Ouça ou leia. Espero que você goste desse artigo Conheça os psicólogos que atendem em São Paulo e os psicólogos online por videochamada. Autor: Amanda Mendes Martins da Costa - Psicólogo CRP 06/155761
Equilibrar a vida pessoal e o trabalho é o objetivo de muitos profissionais. Só assim você conseguirá desfrutar das suas conquistas na carreira.
Muitas pessoas têm problemas em equilibrar a vida pessoal e o trabalho. A vida moderna torna esse objetivo um pouco mais difícil. Estamos constantemente checando nossos e-mails de trabalho no celular…
E isso pode levar a nossa mente a estafa e causar problemas graves, alertam os psicólogos.
Para garantir a saúde física e psicológica precisamos equilibrar a vida pessoal e o trabalho. E isso é possível quando passamos a ter algumas atitudes. É papel do psicólogo ajudar. Confira em nosso artigo!
Dica 1. Evite “ficar ligado” fora do horário de trabalho
Desligue seu celular e resista à tentação de checar seus e-mails fora do expediente. Se precisar muito reserve apenas 10 minutos para essa tarefa – no início ou no final do dia.
Estar conectado o tempo todo o levará ao estresse e à adrenalina em um momento em que você deveria estar relaxando. Então, se não for para conversar com as pessoas queridas ou se divertir, desligue-se!
Dica 2. Crie uma rotina e atenha-se a ela
Se o seu trabalho exige muito mais horas do que o normal, pode ser difícil ter uma rotina regrada. Por isso é importante reservar tempo, todos os dias, para atividades como exercício, leitura e relaxamento.
>>> Veja também: A prática de exercícios físicos e o bem-estar emocional
Dica 3. Aprenda a dizer não para equilibrar vida pessoal e o trabalho
Só porque alguém lhe pede para assumir uma tarefa extra ou responsabilidade não significa que você é obrigado a fazer isso.
Respeitosamente diga ‘não’ e estará tudo bem! Principalmente se você já tem uma carga de trabalho pesada. Dizer “sim” a tudo é uma ladeira escorregadia para mais infelicidade, a terapia é uma forte aliada nesse processo.
>>> Veja também: Aprenda a dizer NÃO
Dica 4. Trabalhe de maneira inteligente
Para equilibrar vida pessoal e o trabalho é hora de começar a gerir suas atividades com inteligência. Trabalhar mais horas não significa necessariamente que você fará mais ou melhor o seu trabalho.
É melhor priorizar sua carga de trabalho e manter o tempo definido para cada tarefa. Tente não ser sugado para atividades menos produtivas que levam muito tempo, como reuniões triviais e sem pauta definida.
Dica 5. Não leva trabalho para casa
Quando você sair do escritório, deixe o seu trabalho lá. Inclusive, ao encerrar o trabalho visualize-se parando a sua rotina e não leve seu notebook para casa com você.
Reserve cinco minutos no final do dia para escrever uma lista de tarefas que você precisa trabalhar amanhã. E isso garante que não se preocupe com o dia seguinte antes mesmo de ele começar.
>>> Veja também: 6 dicas matadoras para o gerenciar o tempo
Dica 6. Pratique um hobby
Nada melhor do que ter uma atividade divertida e gratificante para descansar e equilibrar a vida pessoal e o trabalho.
Descubra uma atividade em que você se sinta realizado, seja tocar um instrumento, marcenaria, culinária etc. Você ficará impressionado com a qualidade de vida que irá obter.
>>> Veja também: Conheça os benefícios de ter um hobby
Ao implementar essas táticas, você notará uma diferença real em sua capacidade de relaxar, diminuir seu estresse e ter uma saúde psicológica melhor. E, o mais importante, conquistar equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Gostou desse artigo? Então pode se interessar por esse também: Conheça os benefícios de ter um hobby
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Conheça os psicólogos que atendem casos de Carreira no formato de terapia online por videochamanda e também consultas presenciais em São Paulo:
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Adorei era tudo que eu precisa ouvir de alguém fiquei tão empolgada que não conseguia parar de ler ,foi entrando na minha cabeça e tocando até meu coração ❤ muito obrigada.
Olá Danielle, fico feliz que tenha gostado do conteúdo. Abraços