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O equilíbrio da assertividade

Categoria dos serviços do psicólogo: terapia cognitivo comportamental, tcc
O equilíbrio da assertividade - Psicologia

Ser assertivo, ou seja, ser firme nas suas opiniões e as defender com muita propriedade não significa ser rude.

É preciso saber equilibrar bem os dois lados da mesma moeda para não se tornar inconveniente e parecer grosseiro na busca pela assertividade, alertam os psicólogos.

Tanto nas relações de trabalho no ambiente corporativo, quanto nas relações afetivas com familiares e amigos, o ideal é o comportamento que demonstre segurança, mas sem diminuir os demais. Afinal, a cordialidade nunca sai de moda!

Assertividade e respeito devem caminhar juntos

Não importa o cargo que você exerça e nem a empresa em que trabalha, a assertividade é uma qualidade valorizada e que pode fazer a diferença entre o sucesso ou não.

Mas, por outro lado, funcionários que não sabem agir com respeito e educação no trato com as equipes, chefias, clientes e fornecedores, não são mais tolerados.

Ou seja, você pode até alcançar suas metas e os resultados que a empresa espera, mas se a forma como consegue isto não esteja de acordo, você não sobrevive na organização.

Para ser assertivo no mundo corporativo é preciso estar muito focado nas atividades para as quais você foi contratado. Concentre-se e dedique-se às suas metas individuais, de sua área e da companhia.

Para conseguir isto, há algumas atitudes que precisam ser vivenciadas no dia a dia. A organização é a primeira delas.

Valor Consulta Psicóloga Marcela






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Liste suas tarefas do dia, administre seu tempo de forma a dar conta de todos os seus compromissos nos prazos estipulados e cuide dos recursos que você tem, protegendo-os e fazendo a gestão necessária.

Planejamento também é palavra-chave na vida das pessoas assertivas. Faça uma programação detalhada de tudo que você precisa fazer e comunique a todos de que forma você pretende alcançar seus alvos.

Use toda a sua criatividade e tente agir de forma inovadora. A perspicácia e a capacidade de antever possíveis problemas e obstáculos são aspectos bastante importantes para quem quer ser assertivo.

Outras condutas que levam à assertividade

  • Evite ser agressivo ou petulante. Além de defender com clareza e transparência suas opiniões e pontos de vista, você deve saber ouvir os outros. Saiba que mudar de opinião diante de um bom argumento também faz parte da assertividade.
  • Argumente a favor de suas ideias e ponha sempre em primeiro lugar os interesses coletivos. O melhor é quando você consegue agregar para a companhia sem abrir mão dos seus resultados, convicções, crenças e valores individuais.
  • Ser assertivo é uma habilidade dos bons e articulados comunicadores. Quem se comunica de forma produtiva e objetiva, sem meias palavras e sem linguagem puramente técnica e de difícil entendimento, são melhores funcionários nas empresas e ganham mais tempo livre para as relações pessoais com família e entre amigos.
  • Demonstre confiança naquilo que está falando. Busque sempre exemplos práticos que ajudem a mostrar que você está com a razão. Não seja o tempo todo teórico, isso dificulta o entendimento.
  • Comemore e celebre as vitórias obtidas por você e seu time de trabalho. O espírito de vitória deve sempre estar presente. Isto reconhece o esforço de todos, motivando e garantindo energia necessária para os próximos projetos.
  • Receba todas as críticas que surgirem sobre o seu trabalho com humildade. Mas, depois, faça uma reflexão sobre todas elas, filtrando-as. Ou seja, veja as que são verdadeiras para poder melhorar naqueles aspectos. E deixe de lado as infundadas, evitando o desperdício de energia.

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É preciso uma boa dose de autoestima para conseguir ser assertivo na medida certa. Se você tem alguma dificuldade neste sentido, procure ajuda de um psicólogo e converse sobre isso.

Com certeza, uma terapia, que pode até nem ser muito demorada, vai te ajudar a desenvolver a assertividade.

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*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Autor: Thaiana F. Brotto

CRP 06/106524 – São Paulo

FORMAÇÃO

Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC