ajuda de um psicólogo é a melhor opção.

Muitas vezes, acabamos recorrendo a uma conversa com um amigo ou com a família, mas o medo de mudar pode se transformar em pavor, já que grande parte das pessoas prefere o chão seguro a um voo arriscado.

Psicólogos são profissionais capacitados e objetivos quanto à realidade de cada pessoa. Por causa disso, você não vai correr o risco de desistir de um sonho porque o vizinho disse que era loucura. É preciso questionar suas certezas e pensar sobre o que você realmente quer e acredita para se abrir para o novo. E um psicólogo é extremamente capaz de ajudá-lo nisso.

Em suma, não tenha medo da mudança, já que nem tudo que já foi bom permanece bom. O ambiente muda, você muda, suas concepções e também o que lhe faz feliz. Pense bem da próxima vez que uma oportunidade de mudança bater a sua porta para que não seja movido pelo medo e perca uma excelente oportunidade.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • A prática de exercícios físicos e o bem-estar emocional

    A prática de exercícios físicos e o bem-estar emocional
    Como a atividade física influencia no bem-estar emocional. Entenda as correlações e saiba o que pode ser feito no seu caso e como proceder.
  • TPM e Psicologia

    TPM e Psicologia
  • Tabu sobre psicologia

    Tabu sobre psicologia com consultório do psicólogo em São Paulo
    Quando falamos no acompanhamento de um psicólogo, muitas pessoas ficam inseguras. Conversar com esse profissional ainda é um tabu, mas, aos poucos, as informações aparecem e mostram que é importante ter esse atendimento especializado

Autora: Thaiana Brotto(Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.