Ouça ou leia. Espero que você goste desse artigo Conheça os psicólogos que atendem em São Paulo e os psicólogos online por videochamada. Autor: Amanda Mendes Martins da Costa - Psicólogo CRP 06/155761
Com a evolução da sociedade, a tendência é que temas antes considerados tabus – como a homossexualidade – encontrem cada vez mais abertura e espaço para serem discutidos.
Imagens mostrando que famílias compostas por casais homossexuais são tão normais quanto as famílias tradicionais são amplamente compartilhadas no Facebook; personagens homossexuais emocionam e ganham a torcida da audiência nas novelas e filmes que abordam o assunto, como O segredo de Brokeback Mountain, são indicados ao Oscar.
Todos esses são indicativos de que preconceito e sociedade moderna não combinam e de que pessoas que sentem atração pelo mesmo sexo podem e devem adotar as mesmas atitudes das pessoas que sentem atração pelo sexo oposto.
Atitudes como caminhar pela rua de mãos dadas com o parceiro, estabelecer uma família e fazer terapia para casal.
A terapia tem como principal objetivo identificar problemas – comuns tanto em relacionamentos homossexuais quanto heterossexuais – e melhorar a comunicação com o parceiro. Saiba mais sobre os benefícios trazidos pela terapia:
Sobre a terapia para casais homossexuais
Casais homossexuais têm tanto a ganhar com a terapia de casal quanto os casais heterossexuais.
Em ambos os casos é comum surgirem problemas de convivência, de desgaste de relacionamento e de diferenças de opinião que influenciam e atrapalham a vida a dois.
Na terapia, estes problemas podem ser diagnosticados e – com a cooperação de ambos – solucionados. Em grande parte das vezes, a falha está na falta de comunicação e, durante a terapia, o casal consegue conversar de forma objetiva e eficaz.
Ou seja, com a ajuda de um psicólogo, o casal consegue dialogar para descobrir quais são os reais motivos que levam às brigas. Quando se sabe quais são as razões das divergências, é muito mais simples solucioná-las.
Não é necessário que exista um psicólogo específico para tratar problemas de relacionamentos homossexuais.
O profissional é treinado para facilitar a comunicação entre casais, para diagnosticar padrões prejudiciais de comportamento e para oferecer o suporte necessário para que os parceiros entendam quais são as possíveis soluções, independente de o casal ser formado por um homem e uma mulher, por dois homens ou por duas mulheres.
Benefícios da terapia
Melhora da comunicação
O principal benefício da terapia é em relação à comunicação do casal.
Na terapia ambos conseguem expor suas expectativas, medos e frustações de forma objetiva e prática. Isso leva a uma natural melhora na forma como o casal conversa, discute problemas e encontra soluções.
Diminuição das brigas
Muitas vezes, o que motiva a procura pela terapia são as discussões frequentes. A conversa com o psicólogo faz com que o casal descubra qual é a razão de cada briga de forma que fique mais fácil eliminá-las da vida a dois.
Algumas vezes, não há base para que o relacionamento se sustente e é mesmo hora de terminar a relação. A terapia também é uma maneira de descobrir se é esta a melhor opção para que ambos os parceiros sejam mais felizes.
Aumento da confiança
Quando a comunicação é aberta, a confiança entre o casal é muito maior. Por isso, o aumento da cumplicidade e da força do relacionamento são consequências da terapia de casal.
Você e seu parceiro buscam melhorias na vida a dois e o fortalecimento do relacionamento? Que tal investir na terapia de casal?
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Dar um tempo no relacionamento dá certo?Quando o relacionamento não vai bem, alguns casais optam por “dar um tempo” na relação. Será que essa estratégia dá certo mesmo? Conflitos existem em todos os relacionamento em [...]
- Em quanto tempo a terapia me trará resultados?Determinar a duração de um tratamento psicológico é bastante impreciso, pois não depende apenas da ação do psicólogo. Existem alguns fatores, muitos até trazidos pelos pacientes, que influenciam o [...]
- Razão versus emoção: aprenda a equilibrarRazão versus emoção, como equilibrar esse embate para poder tomar decisões melhores. Cultiva-se a crença de que as melhores decisões das pessoas são tomadas a partir da sua razão. [...]
Autor: psicologa Amanda Mendes Martins da Costa - CRP 06/155761Formação: A psicóloga Amanda Mendes é formada há 5 anos e atua em seus atendimentos com base na Psicanálise atendendo adolescentes e adultos em questões de ansiedade, questões profissionais, depressão, estresse, autoestima e desenvolvimento pessoal...