Homossexualidade e terapia de casal

Categoria dos serviços do psicólogo: terapia de casal, relacionamentos, casamento
Terapia para Casal Homossexual

Com a evolução da sociedade, a tendência é que temas antes considerados tabus – como a homossexualidade – encontrem cada vez mais abertura e espaço para serem discutidos. Imagens mostrando que famílias compostas por casais homossexuais são tão normais quanto as famílias tradicionais são amplamente compartilhadas no Facebook; personagens homossexuais emocionam e ganham a torcida da audiência nas novelas e filmes que abordam o assunto, como O segredo de Brokeback Mountain, são indicados ao Oscar.

Todos esses são indicativos de que preconceito e sociedade moderna não combinam e de que pessoas que sentem atração pelo mesmo sexo podem e devem adotar as mesmas atitudes das pessoas que sentem atração pelo sexo oposto. Atitudes como caminhar pela rua de mãos dadas com o parceiro, estabelecer uma família e fazer terapia para casal. A terapia tem como principal objetivo identificar problemas – comuns tanto em relacionamentos homossexuais quanto heterossexuais – e melhorar a comunicação com o parceiro. Saiba mais sobre os benefícios trazidos pela terapia:

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo para terapia de casal, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

Terapia para casais homossexuais

Casais homossexuais têm tanto a ganhar com a terapia de casal quanto os casais heterossexuais. Em ambos os casos é comum surgirem problemas de convivência, de desgaste de relacionamento e de diferenças de opinião que influenciam e atrapalham a vida a dois. Na terapia, estes problemas podem ser diagnosticados e – com a cooperação de ambos – solucionados. Em grande parte das vezes, a falha está na falta de comunicação e, durante a terapia, o casal consegue conversar de forma objetiva e eficaz. Ou seja, com o intermédio de um psicólogo, o casal consegue dialogar para descobrir quais são os reais motivos que levam às brigas. Quando se sabe quais são as razões das divergências, é muito mais simples solucioná-las.

Não é necessário que exista um psicólogo específico para tratar problemas de relacionamentos homossexuais. O profissional é treinado para facilitar a comunicação entre casais, para diagnosticar padrões prejudiciais de comportamento e para oferecer o suporte necessário para que os parceiros entendam quais são as possíveis soluções, independente de o casal ser formado por um homem e uma mulher, por dois homens ou por duas mulheres.

Benefícios da terapia

Melhora da comunicação

O principal benefício da terapia é em relação à comunicação do casal. Na terapia ambos conseguem expor suas expectativas, medos e frustações de forma objetiva e prática. Isso leva a uma natural melhora na forma como o casal conversa, discute problemas e encontra soluções.

Diminuição das brigas

Muitas vezes, o que motiva a procura pela terapia são as discussões frequentes. A conversa com o psicólogo faz com que o casal descubra qual é a razão de cada briga de forma que fique mais fácil eliminá-las da vida a dois. Algumas vezes, não há base para que o relacionamento se sustente e é mesmo hora de terminar a relação. A terapia também é uma maneira de descobrir se é esta a melhor opção para que ambos os parceiros sejam mais felizes.

Aumento da confiança

Quando a comunicação é aberta, a confiança entre o casal é muito maior. Por isso, o aumento da cumplicidade e da força do relacionamento são consequências da terapia de casal.

Você e seu parceiro buscam melhorias na vida a dois e o fortalecimento do relacionamento? Que tal investir na terapia de casal?

Outros textos que podem lhe interessar

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.