Conheça os benefícios de ter um hobby

Categoria dos serviços do psicólogo: ajuda emocional

Um hobby é uma atividade feita por vontade própria em busca de satisfação e momentos de alegria. Pode ser um esporte, um passeio, uma arte ou outra atividade que dê prazer por quem a realiza.

Ter um hobby é fundamental para aliviar as tensões e o stress do dia-a-dia de trabalho e ainda ter um momento dedicado exclusivamente para si mesmo.

Eles podem ser atividades práticas, como cozinhar, tirar fotos, correr ou praticar algum esporte, ou podem ser intelectuais como ler, escrever ou assistir a bons filmes. A preferência vai depender dos gostos pessoais de cada um, só é necessário ser algo que proporcione entretenimento e distração.

Por que ter um hobby?

Ter um hobby é ter um escape. Em um mundo no qual os ambientes de trabalho estão cada vez mais caóticos e os relacionamentos complicados, repletos de cobranças e ciúmes, ter um momento para relaxar e esquecer-se dos problemas é mais do que necessário.

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo, para buscar ajuda emocional, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

Muitas pessoas vivem momentos de stress e ansiedade justamente por não possuírem uma atividade fixa que lhes cause prazer. O hobby não pode ser apenas uma opção. Os psicólogos explicam que, para seus benefícios serem efetivos, ele precisa ser colocado como prioridade dentro da rotina. Por exemplo, se sua atividade preferida é assistir filmes, estabeleça um ou mais dias fixos na semana para ter esse momento. Não permita que os outros compromissos, profissionais ou pessoas, atrapalhem o seu hobby.

Quando estamos fazendo uma atividade que gostamos, nossos níveis de endorfina aumentam e por isso nos sentimos muito mais felizes e dispostos. Mesmo que seja um lazer que cause cansaço, como corridas ou prática de algum esporte, ao finalizar nos sentimos revigorados para voltar ao trabalho e para as tarefas do cotidiano.

Quem tem um hobby tem uma vida profissional muito mais saudável, pois consegue se desligar. Ao contrário do que muitos pensam e fazem, se manter trabalhando 24 horas por dia, lendo e-mails pelo celular e fazendo ligações a qualquer hora da noite, não significa um rendimento maior. O segredo da produtividade está na concentração, ou seja, realmente resolver os problemas na hora em que se está trabalhando.

Dentro dos relacionamentos, os hobbys também têm muita importância. É comum que os casais acabem se sobrecarregando e cobrando um do outro a satisfação pessoal. Uma pessoa que consegue se divertir com o seu hobby é muito menos dependente do outro no relacionamento e consegue deixar o parceiro mais livre.

O ideal é que dentro dos relacionamentos, seja namoro ou casamento, cada um tenha momentos para si, a fim de preservar a individualidade. E isso pode ser feito através dos hobbys! Além disso, também é muito bom quando, além do hobby individual, o casal possui um em conjunto. É uma maneira de se unir para fazer algo que ambos gostam e manter o relacionamento atrativo e interessante.

Como descobrir um novo hobby?

Se você ainda não tem um hobby, mas ficou animado com os benefícios, está na hora de descobrir qual a atividade que te dá prazer. Aqui vão algumas sugestões para você testar e ver qual prática mais lhe agrada!

1 – Que tal ir para a cozinha para testar novas receitas? Hoje em dia, a internet está lotada de sites e canais de vídeos que ensinam pratos deliciosos! Se você gosta de testar novas combinações, pode ser uma boa ideia!

2 – Gosta de artes? Que tal procurar uma aula de pintura em tela, madeira ou faiança?

3 – Sempre gostou de esportes? Por que não se inscrever em um grupo de corrida ou marcar com os amigos encontros semanais para jogar um futebol ou uma partida de tênis?

4 – Andar pela cidade, procurando belos ângulos para fazer fotografias, é uma ótima ideia para quem tem uma personalidade mais contemplativa e gosta de fotos.

5 – Gosta de tecnologia? Que tal montar uma pequena oficina em sua própria casa para arrumar equipamentos e eletrônicos de familiares e amigos?

6 – Assistir séries é uma boa opção para quem gosta de cinema. As opções disponíveis são inúmeras, desde as de comédia até as mais sérias. O legal das séries é que, como são longas e cada episódio precisa de uma continuação, elas prendem a atenção do expectador fazendo com que isso se torne um hábito.

7 – Gosta de música e de dança? Reserve então um momento para isso! Pode ser uma aula de Jazz, Ballet, Dança de Salão ou outro estilo que você goste.

Se você não consegue se imaginar fazendo nenhuma dessas atividades, uma boa alternativa é procurar um psicólogo. Com a ajuda dele, você pode começar a se conhecer melhor, entendendo os seus gostos e preferências e até pode conseguir descobrir um hobby para te ajudar a aliviar o stress.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Identificando suas emoções

    Identificando suas emoções
    As emoções, muitas vezes, são desencadeadas tão rapidamente em nosso cérebro que acabamos não entendendo o que acontece e porque reagimos de determinada maneira. Se esse controle emocional ficar difícil de ser alcançado, a ajuda de um psicólogo certamente será de grande valor.
  • Qual é o verdadeiro poder do pensamento positivo

    Você sabia que o pensamento positivo é capaz de mudar completamente a sua vida, e para melhor ? Leia o texto e entenda o poder do pensamento positivo.
  • Dependência Química

    A dependência de qualquer substância psicoativa, ou seja, que altere os comportamentos, é chamada de dependência química. Conheça mais sobre o assunto.

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.