Psicólogo

Se você estiver procurando por uma psicóloga ou um psicólogo na cidade de São Paulo, então veja o perfil de cada um de nós. Somos um pequeno grupo de experientes psicólogos que se reuniram para formar o consultório Psicólogo e Terapia.

Psicóloga Barbara Santos
Psicóloga Barbara Santos
Psicóloga Taiz Vesco
Psicóloga Taiz Vesco

Alguns dos Nossos Textos

Abaixo você poderá conferir alguns das centenas de textos no nosso site.

8 características de pessoas autênticas
8 características de pessoas autênticas
Pessoas autênticas tendem a deixar os outros ao seu redor à vontade. Psicologicamente falando, tendemos a vê-la como um amigo acolhedor e que nos faz sentir em casa. A autenticidade é sobre a presença, sobre viver o momento, ter convicções, permanecer fiel a si mesmo e a ter confiança…
A importância de ter um propósito de vida
A importância de ter um propósito de vida
Ter um propósito de vida irá ajudá-lo a ter uma vida mais plena, feliz e saudável. Leia o texto do psicólogo e confira os benefícios em ter um objetivo de vida…
Como conviver com o arrependimento
Como conviver com o arrependimento
Todos nós os temos arrependimentos em nossa vida. De pequenas ou grandes proporções, ele pode nos trazer grande sofrimento e uma dúvida: como conviver com o arrependimento? Viver plenamente é ter arrependimentos; são uma parte desagradável, embora inevitável, da condição humana, afirmam os psicólogos…
10 dicas para superar o fim do relacionamento
10 dicas para superar o fim do relacionamento
Como você pode superar o fim do relacionamento e o sofrimento inerente à essa situação? Todos nós já sentimos a dor de um coração partido. E os filmes não nos ajudam muito, eles costumam fazer parecer que é fácil lidar com essa situação. Infelizmente, na vida real as vezes a dor demorar a ser superada e pode até mesmo deixar cicatrizes difíceis de curar. Mas não precisa ser assim, com algumas dicas simples podemos superar com menos sofrimento, segundo afirmam os psicólogos…
Qual é o verdadeiro poder do pensamento positivo
Qual é o verdadeiro poder do pensamento positivo
Pessoas saudáveis e felizes pensam sobre o que querem e como conquistar seus objetivos na maior parte do tempo, afirmam os psicólogos. Diante disso, será que desenvolver uma atitude positiva pode realmente mudar toda a sua vida? Será esse o poder do pensamento positivo?…

Conheça um pouco mais sobre o trabalho do psicólogo

Se você estiver procurando informações para entender um pouco mais sobre o trabalho de um psicólogo, continue lendo o texto abaixo.

Psicólogo: uma profissão antiga, mas que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho e sido reconhecida por pessoas do mundo todo. Se antes o psicólogo era visto pejorativamente como a solução dos loucos, hoje este profissional tem a capacidade de desempenhar funções diversas e tem sido visto como peça fundamental da sociedade atual.

Sobre o curso de Psicologia

Durante a graduação, o estudante de psicologia estuda os fenômenos psíquicos e o comportamento humano, analisando emoções, ideias e valores. Ele é quem aprende sobre os problemas da mente e o modo de interagir do indivíduo com a comunidade.

A prática

Com base nesse conhecimento sobre os pensamentos e emoções, o estudante passa a atuar na prevenção de transtornos ou na recuperação destes, reabilitando pessoas com distúrbios emocionais ou distúrbios de personalidade.

Com todo o aprendizado, o psicólogo se torna hábil a analisar as atitudes e os mecanismos mentais do paciente. Após estudar e praticar, o profissional pode aplicar seu conhecimento em consultórios, clínicas, hospitais e unidades de saúde. Ele é capaz também de atuar em escolas na orientação educacional, desenvolvendo metodologias pedagógicas com os professores do ensino, além de ocupar cargos em recursos humanos de empresas.

Socialmente falando, o profissional da área é o responsável por elaborar estratégias psicossociais para ONGs, abrigos comunitários e centros socioeducativos.

Áreas de atuação

Psicologia do trabalho, clínica, escolar, institucional, comunitária, hospitalar, esportiva, jurídica, docência, pesquisa, orientação profissional, gestão de pessoas, treinamento e outras.

Atividades do início de carreira

No início da carreira o psicólogo já é capaz de trabalhar em equipes multiprofissionais, planejando e executando políticas de cidadania e direitos humanos. O profissional pode ainda realizar pesquisas, diagnósticos, acompanhamentos e intervenções psicoterápicas em indivíduos ou em grupos. De forma geral, ele está hábil a estudar características psicossociais e a realizar atividades na área da saúde mental.

O topo da profissão

São diversas as áreas possíveis de atuação de um psicólogo, por isto mesmo é difícil mencionar qual é a evolução da profissão, já que esta varia de acordo com o ramo de trabalho. Em empresas, o profissional pode chegar a ocupar cargos de gerência e direção. O auge da carreira pode ser atingido entre cinco a dez anos.

Dicas

Quer tornar-se psicólogo e pretende atingir o auge da carreira? Indicamos que, além da faculdade e do registro no Conselho, você busque o diferencial lendo e investindo em busca de conhecimento atualizado, buscando sempre informações a respeito das mudanças da profissão, independente da área escolhida.

Curso de pós-graduação é um grande diferencial, mas apenas a teoria não basta: procure manter contato com profissionais que atuam na área de interesse, pratique sempre que puder e desenvolva novas competências constantemente. O seu sucesso depende de você.

Leia também

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.