O peso do estresse na sua saúde

Categoria dos serviços do psicólogo: psicoterapia
O peso do estresse na sua saúde

Reclamar do estresse já faz parte do cotidiano tanto quanto as queixas sobre o clima, o trânsito ou qualquer outra coisa que passou a ser um problema comum a muitas pessoas.

Mas, você sabe quando essas reclamações deixam de ser pontuais e passam a se tornar um estresse crônico, que exige um suporte da psicologia? Assim como outras doenças, ele pode ser silencioso, de difícil diagnóstico e com graves consequências. Nestes casos, um acompanhamento de um psicólogo é fundamental.

Afinal, o que é o estresse?

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Quando o organismo detecta uma ameaça, ele fica em estado de alerta para fugir ou lutar. O coração passa a bater mais forte, os músculos ficam tensionados e o instinto, aguçado. Esta reação é o que chamamos de estresse. Se no começo da civilização, esses perigos eram reais e mais ligados à nossa sobrevivência, como na fuga ou caça, hoje, as ameaças não são apenas físicas, mas também psicológicas.

Quando se trata da reação do corpo a uma situação momentânea, tudo logo volta ao normal. Mas, às vezes, seja pela frequência em que somos expostos à ameaça em questão ou pelo impacto que ela nos causa, esse estresse passa a ser crônico.

Quando devo me preocupar com o estresse?

Se alguns sintomas como batimento cardíaco acelerado ou fora do ritmo, respiração acelerada, sudorese, tremores e dificuldades intestinais começarem a ser frequentes é bom ficar atento. Um primeiro passo é identificar a causa do estresse. Existe algum motivo específico? Em que ocasiões você costuma senti-lo?

Algumas situações como andar de avião, dirigir, fazer uma prova ou falar em público, por exemplo, são continuamente apontadas como causas de estresse para algumas pessoas. É muito importante diferenciar o estresse daquele cansaço natural do dia-a-dia, que aparece muitas vezes devido à rotina agitada, com inúmeros compromissos profissionais e familiares.

O estresse e os danos para saúde

Pelos sintomas descritos acima, se torna mais fácil entender que ficar estressado o tempo todo não faz bem à saúde. Isso porque, o estado que era para ser de um alerta esporádico passa a se tornar contínuo, trazendo consequências tanto para a saúde física, quanto mental. Confira alguns dos efeitos mais comuns:

  • Aumento da pressão arterial e, com isso, crescimento do risco de ataques cardíacos e derrames;
  • Problemas intestinais, diarreia e constipação;
  • Aumento ou diminuição drástica do apetite;
  • Ganho ou perda de peso de forma expressiva;
  • Dor de cabeça;
  • Insônia;
  • Diabetes;
  • Demora na cicatrização de ferimentos;
  • Diminuição do desejo sexual;
  • Declínio da memória;
  • Falta de concentração;
  • Pensamentos recorrentes;
  • Gripes frequentes, devido ao enfraquecimento do sistema imunológico;
  • Lesões de pele, como a acne;
  • Perda de energia e vitalidade;

Quando se fala em saúde mental, o estado constante de tensão e ansiedade pode desencadear doenças como a depressão, a síndrome do pânico, entre outras.

Como prevenir?

Embora possa parecer repetitivo, atitudes simples como seguir uma alimentação balanceada, ter um sono de qualidade e praticar atividades físicas continuam sendo ótimas maneiras de prevenir doenças, inclusive, o estresse. Atividades que exigem mais concentração e relaxamento como o yoga e a meditação também podem ajudar.

Como é o tratamento com o psicólogo?

Antes de partir para o tratamento, o ideal é tentar entender o que está causando o desconforto. Mas, se não conseguir sozinho, busque a ajuda de um psicólogo. Ele vai orientar este entendimento. Se o quadro estiver muito grave, já apresentando sintomas de depressão, certamente ele indicará, também, um psiquiatra para a prescrição de antidepressivos. Mas, claro, cada caso é diferente um do outro e somente um psicólogo pode te ajudar a entender qual o grau da sua doença.

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Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

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