Espero que você goste desse artigo Conheça as psicólogas que atendem em São Paulo presencialmente e também online por vídeochamada.
Tudo que acontece na nossa vida afeta a forma como lidamos com as situações do nosso dia a dia.
Assim, é perfeitamente normal que os problemas que temos no trabalho – uma das principais esferas da nossa rotina – afetem também, até certo ponto, questões relacionadas à casa, aos relacionamentos e, em muitos casos, ao casamento.
Quando você perceber que existe uma batalha crescente entre os dilemas que você vive no trabalho e os conflitos no ambiente familiar é hora de fazer uma pausa, tentar se reequilibrar e, por que não, procurar um psicólogo?
Para que se possa viver com tranquilidade e não deixar que problemas sem relação direta entre si acabem gerando novas complicações, é preciso saber separar as situações.
Entender a melhor maneira de administrar conflitos e ter a capacidade de isolar a vida pessoal e o casamento da rotina no trabalho são características essenciais. Mas, como fazer tudo isso?
Equilibrando a vida no trabalho com o casamento
Não conseguir separar problemas do trabalho com o que ocorre no casamento (e vice-versa) é algo que traz sofrimento para muitas pessoas.
Porém, é preciso entender que aprender a lidar com essa situação pode ser difícil, já que estamos lidando com sentimentos que aparecem em situações diferentes, mas que fazem parte de uma só pessoa.
O primeiro passo para entender como trazer mais equilíbrio para a vida é determinar quais são as barreiras que causam os problemas.
As dificuldades no trabalho podem ter relação com a insegurança quanto à manutenção do emprego, a falta de tempo para cumprimento de tarefas, a pressão dos superiores, a insatisfação e demais situações que geram estresse e desgaste emocional e psicológico.
No casamento, a falta de conexão com o parceiro, o desânimo, o peso da rotina e demais questões podem ser problemáticas.
Porém, uma vez que estas questões são determinadas, fica mais fácil saber como reagir frente a elas e buscar uma forma de tentar solucioná-las.
Conheça as psicólogas do nosso consultório, suas especializações, área de atuação e abordagens.
O mais importante é não deixar que o problema que está em um lado da moeda afete a outra face e acabe trazendo consequências ruins para os dois casos.
É preciso entender que o casamento e o trabalho são duas instituições separadas e a forma como lidamos com elas também deve ser.
Desse modo, um problema de casa precisa ser esquecido ao chegar no trabalho – assim como o contrário – para que se possa lidar melhor com cada situação.
Como um psicólogo pode ajudar
A psicoterapia é muito eficiente para lidar com essa questão de duas formas distintas.
A primeira delas é com a psicoterapia individual, na qual o paciente busca formas de alcançar a harmonia na relação trabalho-casamento e aprende, com ajuda do psicólogo, a separar essas duas esferas da vida.
A segunda é por meio da terapia de casal, na qual os dois contam com o apoio de um profissional para restaurar a harmonia no casamento.
Esse tipo de terapia é muito eficiente em fazer com que o casal se reconecte, encontre formas de aprender a lidar com seus problemas, tomem decisões juntos que sejam adequadas para as duas partes envolvidas no casamento e, assim, aprendam a conviver com os problemas externos e internos da relação, que acabam afetando a vida como um todo.
O segredo para ter um casamento feliz e conseguir trabalhar com prazer é encontrar o equilíbrio e aprender a tomar decisões. Uma delas, inclusive, é iniciar uma terapia, que pode ser uma forma eficaz de alcançar estes objetivos.
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Por que as separações são sempre tão difíceis?
Tomar a iniciativa de terminar um relacionamento é uma das coisas mais difíceis que se pode pensar em fazer. Afinal de contas, há uma história construída a dois, que [...]
- Psicóloga ensina como lidar com uma demissão
Ninguém está livre de perder o emprego. Ás vezes, a demissão vem quando menos se espera. Em outras, já é até aguardada, mas não se sabe exatamente quando será. [...]
- Razão x Emoção: psicóloga explica sobre o equilíbrio
No nosso dia a dia, mesmo que a gente não perceba, sempre vivenciamos conflitos entre razão e emoção. Por um lado, a impulsividade carregada de sentimentos (emoção) e, por [...]
Autora: psicóloga Thaiana F. Brotto - CRP 106524/06 Formação: Thaiana Filla Brotto é psicóloga registrada no Conselho Regional de Psicologia sob o número 06/106524. Thaiana se formou em Psicologia pela PUC-PR em 2008, fez pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP e é pós-graduanda em Neurociência pela PUC. Thaiana já escreveu mais de 400 artigos para o Blog Psicólogo e Terapia.