Tabu sobre psicologia

Categoria dos serviços do psicólogo: clinica de psicologia
Tabu sobre psicologia

Por que é importante consultar um psicólogo?

Quando falamos no acompanhamento de um psicólogo, muitas pessoas ficam inseguras. Conversar com esse profissional ainda é um tabu, mas, aos poucos, as informações aparecem e mostram que é importante ter esse atendimento especializado a fim de que problemas e traumas sejam solucionados, além de também permitir que o indivíduo consiga encontrar o melhor caminho para o seu futuro.

Mas quando o psicólogo deve ser buscado? Diz o ditado que “mente sã, corpo são”. Isso significa que, para ter saúde, é preciso primeiramente estar bem consigo mesmo. A Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive, já afirma que ter saúde é estar em “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.

No entanto, estudos psicológicos e psiquiátricos indicam que os males da humanidade nos dias de hoje são a ansiedade, a baixa autoestima, a depressão, entre outros problemas relacionados ao psicológico. Por isso, é recomendado que qualquer pessoa que tenha um trauma ou que deseje melhorar sua relação consiga mesma entre em contato com um psicólogo, profissional que pode ajudar cada indivíduo a encontrar seu caminho e a ter uma vida mais feliz.

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo, então conheça os psicólogos que prestam serviços na nossa clínica de psicologia, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

Tabu sobre psicologia

Se a medicina trata das doenças físicas, a psicologia apresenta o tratamento para as doenças emocionais. As inquietações do dia a dia, que podem ser causadas por problemas na infância, bullying ou pela correria diária, podem e devem ser tratadas com um psicólogo, permitindo que o indivíduo continue tendo um desenvolvimento saudável.

Nesse sentido, é necessário esquecer os tabus sobre psicologia. Apesar de muitas pessoas considerarem que o tratamento é ineficaz e desconfortável, é importante entender que a psicoterapia é a forma de enfrentar os problemas e solucioná-los. Caso isso não ocorra, a tendência é que o indivíduo entre numa onda de vícios (drogas, bebidas etc), acabe irritado, isole-se ou fique depressivo.

Quando a pessoa opta por esses subterfúgios, ela acredita que está conseguindo lidar com o problema, mas está apenas ampliando-o. Agora, se a escolha for pela procura de um profissional especializado, o resultado é melhor. O psicólogo não somente escuta o paciente, como também entende o sofrimento pelo qual está passando e não julga suas atitudes, refletindo junto com ele sobre as causas e as consequências de seus atos.

Consultas ao psicólogo

Depois de definir que o tratamento psicológico é a melhor alternativa, chega o momento de encontrar um profissional adequado. O indivíduo tem o direito de conversar com um psicólogo antes mesmo de agendar uma consulta, a fim de sanar todas as suas dúvidas, conferir a linha de atuação do profissional e entender mais ou menos como o acompanhamento será realizado.

O paciente, porém, também deve saber que só o psicólogo não terá meios de encontrar todas as respostas. A participação do paciente é fundamental nesse processo, dando materiais necessários para que haja uma evolução sobre os assuntos que lhe são importantes e interessantes. Faz parte do processo também refletir sobre os assuntos abordados durante as consultas.

Por isso, vale a pena procurar pelo profissional mais adequado, aquele com o qual você se sente bem e consegue conversar abertamente.

Lembre-se que investir na consulta a um psicólogo é uma maneira de estar bem física, psíquica e socialmente. Ou seja, é investir no seu bem-estar e na sua qualidade de vida.

Outros textos que podem lhe interessar

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.