A descoberta de uma doença grave ou crônica

Estar diante de um diagnóstico de uma doença grave ou crônica é algo que ninguém quer pensar. Já recebeu uma notícia dessas sobre você mesmo ou sobre algum ente querido ou amigo próximo?

Estar pronto para receber a má notícia é muito pesado, mesmo para a pessoa mais forte. Por conta disso, a presença de um psicólogo nesse processo pode ajudar muito.

Depois do choque inicial, muitas vezes surge uma enxurrada de emoções: mistura de negação, frustração, raiva e tristeza. Com tantos sentimentos em destaque, é comum desenvolver um quadro depressivo.

Para administrar com equilíbrio esta fase da descoberta de uma doença grave ou crônica e passar a conviver com esta nova realidade da melhor forma possível, procure o apoio profissional de um psicólogo. Ele vai te ajudar a lidar com a notícia de um diagnóstico difícil para você ou sua família e a encontrar maneiras para processar seus sentimentos.

Como ajudar familiares e amigos a enfrentar uma doença grave

Se você tiver um ente querido enfrentando um diagnóstico sério, a melhor coisa que você pode fazer, em um primeiro momento, é simplesmente ouvi-lo com atenção. Você não deve esperar já conseguir dar algum conselho profundo, que vai fazer a pessoa amada se sentir melhor logo de cara.

Deixa-a desabafar com você e seja um “ouvido simpático”. Às vezes, não há nada que possa dizer para fazê-la se sentir mais confortável e corajosa.

Além de ouvir, você pode ajudar seu ente querido a se sentir habilitado, participando da pesquisa sobre as opções de tratamento para a sua condição e encorajando-o a fazer as coisas que gosta de fazer. Ajude-o fisicamente, também, caso a pessoa precise de assistência para se locomover, por exemplo.

Técnicas que aliviam a tensão

Se a depressão se instala por causa de um diagnóstico, pode ser comum para uma pessoa se retirar de cena e se isolar dos outros, diminuindo assim a sua qualidade de vida. Por isso, é fundamental que o paciente continue a passar o tempo com as pessoas que ama e continuar realizando as atividades que sempre fez e gosta de fazer.

A pessoa não pode parar de cuidar de si mesma. Portanto, é recomendável fazer exercícios físicos, meditação ou orar (para quem é religioso). São técnicas que aliviam a tensão e a ansiedade.

As dificuldades enfrentadas pelo impacto da doença são inúmeras, podendo alterar rotina, hábitos e comportamentos da pessoa. Outro aspecto difícil é a adaptação aos medicamentos, que geralmente são fortes e têm efeitos colaterais.

Ter apoio psicológico é fundamental em caso de depressão causada por um diagnóstico

É importante não apenas ter o apoio da família e dos amigos, mas de um psicólogo de confiança, que atue logo após o diagnóstico. Consultar um terapeuta profissional ou participar de terapia em grupo pode ajudar. Conversar e fornecer suporte para outras pessoas que tenham passado ou estejam passando por doenças similares são uma grande ajuda para qualquer um que atravessa uma grave enfermidade, como câncer ou esclerose múltipla, por exemplo.

Mesmo se você tem um forte grupo de familiares e amigos para apoiá-lo, a ajuda de um psicólogo é necessária e também aconselhável para os membros da família que lidam com a doença de um ente querido.

• Pessoas controladoras: como lidar?

Pessoas controladoras e Psicologia
    Se você conhece ou é uma pessoa controladora, talvez seja a hora de procurar o auxílio de um psicólogo e entender mais a fundo sua necessidade emocional
  • O que é e como identificar a Síndrome do Impostor

Síndrome do Impostor
    Saiba mais sobre a Síndrome do Impostor e veja como esse distúrbio pode ser identificado e tratado adequadamente

Identificando suas emoções
    As emoções, muitas vezes, são desencadeadas tão rapidamente em nosso cérebro que acabamos não entendendo o que acontece e porque reagimos de determinada maneira. Se esse controle emocional ficar difícil de ser alcançado, a ajuda de um psicólogo certamente será de grande valor.