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Como lidar com a pressão

Categoria dos serviços do psicólogo: terapia cognitivo comportamental, tcc
Como lidar com a pressão

Pense em momentos de alta pressão – situações em que você tem algo em jogo cujo resultado depende diretamente do seu desempenho.

Como você caracterizaria seus pensamentos, sentimentos e o seu comportamento antes, durante e após tais momentos?

Por que nos sentimos sob pressão?

Sentir-se sob pressão pode ser descrito como uma forma de ansiedade; um sentimento perpétuo de que você é obrigado a entregar resultados, ao mesmo tempo existe o questionamento constante se você é capaz ou não de atingir as expectativas.

Ás vezes a pressão pode se agravar durante o andamento de um projeto, e desaparecer logo após sua conclusão. Pense em um autor de novela ou série: a pressão diária em entregar uma história original, envolvente e que faça sentido com a trama.

Cada vez mais as pessoas estão vivenciando episódios de ansiedade por pressão, quase que diariamente. Seja por conta da pressão que os pais fazem com relação ao futuro do filho, a pressão no trabalho, entre outros.

O interessante em observar é que a pressão independe do sucesso e triunfo do indivíduo ou não. Muitas pessoas com carreiras bem sucedidas continuam sofrendo por sentir-se sob pressão e acabam procurando ajuda de psicólogos para melhor lidar com este sentimento.

Existem várias correntes de pensamento que discutem a reação do indivíduo ao enfrentar situações de pressão. Em geral, existem reações que são mais comuns, dentre elas:

Valor Consulta Psicóloga Marcela






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  • A pessoa pode superar ainda mais as expectativas quando há a sensação constante de cobrança por parte dos demais;
  • Ser bloqueado e desempenhar abaixo do que era esperado (situação comum dentro do mundo dos esportes, quando o atleta precisa provar que merece reconhecimento, por exemplo, e acaba botando tudo a perder por conta da pressão.);
  • Fugir da responsabilidade, largando tudo e assumindo a culpa de não ser capaz de realizar tal tarefa – ás vezes apenas por não saber lidar com a pressão, e não com a tarefa em si.

O estresse sob pressão faz mal?

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Muitos psicólogos passaram a se interessar na reação de bloqueio nas últimas décadas, e muitas teorias foram descritas no decorrer destes estudos direcionados. Uma das principais teorias com relação aos motivos que levam ao bloqueio quando se está sob pressão é a distração.

Esta teoria afirma que quando estamos sob muita pressão, nos preocupamos demais com a situação, e isso acaba absorvendo recursos mentais que seriam necessários posteriormente para de fato desempenhar da forma esperada.

Outra teoria defende que o pensamento excessivo nas suas habilidades, realizando cálculos sobre como executar determinada tarefa acaba interferindo no hábito em si – tal situação geralmente ocorre quando somos observados por outras pessoas.

Como lidar com a pressão?

Confira algumas atitudes e dicas para você aprender a lidar com a pressão.

1. Foque em suas habilidades e não se compare com os outros

Você vai se sentir menos pressionado se focar apenas em suas próprias habilidades. Nós sabemos que o mundo é um lugar competitivo, mas não podemos esquecer que somos incapazes de controlar o esforço alheio. Tenha sempre isso em mente!

A competitividade nos encoraja a ser melhor do que os outros, porém, como troca, sofremos uma pressão constante (muitas vezes de nós mesmos) em sermos o melhor naquilo que fazemos, gerando às vezes uma expectativa fora da realidade.

Ao focar em si, você se toma total controle do próprio destino, aumentando a sensação de confiança, ao invés da ansiedade e sofrimento por pressão.

2. Respeite seus próprios valores e expectativas

Como Escolher seu Psicólogo

Nesse guia completo você vai conhecer tudo sobre psicólogos e psicoterapia. A escolha do psicólogo certo para você envolve diversos fatores. Descubra aqui.

COMO ESCOLHER O SEU PSICÓLOGO

É comum, principalmente na ficção, presenciarmos situações onde a pressão ocorre para sanar as expectativas de outrem.

Este é um bom exemplo onde a arte imita a vida, e nos identificamos muitas vezes com tais personagens, pois é um tipo relativamente comum de pressão.

Seja por medo da rejeição ou por uma necessidade em ser aceito, quando você tenta exceder seus próprios limites para provar algo para alguém, a ansiedade e o estresse por conta da pressão vão tomar conta do seu psicológico.

3. Foque em seus interesses pessoais, não em bonificações e incentivos

A maioria das pessoas almeja por bonificações; salários e promoções, ao executar uma tarefa, principalmente no ambiente profissional. Paradoxalmente, estas são as mesmas pessoas que sofrem de estresse e ansiedade.

Por isso é importante atentar-se apenas no desenvolvimento da sua carreira e no triunfo pessoal – esqueça o ambiente de trabalho, imagine-o como uma escada para o sucesso. Você será muito mais produtivo desta forma!

4. Dê valor ao que você tem, não ao que você não tem

Aproveitar todos os prazeres da vida é uma ótima forma de minimizar a pressão. Dê valor às pessoas, situações, oportunidades e conquistas que enriquecem a sua vida. Se você focar apenas no que lhe falta, a pressão vai surgir, cedo ou tarde.

Para “despressurizar”, reserve um momento do seu dia para contemplar o que você já tem. Você vai se sentir mais calmo, contente e relaxado.

5. Se nada funcionar, jogue a toalha!

Os Psicólogos

Conheça a equipe de psicólogos do nosso consultório. Confira o perfil e área de atuação de cada profissional.

A EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Caso não seja possível manter-se relaxado, ou você se encontra em uma situação em que é impossível aliviar a pressão, busque por auxílio terapêutico.

Os profissionais mais indicados para lidar com este problema são os psicólogos.

O seu psicólogo, por meio da psicoterapia irá avaliar todo o estado mental em que você se encontra para então lhe auxiliar a encontrar o equilíbrio ideal – este que faça você seguir a vida em frente sem abandonar a motivação.

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*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Autor: Thaiana F. Brotto

CRP 06/106524 – São Paulo

FORMAÇÃO

Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC