Em que situações a honestidade é a melhor política

Categoria dos serviços do psicólogo: crescimento pessoal, crescimento profissional
Honestidade é a melhor política

A honestidade mostra o caráter de uma pessoa. Nem nas piores situações a mentira deve ser usada, já que ela poderá causar um mal ainda maior em suas relações.

Falar a verdade, por mais difícil que algumas vezes possam parecer, ainda é uma das melhores políticas. A honestidade carrega consigo mais que o sentimento de estar fazendo a coisa certa. Ela mostra que seu caráter é um bem valioso perante toda a sociedade. Além disso, a honestidade promove bem-estar psicológico.

Às vezes, aquela vontade de dizer uma mentirinha sem importância pode prevalecer, com o passar do tempo ela poderá lhe trazer muita dor e desgosto. Por isso, a honestidade deverá prevalecer sempre, e representa o respeito que você sente por seus próximos.

Para exemplificar ainda mais em que situações a honestidade é a melhor política, preparamos este super artigo para você. Leia, que não irá se arrepender!

O que é honestidade?

Primeiro, saiba que a honestidade é um valor humano, uma ação que mostra que você possui confiança em si mesmo e naqueles que convivem contigo. A honestidade faz com que a pessoa aja com base na verdade e na justiça, e a retribuição tende a ser na mesma medida. Dê verdade, e receberá de volta a verdade.

Naturalmente o ser humano é honesto. Prova disso são as crianças que, em sua fase mais tenra, sempre falam a verdade. Porém, com o passar do tempo e a medida que sentimentos como raiva, inveja, ciúme e outros valores negativos invadem nossas vidas, eles se sobrepõem àquilo que acreditávamos.

Em casos extremos, a falta de honestidade inclusive ultrapassa os valores legais e fazem o ser humano cometer crimes baseado na mentira.

Leia também>>> Como a orientação vocacional pode lhe ajudar no Crescimento Profissional

A melhor opção

Como vimos, a honestidade é um bem que deve ser preservado sempre. Confira as situações mais comuns em que ela deve prevalecer.

1. Ao terminar um relacionamento

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo, para questões relacionadas a crescimento pessoal ou profissional, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

Seja sempre sincero em relação às causas que levaram você a terminar um relacionamento com alguém. A pessoa merece saber a verdade sempre, por mais difícil e doloroso que a situação possa parecer.

2. Seja sincero em seu trabalho

Se você precisar se ausentar em seu trabalho, seja sincero pelos motivos. Sair para resolver questões particulares, e dizer que estava a trabalho, pode lhe trazer sérios prejuízos profissionais futuros. Assim, use a sinceridade e explique suas razões.

3. Esconder as contas de seu parceiro

Às vezes, as dificuldades podem fazer você sofrer apertos financeiros, gastar além da conta no cartão de crédito, ou ter dificuldades em pagar contas. Esconder isso do seu parceiro para evitar reprimendas pode ser pior. Juntos, e com a verdade, poderão encontrar a melhor solução.

4. A mentira pode ser um crime

Como já abordamos, a mentira em alguns casos é um crime, ainda mais se ela for dita a autoridades. Nos dias atuais, é cada vez mais fácil descobrir a verdade e você pode sofrer severas consequências por sua mentira.

5. Se você está atrasado

Se você tem um compromisso, e chegará atrasado, informe os participantes sobre isso e seja sincero no tempo que de fato levará para chegar ao destino. Usar a tradicional “chego em cinco minutos”, quando levará em torno de meia hora, demonstra uma falta de preocupação com os demais.

6. Seja responsável

Suas responsabilidades deverão ser seguidas. Caso por algum motivo não consiga atender a um prazo, explique a real situação, as dificuldades encontradas, entre outros. Assim fica mais fácil encontrar soluções e você evitará até mesmo de colocar alguém em algum apuro por sua causa.

A melhor política

Como vimos, a honestidade é a melhor política para o ser humano, que o fará ser mais respeitado e compreendido. Todos estamos propensos a ter dificuldades, e esconder isso com uma mentira pode ser ainda pior.

Em casos extremos de mentira, ela pode ser considerada como um transtorno e necessitará de atendimento especializado por um psicólogo. Somente um profissional capacitado será capaz de entender os reais motivos e trabalhar a melhor forma de superar essa condição.

Em nosso artigo, mostramos que a honestidade é uma virtude. Preparamos também um artigo sobre maturidade emocional especialmente para você. Leia agora mesmo!

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Entrevista de emprego e a psicologia

    Entrevista de emprego e a psicologia
    Em um mercado competitivo é mais difícil do que nunca se destacar de outros candidatos numa entrevista de emprego. Veja algumas atitudes que podem lhe ajudar com base nas dicas do psicólogo.
  • Como e quando é o melhor momento para mudar de profissão

    Como e quando é o melhor momento para mudar de profissão com consultório do psicólogo em São Paulo
    Está desanimado com seu trabalho atual ? Sempre vem na cabeça a ideia de mudar de profissão. É difícil dizer a hora certa para tomar esta decisão
  • Como lidar com uma demissão

    Como lidar com uma demissão
    Como lidar com uma demissão ? Ninguém está livre de perder o emprego. Ás vezes, a demissão vem quando menos se espera. Em outras, já é até aguardada.

Autor: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.