Como equilibrar a vida pessoal e o trabalho

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Como equilibrar a vida pessoal e o trabalho

Equilibrar a vida pessoal e o trabalho é o objetivo de muitos profissionais. Só assim você conseguirá desfrutar das suas conquistas na carreira.

Muitas pessoas têm problemas em equilibrar a vida pessoal e o trabalho. A vida moderna torna esse objetivo um pouco mais difícil. Estamos constantemente checando nossos e-mails de trabalho no celular… E isso pode levar a nossa mente a estafa e causar problemas graves, alertam os psicólogos.

Para garantir a saúde física e psicológica precisamos equilibrar a vida pessoal e o trabalho. E isso é possível quando passamos a ter algumas atitudes. Quer saber quais? Confira em nosso artigo!

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Dica 1. Evite “ficar ligado” fora do horário de trabalho

Desligue seu celular e resista à tentação de checar seus e-mails fora do expediente. Se precisar muito reserve apenas 10 minutos para essa tarefa – no início ou no final do dia. Estar conectado o tempo todo o levará ao estresse e à adrenalina em um momento em que você deveria estar relaxando. Então, se não for para conversar com as pessoas queridas ou se divertir, desligue-se!

Dica 2. Crie uma rotina e atenha-se a ela

Se o seu trabalho exige muito mais horas do que o normal, pode ser difícil ter uma rotina regrada. Por isso é importante reservar tempo, todos os dias, para atividades como exercício, leitura e relaxamento.

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Dica 3. Aprenda a dizer não para equilibrar vida pessoal e o trabalho

Só porque alguém lhe pede para assumir uma tarefa extra ou responsabilidade não significa que você é obrigado a fazer isso. Respeitosamente diga ‘não’ e estará tudo bem! Principalmente se você já tem uma carga de trabalho pesada. Dizer “sim” a tudo é uma ladeira escorregadia para mais infelicidade.

>>> Veja também: Aprenda a dizer NÃO

Dica 4. Trabalhe de maneira inteligente

Para equilibrar vida pessoal e o trabalho é hora de começar a gerir suas atividades com inteligência. Trabalhar mais horas não significa necessariamente que você fará mais ou melhor o seu trabalho.

É melhor priorizar sua carga de trabalho e manter o tempo definido para cada tarefa. Tente não ser sugado para atividades menos produtivas que levam muito tempo, como reuniões triviais e sem pauta definida.

Dica 5. Não leva trabalho para casa

Quando você sair do escritório, deixe o seu trabalho lá. Inclusive, ao encerrar o trabalho visualize-se parando a sua rotina e não leve seu notebook para casa com você. Reserve cinco minutos no final do dia para escrever uma lista de tarefas que você precisa trabalhar amanhã. E isso garante que não se preocupe com o dia seguinte antes mesmo de ele começar.

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Dica 6. Pratique um hobby

Nada melhor do que ter uma atividade divertida e gratificante para descansar e equilibrar a vida pessoal e o trabalho. Descubra uma atividade em que você se sinta realizado, seja tocar um instrumento, marcenaria, culinária etc. Você ficará impressionado com a qualidade de vida que irá obter.

>>> Veja também: Conheça os benefícios de ter um hobby

Ao implementar essas táticas, você notará uma diferença real em sua capacidade de relaxar, diminuir seu estresse e ter uma saúde psicológica melhor. E, o mais importante, conquistar equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

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Autor: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.