Newsletter Gratuita
Assine Aqui

5 sinais de que você tem um marido controlador

5 sinais de que você tem um marido controlador

Conheça 5 sinais sutis que indicam que você tem um marido controlador e o que fazer diante dessa situação.

A maioria das pessoas gostaria de saber se elas seriam capazes de identificar uma pessoa controladora se a encontrassem. E quando se trata de amor e relacionamentos, a nossa sociedade tende a romantizar tanto as parcerias intensas e controladoras.

E isso torna difícil de reconhecê-las. Mas, para a psicologia, existem sinais sutis que podem revelar a natureza de um marido controlador. Saiba quais são. 

Como identificar um marido controlador

Você pode estar familiarizada com sinais mais comuns de um relacionamento abusivo como, por exemplo, quando um parceiro a força a se vestir de certa forma ou a proíbe de interagir com a família e amigos.

Mas, há outros sinais que podem indicar que o seu relacionamento tem problemas e que você tem um marido controlador e manipulador, ou até patologicamente obsessivo.

>>> Para saber mais: Pessoas controladoras: como lidar?

Saiba que você está certa em relação aos sinais de intimidação, na forma como você se veste ou da sua relação com amizades. Naturalmente, a sociedade minimiza estes comportamentos como “normais”.

Porém, eles devem ser encarados como um sinal de alerta e indicam que seu par pode ser algo perigoso: um marido controlador, alguém que não tem a agressividade explícita. 

Geralmente imagina-se que um parceiro abusador é um homem fisicamente mais forte, agressivo, que constantemente faz ameaças e ofensas. Ou ainda o valentão mal-humorado que a menospreza.

Mas deve-se estar atenta a sinais que indicam que seu marido é controlador e manipulador. Como dito antes, um relacionamento abusivo nem sempre é explícito, o que é ainda mais perigoso. Agora confira 5 sinais que indicam que seu marido é controlador.

1. Manipulação emocional

Valor Consulta Psicóloga Rosana






Não quero informar nome ou e-mail





Para controlar pessoas é preciso usar de um arsenal de ferramentas. A manipulação emocional é complexa e sutil o suficiente para que a pessoa que está sendo controlada realmente acredite que elas mesmas são as vilãs. 

Fazer coisas apenas porque seu parceiro está fazendo, não é tão saudável assim. O controlar do comportamento mostra um certo nível de parceiro tóxico. Isso, em um relacionamento, pode levar ao abuso físico e emocional. 

2. Críticas contínuas

Um marido controlador faz você se sentir inferior às demais pessoas. Com frequência ele tem algo a dizer sobre você, seja sobre seu peso, sua roupa ou até mesmo sua personalidade.

Não importa o quanto você tente mudar para agradá-lo (ou apaziguar as críticas que geram tanto sofrimento). Ele tende a agir como se nunca estivesse totalmente satisfeito.

3. Intimidações e ameaças

Um marido controlador também é capaz de fazer intimidações e ameaças, que são geralmente vazias.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

A ameaça de lhe prejudicar caso você reaja a situações desagradáveis que ele lhe expõe. Ou ainda quando você começa a ponderar sobre a possibilidade de terminar o relacionamento. Ou ainda, surge a ameaça de deixar você se você não mudar para ele.

É importante salientar que algumas ameaças podem não ser tão óbvias.

Mas, se seu marido controlador ameaçar você com abuso físico, é preciso tomar providências imediatamente, seja entrando em contato com a polícia (linhas direta de violência doméstica) ou ainda buscando suporte com um psicólogo.

4. Espionagem

Uma pessoa controladora geralmente passa a espionar a companhia o tempo todo. Embora algumas pessoas admitam olhar em pertences privados de suas parceiras e vice-versa, não haveria muito problema em apenas estar olhando sua rotina.

Porem, quando os parceiros levam estas investigações a níveis obsessivos, eles costumam ir muito mais longe e isto é um sinal de um marido controlador.

5. Desconfiança

Um marido controlador dificilmente confiará na esposa. Ele questionará tudo o que você faz e pensa. Sempre há a necessidade de provas para acreditar em qualquer coisa que você diga, mesmo para coisas e assuntos pequenos, como ir à padaria.

Como Escolher seu Psicólogo

Nesse guia completo você vai conhecer tudo sobre psicólogos e psicoterapia. A escolha do psicólogo certo para você envolve diversos fatores. Descubra aqui.

COMO ESCOLHER O SEU PSICÓLOGO

Na verdade, não importa o quanto você tente ganhar a confiança dele, pois, se recusará a acreditar que você está sendo honesta.

Se você notar mais do que alguns desses sinais dentro de seu relacionamento, poderá perceber que seu parceiro é um marido controlador e, portanto deve levar essa situação a sério.

No início, ele assume o controle de uma maneira muito sutil, ganhando alguns centímetros aqui e ali. Mas, ao longo do tempo, através do poder da sugestão persuasiva, ele se tornará cada vez mais controlador, manipulador e abusivo.

Se você acha que seu parceiro pode ser um marido controlador, é importante procurar estes sinais e tomar uma atitude. Você pode procurar a ajuda de um psicólogo para identificar o comportamento de controle. Inclusive, ele irá ajudá-lo a lidar com um relacionamento abusivo.

Lembre-se: todo relacionamento tem uma troca contínua. Mas você deve ter mais certeza e autoconfiança, saber se proteger e se prevenir.

Gostou deste texto sobre marido controlador? Então não deixe de ler sobre 7 sinais de manipulação emocional!

Quem leu esse texto também se interessou por:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana F. Brotto

CEO do consultório Psicologo e Terapia. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC

12 comentários em “5 sinais de que você tem um marido controlador

  1. Verdade, eu terminei uma relação á 1 semana, relação essa que durou 10 meses de vida comum, em que o meu parceiro me controlava, eu não podia trabalhar, não podia lidar com familia mais proxima, não podia ter opinião contraria á dele e por fim vieram agressões fisicas e manipulação, chegando mesmo a gravar conversas que tinhamos dentro de casa par depois chantagear… meu deus vivi o inferno!!!

    • Olá, Filomena!

      Que bom que você conseguiu se desvencilhar dessa relação. Seja sua prioridade sempre!

      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

  2. Sinto que meu marido me controla muito, ele diz que tem medo que aconteça alguma coisa comigo.
    Esses dias voltando do mercado peguei carona com um vizinho que ele tem boa relação e meu marido ficou furioso, disse que mulher casada não pega carona e que o vizinho podia ter más intenções e poderia me fazer mal, ele pensou até em se separar
    Será que realmente estou errada?

    • Olá, Mara!

      Infelizmente não consigo te dar uma resposta pronta sobre a sua dúvida, já que não conheço o contexto da sua relação.
      O que recomendo é que você pesquise sobre Terapia de Casal, que pode ser bastante importante para vocês, para compreenderem o espaço de cada um dentro da relação. Pense nisso.

      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

  3. Tenho um marido mandão e controlador e obcecado por limpeza , trabalho fora chego em casa todo dia tarde ,temos um filho de 4 anos , não tenho empregada e faço tudo dentro da minha casa,ele reclama o tempo todo e a casa por mais que eu me mate de tanto limpar nunca está bom pra ele, no domingo meu dia de folga q era para descansar e curtir meu filho fico até tarde na faxina da casa.Ele sempre vem atrás limpando tudo novamente e me fazendo sentir incapaz …não aguento mais

    • Olá, Lucineia!

      Eu compreendo que seja uma situação realmente bastante delicada. O que eu recomendo fortemente é que você busque uma Terapia de Casal. Através da psicoterapia o profissional é um intermediador entre o casal que colabora para um diálogo assertivo na solução dos conflitos. Pense nisso.

      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

  4. Eu estou casada já faz uns meses…meu marido não deixa eu procurar um trabalho pois quando ele me conheceu eu trabalhava,ele não deixa eu sair sozinha nem se for pra ir no mercado comprar alguma coisa,ele diz q eu não preciso sair sozinha,se eu quero comer alguma coisa ele diz q é pra eu esperar ele chegar em casa q ele compra,só fico dentro de casa o dia todo e se eu sair na porta da rua ele já acha ruim ele diz q eu não perdi nada pra tá fora de casa já não sei oq eu faço e ele sempre quer fazer de mim uma vilã da história me ajuda por favor

    • Olá, Cintia!

      Compreendo que seja uma situação delicada.
      O mais indicado nesse caso é você tentar buscar uma conversa franca e até mesmo sugerir uma terapia de casal, como forma de fortalecer a relação e autonomia de cada um.
      Um psicólogo será uma espécie de “intermediador” de diálogo entre o casal, visando a resolução dos conflitos.

      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

  5. Amo meu marido. Estamos juntos a quase um ano, mas de uns meses pra cá ele anda controlando tudo a minha volta. Minha maneira de vestir minha maneira d criar meus filhos nao deixa ter contato nenhum com homem. Meu filho de 4 anos nao pode nem falar com o pai. Nao posso ir na padaria. Vive me apontando como traidora e mentirosa. Fuca no meu celular o tempo todo. Ate com minhas amigas implica. Oq faco sou louca por ele. O amo

    • Olá, Andreia!

      Infelizmente não consigo falar de maneira muito elaborada por não conhecer a contexto da história de vocês. De qualquer modo, o que posso dizer num primeiro momento é que você pode sugerir para ele que busquem por terapia de casal, que é uma excelente ferramenta para o bem-estar do casal.

      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

  6. Meu marido, me trata bem, faz de tudo para mim, mas no perfil da rede social dele, nunca colocou foto minha ou descreveu que é casado, vive adicionado mulheres lindas, curtindo a foto delas, diz sempre que é amiga dele, se reclamo me chama de louca, fica com raiva e acabo achando realmente que estou errada, o que me machuca é o fato de ele sempre ficar me mandando emagrecer, pintar as unhas me arrumar, me comparando a elas, eu trabalho o dia todo, mas não me dá dinheiro para isso, controla os que gasto diz q precisamos poupar. Me sinto sempre pouco para ele, sempre feia, mas ele me trata bem dentro e fora de casa.

    • Olá, Sandra!

      Compreendo que você se vê numa situação bastante delicada e que se sente confusa com tudo isso. O que eu recomendo é que você procure se aprofundar mais no seu autoconhecimento e no seu bem-estar, a terapia pode ser muito útil para você nesse momento. Outra coisa que você pode pensar em buscar é a terapia de casal, que poderá agregar muito na relação de vocês também.

      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *