Ouça ou leia. Espero que você goste desse artigo Conheça os psicólogos que atendem em São Paulo e os psicólogos online por videochamada. Autor: Rosana Tamyres Ferreira - Psicólogo CRP 06/139956
Quem nunca sofreu uma decepção na vida? Difícil encontrar alguém que não tenha, em algum momento, passado por este problema.
Mas de onde surgem as decepções e por que elas sempre vêm de onde menos esperamos?
As decepções fazem parte da vida e é preciso aprender a lidar com elas.
Porém, às vezes, são tão sérias que chegam a desequilibrar a pessoa emocionalmente, sendo necessário, neste caso, contar com a ajuda de um psicólogo.
Podemos considerar que houve uma decepção quando há uma diferença entre aquilo que esperávamos e aquilo que realmente aconteceu, seja algo que envolve outras pessoas ou somente nós mesmos.
O melhor é tentar fazer da decepção um fator que motive alguma ação que nos permita crescer, avançar rumo ao nosso objetivo, questionar e encarar a realidade como ela é.
A decepção é muito similar à frustração, que também precisa ser experimentada de forma a promover o aprendizado e o crescimento.
Saiba como um psicólogo pode ajudar
O ideal é aprender a administrar as decepções quando somos crianças, porque assim estaremos mais preparados para lidar com as emoções mais dolorosas, e que certamente virão ao longo de toda a nossa vida.
Desta forma, teremos mais força interior e as habilidades necessárias para enfrentar a série de sentimentos e emoções decorrentes das decepções.
É por isso que precisamos evitar a superproteção das crianças, entendendo que as pequenas frustrações fazem parte da vida e do importante processo de construção de uma estrutura emocional saudável.
Se você é um adulto e tem dificuldade para lidar com a decepção, talvez você não tenha desenvolvido a capacidade necessária para isso na infância ou na adolescência.
É ai que o psicólogo pode ajudar, te ajudando a encontrar os gatilhos que farão você enfrentar as decepções de uma maneira muito mais fácil, por meio da psicoterapia.
Quando as pessoas não agem de acordo com aquilo que esperamos, sendo ingratas e injustas e nos causando dor, devemos aceitar a realidade por mais difícil que isso possa parecer.
Afinal, estamos falando de seres humanos imperfeitos e que causam desilusão e outros sentimentos negativos e prejudiciais.
Erramos, cometemos deslizes e injustiças e, às vezes, até sem querer, também causamos decepção aos outros e nos sentimos decepcionados.
Vamos, então, ver algumas dicas para enfrentar melhor a decepção, que como já sabemos, é inevitável.
9 dicas para lidar melhor com a decepção
- Não esconda o que você está sentindo e fale sobre a sua decepção com pessoas que você confia. Quando externamos, nos sentimos mais aliviados e prontos para restabelecer o equilíbrio emocional.
- Não subestime o tamanho do seu problema.
- Não deixe que a mágoa e a raiva te consumam. Procure alimentar bons sentimentos, como gentileza, gratidão, bondade e segurança.
- Lembre-se que ressentimento e rancor acumulados podem gerar, inclusive, doenças.
- Tente saber os detalhes sobre o que lhe causou decepção para tentar entender o outro lado da história e poder tomar decisões mais acertadas.
- Partir para o ataque direto com quem causou a decepção só vai fazer você sofrer mais ainda.
- Quando a tristeza tomar conta do seu coração, mentalize acontecimentos agradáveis, que lhe trouxeram prazer e alegrias.
- Cuidado para que sua energia interior não diminua a ponto de te levar à resignação e à letargia.
- Procure atividades positivas, que possam resgatar sua autoestima ferida, seja ler, praticar algum esporte, passear, ver um bom filme ou jogar cartas.
Psicólogos para Relações Interpessoais
Conheça os psicólogos que atendem casos de Relações Interpessoais no formato de terapia online por videochamanda e também consultas presenciais em São Paulo:
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Inteligência emocional: o que é e sua relação com autoconhecimentoO autoconhecimento é a habilidade de ouvir e compreender a si mesmo, conhecendo os seus medos, as suas angústias e as suas potencialidades. A pessoa que se conhece não [...]
- Psicóloga ensina como lidar com imprevistosOs imprevistos são os componentes que completam nosso dia-a-dia. Um medicamento que você tem que comprar, o celular que pifou, o tênis que furou, o cano que estourou, a [...]
- Aprenda dizer “sim”Constantemente ouvimos que precisamos aprender a dizer “não” para muitas situações em nossa vida, a fim de nos tornarmos mais leves e nos livrarmos de muitos transtornos. Mas, e [...]
Autor: psicologa Rosana Tamyres Ferreira - CRP 06/139956Formação: A psicóloga Rosana Tamyres Ferreira é pós-graduada pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa. Sua experiência em liderança, gestão de projetos e gestão de pessoas têm sido de grande importância em seus atendimentos na área clínica...
Perfeito! Estava precisando muito dessas palavras de auto estima…
Olá, fico feliz que o conteúdo tenha te ajudado. Obrigada pelo seu comentário. Abraços
Gostei demais dessas informações! Obrigada do fundo do meu coração
Olá, fico feliz que o conteúdo tenha te ajudado. Obrigada pelo seu comentário. Abraços
Gostei muito obrigado
Olá, fico feliz que tenha gostado do conteúdo. Obrigada pelo seu comentário. Abraços
Obrigada, gostei muito do artigo e me está me ajudou a entender o meu sentimento.
Olá Vera, fico feliz que o conteúdo tenha te ajudado. Obrigada pelo seu comentário, abraços
Parabens, doutores da Psicologia, achei muito cabível esse artigo, o mundo hj é uma decepção atrás da outra, essa matéria nos ajuda a nos ajudar e tbm aos outros!!
Olá, fico feliz que tenha gostado do conteúdo. Obrigada pelo seu comentário, abraços