Como ser criativo e inovador no trabalho?

Categoria dos serviços do psicólogo: crescimento pessoal, crescimento profissional
Como ser criativo e inovador no trabalho

Criatividade é algo que você tem que trabalhar. É como um músculo que você tem que treinar. Descubra como ser criativo e melhorar a sua rotina de trabalho.

Suponha que um psicólogo te faça a seguinte pergunta: qual tarefa é mais recompensadora, preencher planilhas de cálculo ou apresentar ideias de como ser criativo para os seus colegas de trabalho? A opção número dois, não é mesmo?

A inovação e a criatividade são imprescindíveis para o sucesso de qualquer profissional. Além disso, as empresas tendem a valorizar cada vez mais os profissionais inovadores. No entanto, pode ser difícil ser inovador quando não sabemos exatamente por onde começar.

Mas temos um boa notícia para você! Ao contrário do que muitos de nós pensamos, a criatividade não é um dom. Isso quer dizer que ela pode ser cultivada.

Há algumas dicas e truques que todos podemos adotar para manter nossos músculos da inovação fortes e prontos para o uso. E, como qualquer grupo muscular, quanto mais você pratica, mais forte ele se torna.

Nesse texto vamos dar algumas dicas de como ser criativo e inovador no trabalho. Acompanhe!

6 dicas de como ser criativo e inovador no trabalho

1. Ao falar, fique de pé

Quer que todos entendam melhor as suas ideias? Quer falar melhor em uma reunião? Os psicólogos indicam uma estratégia simples e criativa para deixar a ideias fluírem mais rapidamente: fique de pé. Isso mesmo!

Ficar em pé permitirá que o seu raciocínio flua mais rapidamente e mudará a sua energia. O seu entusiasmo aumentará. Além disso, de pé você se sentirá mais motivado a explicar a todos o seu ponto de vista.

2. Cerque-se de imagens inspiradoras

Viu uma imagem que te inspirou? Coloque-a perto de você. Pode ser uma peça publicitária, uma foto divertida, um menu excepcionalmente bem organizado ou até mesmo um e-mail bem escrito que fez você sorrir.

Monte um mural e exiba todos esses itens inspiradores. Quanto mais provocante, melhor! Se você trabalha em um escritório aberto que possua pouco espaço, faça isso virtualmente no Pinterest.

3. Estimule a criatividade dos seus colegas de trabalho

Se você já pesquisou sobre como ser criativo, provavelmente já percebeu que o processo criativo flui melhor em equipe.

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo, para questões relacionadas a crescimento pessoal ou profissional, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

Por isso, estimule os seus companheiros de trabalho a fazerem coisas criativas! Chame-os para ir almoçar em um novo restaurante, para um happy hour em um novo café. Convide-os para ir a um show de um cantor que não conheçam ou a uma exposição de um artista do qual nunca ouviram falar.

Compartilhe artigos inspiradores e ideias inovadoras. Todas essas ações são capazes de estimular a criatividade e a inovação de toda a sua equipe de trabalho.

4. Invista em pequenos projetos

Nem sempre é preciso ser ousado e realizar grandes projetos para ser criativo. Na verdade, são as pequenas coisas que quando somadas fazem a diferença.

Os benefícios de como ser criativo em pequena escala são enormes. As pequenas coisas acontecem mais rapidamente e sem causar confusão. Além disso, são capazes de chamar a atenção de toda equipe de trabalho, abrindo caminho para projetos maiores.

Comece mudando a forma como você assina seus e-mails, como inicia as reuniões ou como envia lembretes de compromissos para a sua equipe de trabalho. Essas pequenas mudanças evoluirão para grandes mudanças.

5. Pare de falar e comece a construir

Transforme seus pensamentos em palavras, suas palavras em imagens e as imagens em protótipos. Com certeza você conhece aquele velho ditado: uma imagem vale mais do que mil palavras, não é mesmo?

Quando seus companheiros de trabalho conseguirem visualizar as suas ideias se sentirão mais envolvidos e propensos a serem mais inovadores e criativos.

6. Pergunte a si mesmo: o que Willy Wonka faria?

Se você está repleto de problemas e se vê num beco sem saída, talvez seja a hora de pedir reforços. Mantenha uma lista de pessoas criativas ao lado do seu notebook e, nos piores dias, pergunte a si mesmo o que elas fariam para resolver um determinado problema.

Como Steve Jobs resolveria um problema de embalagem? Como Coco Chanel melhoraria o social mídia da sua empresa? Como Salvador Dali tornaria a cadeia de fornecimento mais eficiente?

Esses pequenos truques de como ser criativo podem parecer triviais, mas acredite, são capazes de fazer com que você veja o mundo de uma maneira totalmente diferente. A inovação é justamente sobre isso: uma nova forma de fazer as velhas coisas. Quanto mais você praticar, mais facilmente se tornará inovador na sua rotina de trabalho.

Como um pensamento final, lembre-se de que comprometer-se com a inovação é algo corajoso. Suas ações, provavelmente, inspirarão outras pessoas da sua equipe de trabalho e logo mais e mais pessoas investirão em processos criativos.

Agora que você já sabe como ser inovador e criativo no trabalho, que tal descobrir quando procurar um psicólogo?

Outros textos que podem lhe interessar

Autor: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.