5 sinais que podem indicar depressão

Categoria dos serviços do psicólogo: depressão
5 sinais que podem indicar depressão

Apontada como o mal do século, tamanho o número de pessoas que tem atingido nos últimos tempos, a depressão é uma doença silenciosa e cercada de preconceitos, o que a torna ainda mais grave. Por vergonha, medo ou desconhecimento, muitos que sofrem deste mal não a entendem como um real perigo à saúde. É neste contexto que a ajuda de um psicólogo é fundamental!

Confundida muitas vezes com desânimo ou tristeza profunda, a depressão não recebe a devida atenção do paciente. Isso causa o seu agravamento, trazendo uma série de consequências para o indivíduo e para os que vivem à sua volta. Se não identificada e tratada de maneira correta, a depressão pode levar ao total isolamento e até ao suicídio. Por isso, é preciso ficar atento.

Além do tratamento com psicólogos, muito recomendado nestes casos, pode haver a necessidade de complementação com medicamentos – lembrando que a prescrição destes deve ser feita por médicos psiquiatras.

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo, para questões de depressão, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

Para que você possa ter mais condições de entender se o que você ou algum dos seus familiares está passando é uma depressão e exige cuidados profissionais, separamos uma lista de sinais. Leia com atenção e, se for o caso, procure um psicólogo, que certamente estará apto a diagnosticar a doença com mais precisão e indicar o melhor tratamento. Acompanhe!

5 sinais que podem indicar depressão

1. Tristeza profunda: Este é o maior causador da confusão para identificar ou não a depressão. Todos nós temos momentos de tristeza e desânimo. Às vezes, passamos por períodos em que parece nada dar certo, mas isto é diferente do sentimento de tristeza que nos paralisa e nos deixa inertes, sem ânimo ou disposição para tarefas do dia a dia e até para aquelas que até então nos davam prazer. Ficamos com uma única vontade: permanecer sozinhos num canto, chorando. Neste caso, é algo muito maior que uma simples tristeza e pode ser sinal de depressão.

2. Pensamentos negativos recorrentes, do tipo: “não sou nada” e “a vida não vale a pena”. Esses são pensamentos que invadem a mente da pessoa depressiva. O negativismo a cerca de tal forma que não consegue ter nenhum pensamento positivo sobre si mesmo, sobre a situação que está vivendo e sobre tudo que a cerca. Uma mente que só tem pensamentos negativos possivelmente é uma mente doente e que precisa de ajuda profissional de um psicólogo.

3. Desinteresse: isolamento, necessidade de abandonar o trabalho, falta de interesse nos relacionamentos, irritabilidade e melancolia são alguns comportamentos que podem identificar a depressão. É importante ouvir os alertas das pessoas ao redor. Muitas vezes, elas conseguem identificar mais rapidamente o problema do que o próprio indivíduo que está com depressão. Isto porque estão com mais capacidade e clareza para observar as mudanças comportamentais.

4. Desleixo: A autoestima chega a um nível tão baixo que a pessoa não quer nem pensar em se cuidar ou se arrumar. Alguém que sempre se manteve apresentável, bem vestido e, de repente, muda totalmente este comportamento pode estar perdendo o interesse pela vida, movido pela depressão.

5. Sintomas físicos: A depressão se manifesta também por meio de sintomas físicos, entre eles:

• Alterações do sono – dificuldade para dormir, sono agitado e interrompido. Ou sono por períodos exagerados;
  • Alterações do apetite – dificuldade para comer ou se alimentar de forma exagerada;
  • Dores e desconfortos abdominais e digestivos – geralmente os primeiros órgãos atingidos num processo de depressão são os que trabalham a digestão;
  • Dores de cabeça;
  • Dores musculares – cervical e ombros são regiões bastante atingidas, devido ao nível de tensão muscular;
  • Dores e aperto no peito – sensação de angústia, aprisionamento e de que algo muito ruim está prestes a acontecer.

Ajuda do psicólogo para recuperar a saúde

Quando todos ou parte desses sintomas e comportamentos surgirem, é hora de procurar a ajuda de um psicólogo. Por meio da terapia, o profissional poderá não somente identificar, mas também tratar a depressão de forma a devolver a saúde, o bem-estar e a alegria de viver ao paciente.

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)