Ouça ou leia. Espero que você goste desse artigo Conheça os psicólogos que atendem em São Paulo e os psicólogos online por videochamada. Autor: Rosana Tamyres Ferreira - Psicólogo CRP 06/139956
Você sabe como fazer uma boa gestão do tempo?
Antes de responder a essa pergunta, vale fazer uma reflexão profunda sobre essa questão, analisando aspectos como a sua qualidade de vida e o seu bem-estar.
É isso mesmo! A gestão do tempo tem muito mais a ver com a sua saúde mental do que você pode imaginar. Isso porque problemas como ansiedade e estresse muitas vezes surgem em razão da falta de tempo ou do mau gerenciamento desse.
Sendo assim, preparamos este artigo para te dar dicas valiosas de como fazer uma boa gestão do seu tempo e, assim, cuidar direta e indiretamente da sua saúde mental. Confira!
O que é gestão do tempo?
Gestão do tempo é a capacidade de um indivíduo de otimizar o seu tempo por meio de um conjunto de práticas, técnicas, processos e decisões.
Isso significa que gerenciar bem o seu tempo consiste em organizar e planejar melhor todas as tarefas que devem ser realizadas diariamente para que essas sejam executadas de forma mais eficiente e com um melhor aproveitamento do tempo.
Convém mencionar que estamos falando aqui não apenas de tarefas profissionais, mas também de atividades do dia a dia, incluindo o tempo que você dedica para o seu autocuidado. Afinal, se a sua gestão de tempo não é boa, dificilmente sobrará tempo para cuidar de si, não é mesmo?
Como a gestão do tempo contribui para a saúde mental?
Sabemos que é trivial falar isso, mas a verdade é que vivemos em uma era em que o tempo tem sido cada vez mais escasso, não é mesmo?
A correria do dia a dia e a necessidade de exercer diversos papéis parece tornar impossível a realização de todas as atividades que queremos e precisamos realizar.
Essa falta de tempo, por sua vez, faz com que foquemos exclusivamente no trabalho, deixando outras áreas da vida de lado, como a prática de atividade física e de algum hobby, o encontro com os amigos, a interação com a família, etc. Nesse contexto, surgem ou se intensificam questões mentais e emocionais, como a ansiedade, o estresse e a depressão.
É por isso que é tão importante gerenciar melhor o tempo, pois, ao planejá-lo e organizá-lo melhor, conseguiremos ter o tempo necessário para cumprir com as nossas obrigações, mas sem deixar que nos falte a oportunidade para o cuidado com a saúde física e mental.
Como fazer uma boa gestão do tempo?
Agora que você já sabe a importância de ter uma boa gestão do tempo para evitar problemas como a ansiedade e o estresse, é hora de conferir algumas dicas de como colocar esse gerenciamento em prática. Veja só!
1. Planeje seus dias
Uma boa gestão começa pelo planejamento! Portanto, planeje os seus dias, deixando claro o que você precisa fazer, quando e onde. Isso vai te ajudar a entender quanto tempo levará para concluir determinada ação e, assim, se programar melhor.
O ideal é que você tire um dia da semana para fazer as listas com as tarefas diárias. Assim, evita-se perder tempo todos os dias com essa atividade.
Outra dica valiosa é fracionar as ações maiores em tarefas menores. Isso reduz a ansiedade, permite maior eficiência nas atividades e, ainda, aumenta as chances de você concluir cada etapa no prazo estimado, o que te ajuda a se manter sempre motivado.
2. Defina prioridades
Quando estiver fazendo o seu planejamento, coloque as tarefas em ordem de prioridade. Pense no que é mais importante para você e para o seu bem-estar na hora de criar essa classificação. E é claro: procure seguir à risca!
É importante saber que, por mais que realizar várias atividades ao mesmo tempo possa parecer produtivo, essa é uma atitude que pode atrapalhar bastante o foco. Sendo assim, defina as prioridades e execute uma de cada vez.
3. Anote tudo
Nada de contar apenas com a memória. O ideal é que todo o planejamento seja inteiramente anotado. Afinal, deixar só por conta da cabeça pode fazer com que você esqueça de muitas tarefas e/ou ignore a ordem de prioridade dessas.
Sendo assim, tenha tudo sempre anotado, seja de forma manuscrita em uma agenda ou em aplicativo no celular, por exemplo. O importante é deixar registrado para que você não se esqueça e possa dar o “check” depois.
4. Filtre as distrações
Por mais que uma distração pareça inofensiva, como mexer nas redes sociais, por exemplo, ela é capaz de roubar bastante tempo do seu dia, o que, consequentemente, interfere no seu planejamento e na sua capacidade de cumprir com ele.
Sendo assim, filtre as distrações, sendo as mais comuns checar o celular frequentemente, acessar notícias e conversar com os amigos pelas redes sociais.
Isso não significa que você não deve fazer isso no seu dia a dia, mas que não faça durante as outras atividades. Inclusive, é importante que esses momentos também constem no seu planejamento para que você execute essas tarefas no momento apropriado.
5. Separe tempo para os momentos de lazer
Como mencionamos no início deste conteúdo, o lazer também deve aparecer no seu planejamento de gestão de tempo, principalmente quando pensamos na saúde mental.
Isso porque, se você não o fizer, dificilmente conseguirá tirar um tempo para descansar e relaxar, pois estará sempre imerso nas obrigações.
Acontece que essa é uma forma de negligenciar completamente a sua saúde e as suas emoções, acarretando em ansiedade, estresse, entre outras condições.
Portanto, não hesite em encaixar no seu planejamento os horários para o lazer!
6. Conte com os imprevistos
Imprevistos sempre podem acontecer! E não estamos falando aqui apenas daqueles maiores, como uma gripe ou uma falta de energia elétrica, por exemplo.
Existem imprevistos muito menores, mas que podem interferir no tempo que você destina para executar suas tarefas, como uma ligação ou uma encomenda que chegou.
Isso significa que, durante o seu planejamento, você deve contar com os imprevistos, o que significa deixar um intervalo entre cada uma das tarefas.
Essa é uma forma de permitir que você respire entre uma e outra e não se atrase caso aconteça algo inesperado, uma vez que haverá um tempo “sobrando” para isso.
7. Saiba dizer “não”
Por fim, mas não menos importante, aprender a dizer “não” na vida pessoal e profissional é muito importante para conseguir gerenciar com eficácia o seu tempo.
Infelizmente, por medo de ser excluído de algum grupo social ou até mesmo de perder alguma função no trabalho, muitas pessoas acabam dizendo “sim” para diversas tarefas que lhes são direcionadas.
Acontece que isso pode gerar conflito de agenda, além, é claro, de não ser saudável emocionalmente caso não seja uma coisa que você queira ou consiga fazer.
Diante disso, é importante dizer “não” quando você não quiser fazer algo ou sentir que isso pode interferir na sua gestão de tempo.
Dessa forma, seguindo essas dicas, será possível ser mais produtivo e preservar em muitos aspectos a sua saúde mental.
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Autor: psicologa Rosana Tamyres Ferreira - CRP 06/139956Formação: A psicóloga Rosana Tamyres Ferreira é pós-graduada pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa. Sua experiência em liderança, gestão de projetos e gestão de pessoas têm sido de grande importância em seus atendimentos na área clínica...