Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Como melhorar a concentração com essas dicas simples

Como melhorar a concentração com essas dicas simples

Tem dificuldade de se concentrar e terminar as tarefas do dia a dia? Descubra como melhorar a concentração de forma simples.

Quer descobrir como melhorar a concentração? Segundo os psicólogos, uma pessoa pode aprimorar a sua capacidade de foco, o que permite um melhor desempenho acadêmico e no trabalho.

Pode-se dizer que uma boa capacidade de concentração permite construir um mundo no qual suas prioridades ocupem um lugar de destaque no seu cérebro.

Valor Consulta Psicóloga Cristiane






Não quero informar nome ou e-mail





Essa capacidade pode ser desenvolvida em qualquer estágio da vida e permite que você se concentre por longos períodos na finalização de uma determinada tarefa. Mas como desenvolver essa habilidade?

É papel do psicólogo ajudar as pessoas, por isso separamos nesse texto 5 dicas simples de como melhorar a concentração, seja num dia de trabalho duro, num estágio acadêmico ou em uma reunião de conclusão de um projeto. Continue a leitura!

5 dicas de como melhorar a concentração

1. Regra do mais 5

Segundo os psicólogos, é possível dividir o comportamento humano em dois grupos: o primeiro grupo inclui aqueles que possuem uma grande capacidade de concentração, o segundo inclui aqueles que perdem o foco e não conseguem realizar uma tarefa sem interrompê-la várias vezes ao dia.

Uma boa estratégia de como melhorar a concentração é a regra do faça mais 5. Como funciona? É simples: ao se sentir prestes a desistir de uma tarefa leia mais 5 páginas, resolva mais 5 problemas de matemática, responda mais 5 e-mails.

Assim como os atletas melhoram sua resistência física ao ultrapassar o seu limite, é possível aumentar a sua resistência mental acrescentando tarefas na sua rotina após um ponto de frustração. Isso permitirá que você aumente a sua capacidade de concentração ao ensinar a sua mente a não desistir frente a um obstáculo.

Continuar a concentrar-se mesmo quando o cérebro está cansado é o segredo para quem deseja aumentar a sua resistência mental.

2. Regra do suborno

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Sim, a mente aceira suborno. Se você estiver muito cansado, faça com você mesmo um acordo que não pode recusar. Como funciona? Não diga a si mesmo não posso me preocupar com esse problema doméstico agora, isso fará com você pense exatamente no que não deveria!

Ao invés disso, estipule a resolução de uma única tarefa, determinando o tempo de início e o tempo final.

Por exemplo: vou pensar em como pagar minhas dívidas do cartão de crédito quando chegar em casa e puder somar todos os meus boletos calmamente. Das 16h às 16h:30 estarei focado na montagem da minha apresentação. Um suborno muito eficaz, não é mesmo? 

Conheça mais sobre Organização Financeira e também sobre Organizando Prioridades.

3. Regra do fim da procrastinação

Ainda não sabe como melhorar a concentração? Está adiando uma tarefa ou um projeto no qual deveria trabalhar? Quando mais tempo você levar na conclusão de uma tarefa, mais tempo levará para concluí-la

Quando estiver prestes a adiar um projeto pergunte a si mesmo: Será mais fácil fazer isso mais tarde? Esse projeto precisa ser feito no prazo? Não é melhor realizar essa tarefa rapidamente para que não seja preciso pensar mais nisso?

Essas 3 perguntas serão capazes de incentivar a conclusão de uma tarefa e fazer com que se perceba que adiar só fará com que você tenha uma preocupação a mais com a qual lidar.

Se você se flagra sempre jogando as tarefas para ‘fazer depois’, então vale a pena ler o texto sobre procrastinação em Como ser produtivo mesmo tendo hábitos de procrastinação.

4. Regra do binóculo

Imagine a sua mente como uma câmara e seus olhos como a lente. O seu cérebro absorve tudo a sua volta, certo?

Isso acaba interferindo na sua capacidade de concentração. Mas há uma maneira simples de mudar isso: coloque as suas mãos em volta dos seus olhos, de modo a ter uma “visão de túnel”. A regra do binóculo é capaz de bloquear tudo que tiraria a sua atenção.

Além disso, usar as mãos para focar uma única imagem permitirá educar o seu cérebro a se concentrar em algo sempre que você executar esse simples comando.

5 . Regra do veja tudo como se fosse a primeira vez

Os Psicólogos

Conheça a equipe de psicólogos do nosso consultório. Confira o perfil e área de atuação de cada profissional.

A EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Uma boa dica de como melhorar a concentração é olhar as coisas como se fosse a primeira vez. Como isso é possível? Ficando atento aos detalhes.

Toda a vez que você precisar executar uma tarefa e perceber que a sua mente está a quilômetros de distância foque somente no que o cerca. Estude os detalhes de uma flor no vaso da recepção da empresa.

Foque numa tela e maravilhe-se com a habilidade do artista. Isso vai tonar a sua mente mais ativa e focada. Transfira esse treinamento para uma tarefa e veja a sua capacidade de concentração melhorada!

Agora que você já aprendeu algumas dicas simples de como melhorar a concentração, que tal descobrir onde encontrar o psicólogo ideal?

Quem leu esse texto também se interessou por:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana F. Brotto

CEO do consultório Psicologo e Terapia. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *