Depressão – Sintomas

Categoria dos serviços do psicólogo: depressão
Depressão - Sintomas

Embora muito se fale sobre depressão e o vocabulário tenha sido incorporado pelo senso comum, nem sempre se tem claro quais são suas reais características e sintomas. É bastante comum ouvir as pessoas dizerem que se sentem depressivas quando na verdade se sentem frustradas, tristes ou decepcionadas.

A variação nas emoções humanas é natural e ocorre em resposta aos eventos do dia a dia. A depressão, contudo, é um estado clínico muito mais severo, persistente e, embora seja de alta gravidade, é comum que a pessoa que sofre de depressão encontra extrema dificuldade de comunicar seu estado e pedir por ajuda.

Saiba como identificar a possibilidade de uma pessoa estar com depressão

Os sintomas mais comuns de uma pessoa que está com depressão são:

• Falta de humor;
  • Excesso de culpa e sentimentos de inutilidade;
  • Falta de interesse nas atividades que antes fazia normalmente;
  • Falta de apetite;
  • Insônia;
  • Perda de energia ou fadiga;
  • Dificuldade em se concentrar;
  • Não querer sair de casa.

Se você identificar cinco ou mais sintomas então é recomendável procurar um profissional para fazer uma avaliação.

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo, para questões de depressão, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

O tratamento

Uma vez diagnosticada a depressão, começa-se o tratamento psicológico, podendo este acontecer em conjunto com um psiquiatra e medicamentos prescritos por ele. As psicoterapias orientadas à depressão são bastante efetivas! Este estilo de terapia foca nos sintomas do transtorno, onde o psicoterapeuta, após uma avaliação psicológica e o psicodiagnóstico feito, estabelecerá junto ao paciente os objetivos do tratamento e desenhará um plano de tratamento focando nesta solução.

Costuma-se aplicar um inventário de humor periodicamente, assim temos uma visão cronológica de como está acontecendo os resultados. Desta forma, conseguimos analisar o desempenho do paciente e juntos discutir sobre tais resultados e possíveis dificuldades encontradas no meio do caminho, a fim de solucioná-las.

Autora: Thaiana Brotto (CRP 06/106524)