Newsletter
Assine Aqui

5 sinais de que você tem um marido controlador

5 sinais de que você tem um marido controlador

Conheça 5 sinais sutis que indicam que você tem um marido controlador e o que fazer diante dessa situação.

A maioria das pessoas gostaria de saber se elas seriam capazes de identificar uma pessoa controladora se a encontrassem. E quando se trata de amor e relacionamentos, a nossa sociedade tende a romantizar tanto as parcerias intensas e controladoras.

E isso torna difícil de reconhecê-las. Mas, para a psicologia, existem sinais sutis que podem revelar a natureza de um marido controlador. Saiba quais são. 

Como identificar um marido controlador

Os Psicólogos

Conheça a equipe de psicólogos do nosso consultório. Confira o perfil e área de atuação de cada profissional.

A EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Você pode estar familiarizada com sinais mais comuns de um relacionamento abusivo como, por exemplo, quando um parceiro a força a se vestir de certa forma ou a proíbe de interagir com a família e amigos.

Mas, há outros sinais que podem indicar que o seu relacionamento tem problemas e que você tem um marido controlador e manipulador, ou até patologicamente obsessivo.

>>> Para saber mais: Pessoas controladoras: como lidar?

Saiba que você está certa em relação aos sinais de intimidação, na forma como você se veste ou da sua relação com amizades. Naturalmente, a sociedade minimiza estes comportamentos como “normais”.

Porém, eles devem ser encarados como um sinal de alerta e indicam que seu par pode ser algo perigoso: um marido controlador, alguém que não tem a agressividade explícita. 

Geralmente imagina-se que um parceiro abusador é um homem fisicamente mais forte, agressivo, que constantemente faz ameaças e ofensas. Ou ainda o valentão mal-humorado que a menospreza.

Mas deve-se estar atenta a sinais que indicam que seu marido é controlador e manipulador. Como dito antes, um relacionamento abusivo nem sempre é explícito, o que é ainda mais perigoso. Agora confira 5 sinais que indicam que seu marido é controlador.

1. Manipulação emocional

Valor Consulta Psicóloga Kátia






Não quero informar nome ou e-mail





Para controlar pessoas é preciso usar de um arsenal de ferramentas. A manipulação emocional é complexa e sutil o suficiente para que a pessoa que está sendo controlada realmente acredite que elas mesmas são as vilãs. 

Fazer coisas apenas porque seu parceiro está fazendo, não é tão saudável assim. O controlar do comportamento mostra um certo nível de parceiro tóxico. Isso, em um relacionamento, pode levar ao abuso físico e emocional. 

2. Críticas contínuas

Um marido controlador faz você se sentir inferior às demais pessoas. Com frequência ele tem algo a dizer sobre você, seja sobre seu peso, sua roupa ou até mesmo sua personalidade.

Não importa o quanto você tente mudar para agradá-lo (ou apaziguar as críticas que geram tanto sofrimento). Ele tende a agir como se nunca estivesse totalmente satisfeito.

3. Intimidações e ameaças

Um marido controlador também é capaz de fazer intimidações e ameaças, que são geralmente vazias.

A ameaça de lhe prejudicar caso você reaja a situações desagradáveis que ele lhe expõe. Ou ainda quando você começa a ponderar sobre a possibilidade de terminar o relacionamento. Ou ainda, surge a ameaça de deixar você se você não mudar para ele.

É importante salientar que algumas ameaças podem não ser tão óbvias.

Mas, se seu marido controlador ameaçar você com abuso físico, é preciso tomar providências imediatamente, seja entrando em contato com a polícia (linhas direta de violência doméstica) ou ainda buscando suporte com um psicólogo.

4. Espionagem

Como Escolher seu Psicólogo

Nesse guia completo você vai conhecer tudo sobre psicólogos e psicoterapia. A escolha do psicólogo certo para você envolve diversos fatores. Descubra aqui.

COMO ESCOLHER O SEU PSICÓLOGO

Uma pessoa controladora geralmente passa a espionar a companhia o tempo todo. Embora algumas pessoas admitam olhar em pertences privados de suas parceiras e vice-versa, não haveria muito problema em apenas estar olhando sua rotina.

Porem, quando os parceiros levam estas investigações a níveis obsessivos, eles costumam ir muito mais longe e isto é um sinal de um marido controlador.

5. Desconfiança

Um marido controlador dificilmente confiará na esposa. Ele questionará tudo o que você faz e pensa. Sempre há a necessidade de provas para acreditar em qualquer coisa que você diga, mesmo para coisas e assuntos pequenos, como ir à padaria.

Na verdade, não importa o quanto você tente ganhar a confiança dele, pois, se recusará a acreditar que você está sendo honesta.

Se você notar mais do que alguns desses sinais dentro de seu relacionamento, poderá perceber que seu parceiro é um marido controlador e, portanto deve levar essa situação a sério.

No início, ele assume o controle de uma maneira muito sutil, ganhando alguns centímetros aqui e ali. Mas, ao longo do tempo, através do poder da sugestão persuasiva, ele se tornará cada vez mais controlador, manipulador e abusivo.

Se você acha que seu parceiro pode ser um marido controlador, é importante procurar estes sinais e tomar uma atitude. Você pode procurar a ajuda de um psicólogo para identificar o comportamento de controle. Inclusive, ele irá ajudá-lo a lidar com um relacionamento abusivo.

Lembre-se: todo relacionamento tem uma troca contínua. Mas você deve ter mais certeza e autoconfiança, saber se proteger e se prevenir.

Gostou deste texto sobre marido controlador? Então não deixe de ler sobre 7 sinais de manipulação emocional!

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Ciúme: quando procurar ajuda

    Ciúme: quando procurar ajuda
    O senso comum diz que o ciúme moderado é benéfico para os relacionamentos, pois faz com que o alvo deste sentimento se sinta valorizado. E por ser algo tão comum nas relações humanas, é fácil afirmar que todos já o sentimos ou que já fomos o motivo de sua manifestação.
  • Ciúme – como controlar

    Ciúme – como controlar
    O ciúme é um sentimento natural do ser humano. Todas as pessoas podem sentir ciúme em algum momento da vida. Quando esse sentimento tem o sentido de cuidado e zelo por uma pessoa ou objeto, ele é benéfico, o problema ocorre quando esse sentimento se exacerba
  • Relacionamento Abusivo: como um psicólogo pode ajudar

    Sinais de que você está em um relacionamento abusivo

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana F. Brotto

CEO do consultório Psicologo e Terapia. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *