Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Como afastar pensamentos negativos

Como afastar pensamentos negativos - Psicologia

Assim como a raiva e a ansiedade, ter pensamentos negativos de vez em quando é perfeitamente normal. O problema é quando eles invadem a mente e começam a interferir na vida da pessoa.

Ter muitos pensamentos negativos pode, eventualmente, ter a ver com depressão, por exemplo. Portanto, fique atento: se você se sente triste com frequência, pode ser hora de combater o excesso de ideias ruins da cabeça, aconselham os psicólogos.

Cultivar a positividade é algo essencial para quem busca uma vida plena e feliz. Veja cinco dicas para fazer isso:

5 atitudes que afastam os pensamentos negativos

1. Identifique os pensamentos negativos

Algumas vezes, os pensamentos negativos estão tão presentes no dia a dia que nem são mais percebidos. Mas eles estão lá, afetando o seu humor e a sua saúde. O primeiro passo para se livrar destes pensamentos, é descobri-los.

Se você fica angustiado de uma hora para outra, por exemplo, é uma boa ideia analisar quais foram os pensamentos que o levaram a este estado de espírito.

São estes pensamentos que devem ser afastadas da sua mente.

2. Acostume-se a ver o lado bom das coisas

Valor consulta atendimento online e presencial psicóloga Lucinéia






Não quero informar nome ou e-mail





Isso é uma questão de hábito. Pessoas que estão acostumadas a procurar o lado negativo dos acontecimentos não mudam de atitude de uma hora para outra. Mas com força de vontade e treino, é possível passar a encarar a vida de forma mais saudável.

Uma demissão, por exemplo, pode ser encarada como uma oportunidade de procurar novos desafios profissionais. Este é o tipo de acontecimento que não pode ser mudado, mas a maneira como você o encara sim.

3. Não alimente os pensamentos negativos

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Assim como os pensamentos positivos devem ser cultivados, os negativos devem ser evitados. Lembra daqueles pensamentos, citados no primeiro tópico, que influenciam negativamente as suas emoções?

Sempre que perceber que um pensamento assim está tomando conta da sua mente, procure se concentrar em algo positivo. Isso também é uma questão de prática.

No começo parece difícil, mas quanto mais você faz esse exercício, mais fácil fica. A recompensa é uma cabeça mais leve e uma vida mais feliz.

4. Pratique ioga ou meditação

Estas são duas práticas que ajudam a manter a cabeça relaxada. Difícil não ficar mais leve depois de uma aula de ioga ou de uma sessão de meditação.

Também são práticas que ajudam a manter o controle da mente, ou seja, que facilitam o controle dos pensamentos positivos e negativos. Por isso, estas são técnicas tão recomendadas para quem busca uma vida equilibrada.

5. Enfrente os seus problemas e medos

Os Psicólogos

Conheça a equipe de psicólogos do nosso consultório. Confira o perfil e área de atuação de cada profissional.

A EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Muitas vezes, a origem dos pensamentos negativos está justamente nos problemas e medos. A melhor maneira de eliminar estes fatores é encarando.

Uma forma eficiente de fazer isso é contando com a ajuda de um psicólogo. Este é um profissional altamente qualificado para ajudar quem busca a saúde mental.

Por meio de conversas e sessões de terapia o psicólogo ajuda o paciente a desvendar emoções negativas e a encontrar sua origem.

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Thaiana Brotto

Thaiana Brotto é psicólogo e CEO do consultório Psicólogo e Terapia. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC. Registrada no Conselho Regional de Psicologia pelo número CRP 106524/06.

42 comentários em “Como afastar pensamentos negativos

  1. Muito importante para mim pois estou passando por isso é um tormento na mente misericórdia agente sofre demais psicologicamente não é fácil esses pensamentos tiram a paz interior da gente faço terapia onlainy e trato com psiquiátria más não estou vendo melhoras só agora conseguir aumentaram a duloxetina a pedido medico mais ainda tenho os pensamentos ruins estou sofrendo muito psicologicamente e um tormento na mente agente fica sem paz interior misericórdia só Deus para abencoar os profissionais para que agente consiga ficar liberta disso e horrível amanhã vou ter consulta com a minha psiquiátria vou conversar muito com ela agente tem que colocar para fora oque atormenta a mente da gente misericórdia

    • Olá, fico feliz que tenha buscado ajuda, certamente trará resultados e melhoras significativas a você, Abraços

  2. Por mais que esses pensamentos estejam muito fortes nas nossas cabeças devemos sempre ignora-los certo?

    • Olá, além de ignorá-los você pode tentar transforma-los em pensamentos positivos, fazendo assim com que eles desapareçam com o passar do tempo. Abraços,

  3. O que me fez melhorar foi enfrentar os pensamentos ruins e questiona los , o porque penso nisso e qual a razão? Isso me ajudou muito, no começo é difícil , mas é uma chave fundamental para a melhora. Muito boas as dicas e o texto!

    • Realmente isso parece fazer sentido, me chamou muito a atenção esse comentário e espero colocar em prática. Nem tudo podemos controlar, mas encontrar a chave do problema e queationá- lo deve ser um grande começo.

  4. Um amigo tem pensado mito negativamente….Diz que por sermos seres humanos,Temos que esperar dias piores que o de hoje…Isso é normal Dra?

    • Olá, infelizmente não. Todos nós temos pensamentos negativos e assim como os pensamentos positivos devem ser cultivados, os negativos devem ser evitados. Você pode oferecer pra ele que busque ajuda terapêutica voltada para o autoconhecimento. Abraços

      • Boa Noite faço tratamento de depressão a 14 anos não desejo isso para ninguém passo mau do nada sinto tristeza coração acelerado tremores fraqueza tonturas sensação muito ruim misericórdia

  5. Sou Alexandre de Taboão da serra s.p, também tenho muitos pensamentos ruins, mi culpo di tudo ruim ki aconteça perto de mim, fico pensando. isso tá aconteçendo porque voçe errou no passado i tá pagando agora, isso é normal?

    • Olá, não é normal, pode ser sintoma de Autossabotagem inclusive. Busque um psicólogo especializado para entender seu caso e dar o diagnóstico e tratamento adequado. Abraços

  6. Olá, quero deixar, os meus momentos de tormentos que estão ligados ao meu passado, quando era adolescente, fui um cara muito ligado em pornografia, e sexo era tudo pra mim, pensava constantemente em estar praticando, vivia em boates e so sentia mais prazer pagando as mulheres que se prostituiam, e nessa busca frenética acabei me relacionando com gays, hoje sou casado e não consigo apagar da minha mente isso que pratiquei no passado, a pinto de tomar a minha mente quase que comoretamente, há até pensei em tirar a minha vida pois não sai da minha mente, a única coisa que me deixa mais livre nesses momentos e que eu sempre fui ativo, não sou bisesual mais tenho até nojo de mim por ter praticado isso penso na minha família, esposas e filhas Como agiriam se soubesse disso, com posso me aceitar tirar isso de dentro de mim, preciso muito de ajuda e também de Deus.

    • Olá, o sentimento de culpa e arrependimento é normal nos seres humanos, porém quando sentido com frequência é necessário dar a devida atenção. Busque ajuda terapêutica focada em autoconhecimento para conseguir lidar com essas emoções e sentimentos. Abraços

  7. Olá. Meu amigo tem pensamentos que tomam conta da mente dele e o faz não conseguir ter uma vida normal. Ele pensa que se não fazer as mesmas coisas todo dia ele vai morrer, e ele tem esse mesmo pensamento de achar que vai morrer em relação a várias coisas que ele vai fazer ou vem na cabeça que não deve fazer por esse pensamento que citei. E também tem vários pensamentos que dizem coisas que não fazem parte da pessoa que ele é, por exemplo: “vc se acha melhor do que os outros” “vc está desrespeitando fulana”. São coisas aleatórias que incomodam muito ele. Isso é normal?

    • Olá, infelizmente não é normal. É necessário que ele busque um psicólogo especializado para entender profundamente o caso dele e aplicar o tratamento adequado. Abraços

      • Olá, já fiz tratamento de transtorno de ansiedade depressiva e desde o ano passado venho tendo maiores dificuldades de sono e concentração, medo de que tudo o que venha fazer saia errado, irritabilidade, desconfiança de tudo, dificuldade de conduzir os afazeres, e ultimanente mais víciado em jogos achando que seria a saída, isso tem destruído minha vida profissional e social. Posso ter entrado em estado de piora ou está com outro transtorno associado? Obg

        • Olá, pode sim, pois a depressão e ansiedade tende a aumentar com o tempo quando não há o tratamento adequado. Busque ajuda especializada. Abraço

  8. Tenho medo de tudo sou muito triste nada me agrada tenho muito medo de ficar doente uma dor nas costas já penso que é doença ruim .tudo acho que vai dá errado não tenho fé em nada é não acredito em nada só em Deus. Me ajudem por favor Não sei como posso ser tão atormentada o dia todo me ajudem por favor

    • Olá, pensamentos negativos são comuns, porém quando temos com frequência devemos buscar ajuda especializada para lidar com eles pois podem nos destruir emocionalmente, busque ajuda o quanto antes. Abraços

  9. So tenho pensamentos negativos.o problema è que quando eles veem nao consigo me lembrar das dicas.da um apagao

    • Olá, compreendo como se sente. Daí a importância do processo terapêutico para fixação das técnicas para lidar com esses sentimentos quando acontecer, mas enquanto não consegue ajuda especializada, tente exercitar as dicas do texto. Abraços

  10. Ultimamente ando com medo de conviver com as pessoas, evito contato e isolo de todos.Com medo de alguém dizer algo ruim e eu não me defender e ficar remoendo aquilo dentro de mim por muitos dias.Cada dia que passa busco afastar de todos.Além dos pensamentos que não sou normal.Que sou diferente das pessoas.Isso me aflige demais.

    • Olá, compreendo como se sente e não é normal que você se sinta assim na maior parte do tempo. Busque ajuda e não isole pois, eventualmente, esses sentimentos podem ter a ver com depressão, por exemplo. Abraços

  11. Oi doutora , ultimamente ando tendo pensamentos pessimistas em relaçâo
    a mim mesmo e assim o stress me consome , como posso resolver ?

    • Olá, você deve buscar ajuda especializada, para que o psicólogo entenda a raiz desses pensamentos e forneça ferramentas para que você aprenda a redirecionar esses pensamentos. Abraços

  12. Oi bom dia Como posso melhorar definitivamente dos pensamentos suicidas q me atormentam ? Estou sofrendo muito com isso. Quando não é com o meu filho é comigo, estou a ponto de enlouquecer.

    • Olá, esses pensamentos precisam ser identificados e transformados, a terapia mais indicada para esse tipo de demanda é a TCC que dará ferramentas para transformar esses pensamentos negativos. Abraços

  13. Tomada por pensamentos negativos, sofrendo com consequências de possíveis decisões que acho que devo tomar. Choro fácil e rotineiro, muito nervosa e nestes momentos tenho taquicardia, dificuldade p respirar, dor no peito. Preciso me livrar disso p cuidar dos meus filhos.

    • Olá, eu compreendo como se sente. Busque ajuda especializada para se cuidar e ter mais qualidade de vida. Abraços

  14. Tenho muitos pensamentos negativos em relação a quase tudo, tipo “ se meu filho sai de carro ou de moto “ lá vem o pensamento de acidente, se vou viajar a mesma coisa, meu pai foi internado lá vem o pensamento de que ele pode perder a vida, e assim todos os próximos pensamento das possíveis consequências vem junto , uma infinidade que me desgasta muito , as vezes consigo identificar e mudar o foco porém nem sempre .

    • Olá, compreendo como se sente! Muitas vezes, a origem dos pensamentos negativos está justamente nos problemas e medos. A melhor maneira de eliminar estes fatores é encarando. Busque ajuda especializada. Abraços

  15. Boa tarde, meu nome é suzani sou casada tenho 1 filho .tive uma crise de pânico no trabalho foi muito ruim Presciso de ajuda .eu tenho medo , das coisas que estão acontecendo no mundo , vem muitos pensamentos negativos me da um desânimo do nada as veses , sinto muito sono será que é normal até no trabalho.

    • A crise de pânico pode se apresentar de diversas formas. Cuide da sua saúde mental. Busque o auxílio de um profissional.

  16. Estou tendo crise de tristeza, revolta, por ter sido enganada e traída, mas já fazem 6 meses que me separei e não consigo aceitar o que meu ex marido fez comigo, hoje ele já está casado de novo e isso me revolta, é 24hs co. isso na cabeça, ele me abandonou com um bebê de 6 meses e não faz questão do filho,é uma sensação de horrível, me sinto só com mei filho, isso tá afetando minha relação com meu filho, fico sem paciência, por que não consigo aceitar uma pessoa ser feliz fazendo mal aos outros. Isso é normal. Preciso de ajuda.

    • É um momento realmente muito delicado. Sugiro fortemente que você busque o auxílio de um psicólogo para trabalhar estas questões e ressignificar esses sentimentos e emoções. Será importante para você e para o seu filho. Cuide da sua saúde mental.

  17. Boa noite,tenho muitos pensamentos negativos principalmente em relação ao meu casamento,fui traída e agora sempre acho que ele vai me trair de novo isso me deixa muito triste e angustiada ,tenho depressão e choro muito não tô aguentando mais isso parece que vou enlouquecer.

    • Compreendo que você esteja vivenciando uma situação delicada. É importante você respeitar os seus sentimentos, pois cada pessoa leva um tempo para ressignificar esses eventos. Converse com ele sobre a maneira como você se sente, sobre as suas inseguranças e medos. O diálogo é importante neste momento.

  18. Estou perdendo.muito o sono e acordando com pensamentos negativos coração acelerado uma dormência.no rosto as vezes nos pés isso pode ser ansiedade.

    • Olá, sim, são sintomas de crise de ansiedade e pânico. Agende uma primeira consulta com um profissional de psicologia para ter o diagnóstico e tratamento adequado. Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *