Depressão – Sintomas

Categoria dos serviços do psicólogo: depressão
Depressão Sintomas

Embora muito se fale sobre depressão e o vocabulário tenha sido incorporado pelo senso comum, nem sempre se tem claro quais são suas reais características e sintomas. É bastante comum ouvir as pessoas dizerem que se sentem depressivas quando na verdade se sentem frustradas, tristes ou decepcionadas.

A variação nas emoções humanas é natural e ocorre em resposta aos eventos do dia a dia. A depressão, contudo, é um estado clínico muito mais severo, persistente e, embora seja de alta gravidade, é comum que a pessoa que sofre de depressão encontra extrema dificuldade de comunicar seu estado e pedir por ajuda.

Saiba como identificar a possibilidade de uma pessoa estar com depressão

Os sintomas mais comuns de uma pessoa que está com depressão são:

• Falta de humor;
  • Excesso de culpa e sentimentos de inutilidade;
  • Falta de interesse nas atividades que antes fazia normalmente;
  • Falta de apetite;
  • Insônia;
  • Perda de energia ou fadiga;
  • Dificuldade em se concentrar;
  • Não querer sair de casa.

Se você identificar cinco ou mais sintomas então é recomendável procurar um profissional para fazer uma avaliação.

O tratamento

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo, para questões de depressão, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

Uma vez diagnosticada a depressão, começa-se o tratamento psicológico, podendo este acontecer em conjunto com um psiquiatra e medicamentos prescritos por ele. As psicoterapias orientadas à depressão são bastante efetivas! Este estilo de terapia foca nos sintomas do transtorno, onde o psicoterapeuta, após uma avaliação psicológica e o psicodiagnóstico feito, estabelecerá junto ao paciente os objetivos do tratamento e desenhará um plano de tratamento focando nesta solução.

Costuma-se aplicar um inventário de humor periodicamente, assim temos uma visão cronológica de como está acontecendo os resultados. Desta forma, conseguimos analisar o desempenho do paciente e juntos discutir sobre tais resultados e possíveis dificuldades encontradas no meio do caminho, a fim de solucioná-las.

• O que é o desespero?

O que é o desespero - Psicologia
    Desespero é uma experiência humana comum. Todos nós já sentimos desespero durante períodos difíceis em nossas vidas. Saiba a hora de procurar ajuda de um profissional
  • Como controlar o pessimismo

Como controlar o pessimismo com psicologia
    Faz sentido um esforço para controlar o pessimismo, já que o pensamento pessimista influencia a nossa saúde mental e pode até desencadear doenças psicológicas
  • Bipolaridade ou oscilação de humor?

Bipolaridade ou oscilação de humor e psicologia
    A Bipolaridade vem sendo detectada com mais frequência nos últimos anos. Porém, nem toda troca de humor repentina leva a um quadro de bipolaridade.

Autora: Thaiana Brotto (CRP 06/106524)