Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Como o humor pode aliviar o estresse do COVID-19

Como o humor pode aliviar o estresse do COVID-19

Não há problema em rir, mesmo durante uma pandemia. Na verdade, isso pode ser até positivo. Gostaria de saber como? Leia nosso artigo!

Todos ouvimos o ditado popular: “Rir é o melhor remédio”. Mas esse tipo de pensamento se aplica a algo tão sério quando estamos vivenciando uma uma pandemia global?

A maioria dos psicólogos diria que sim. O humor ajuda as pessoas a recuperar seu senso de poder em uma situação impotente e as ajuda a se conectar com outras pessoas — duas coisas que perdemos durante essa pandemia.

E, embora não exista nada de particularmente engraçado no que estamos passando, a ciência sugere que memes, vídeos malucos do TikTok e citações on-line podem ser exatamente o que precisamos para aliviar o medo, a ansiedade e a tristeza que estamos tendo que lidar diariamente.

Até a solidão, que se tornou tão esmagadora quanto a própria pandemia, ameaça dominar as pessoas todos os dias.

Claramente, precisamos de algo para aliviar a carga de estresse que estamos enfrentando. E o humor poderia ser exatamente o que o médico ordenou.

Como as pessoas se beneficiam de rir

Obviamente, a seriedade do COVID-19 não é motivo de riso. Infelizmente estamos vendo pessoas morrerem todos os dias. Ou ficando confinadas em ambientes médicos. Mas todos precisamos encontrar uma maneira de lidar com os perigos e as limitações que estamos enfrentando.

Para alguns, a resposta pode ser risada. De fato, o riso ativa importantes hormônios do bem-estar no cérebro, além de reduzir os hormônios que estão relacionados ao estresse, como o cortisol.

O riso também aumenta o número de células produtoras de anticorpos que temos trabalhando em nossos corpos. Além disso, aprimora nossas células T, que estão no centro da imunidade adaptativa e ajudam a personalizar nossa resposta imune. Tudo isso equivale a um sistema imunológico mais forte.

O bom-humor beneficia o estado físico e psicológico de uma pessoa. De fato, estudos mostram que o bom-humor tem a capacidade de aliviar a dor, melhorar as emoções positivas, regular o estresse, afastar o sofrimento e melhorar as comunicações interpessoais.

Valor Consulta Psicóloga Bárbara






Não quero informar nome ou e-mail





Há também uma liberação física que surge através do riso. É um tipo de sentimento de limpeza que afeta os indivíduos, tanto física quanto emocionalmente. A maioria das pessoas se sente muito bem depois de rir. Muitas pessoas relatam que sentem que um peso foi tirado de suas costas.

E, em um momento em que muita coisa está nos sobrecarregando, pode ser muito terapêutico envolver-se em atividades engraçadas e de boa índole, e esse também é papel do psicólogo. Por isso acompanhe algumas dicas de como manter o bom humor durante a pandemia.

Maneiras de adicionar bom-humor e riso à sua vida

O riso é uma ferramenta fácil e gratuita de gerenciamento do estresse, que pode ser usada por qualquer pessoa para aliviar o humor e melhorar a saúde mental. Aqui estão algumas maneiras de adicionar um pouco de humor à sua vida durante esse período desafiador.

1. Inscreva-se e acompanhe canais engraçados do YouTube

Não há nada mais engraçado e até terapêutico do que assistir a vídeos de animais de estimação fazendo bobagens, não é mesmo? Até vídeos de bebês fazendo coisas tolas podem ser divertidos.

Portanto, se você estiver um pouco triste e quiser rir, faça login no YouTube e pesquise “vídeos engraçados”. Você certamente encontrará algo que vai fazer você rir.

Ou então, você pode se inscrever em YouTubers regulares que ganham a vida fazendo os outros rirem. Em seguida, você terá um fluxo regular de vídeos engraçados prontos em sua página inicial.

2. Assista Comediantes Online

Inúmeros são os comediantes online que estão produzindo conteúdos engraçados. Mesmo com as medidas de distanciamento social em vigor, muitos ainda estão lançando material novo.

3. Compartilhe histórias antigas e engraçadas

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Nada é melhor do que compartilhar histórias sobre tempos engraçados. Seja no Skype, Zoom ou FaceTime, é divertido lembrar dos velhos tempos e rir das coisas tolas que você fez.

Além disso, compartilhar essas histórias antigas ajuda a fortalecer os laços e lembra o quanto você deve ser grato.

Portanto, da próxima vez que estiver conversando com um amigo ou membro da família, compartilhe uma história. É certo trazer um sorriso para todos, com certeza.

4. Conte piadas

Não há nada melhor do que piadas. Até mesmo as mais sem graça… Portanto, se você quiser rir de seus filhos ou fazer seus colegas rirem durante a próxima reunião do Zoom, faça uma rápida pesquisa nas piadas e veja o que você pode fazer.

Ou talvez você possa ter um concurso entre os membros da sua família para ver quem pode contar a melhor piada todas as noites no jantar. Um bom trocadilho também é sempre uma maneira de fazer alguém sorrir.

5. Jogos engraçados

Se você estiver em casa com os membros da família, tente jogar um divertido jogo de tabuleiro com eles. Não leva muito tempo para que todos se esqueçam do estresse da vida cotidiana quando você está envolvido em um jogo de perguntas ou de imagem em ação.

Até jogos como Banco Imobiliário podem aliviar o humor e trazer um pouco de risada para sua casa.

6. Crie ou assista a vídeos do TikTok

O TikTok é um dos aplicativos de redes sociais mais populares do mercado. E, durante essa pandemia, as pessoas estão se dedicando a criar seus próprios vídeos engraçados, desde ficar em casa até a falta de papel higiênico.

Os Psicólogos

Conheça a equipe de psicólogos do nosso consultório. Confira o perfil e área de atuação de cada profissional.

A EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Enquanto isso, o TikTok criou adesivos de doações que permitem aos criadores on-line arrecadar dinheiro para ajudá-los durante o coronavírus

O humor é o mecanismo de enfrentamento interno da humanidade que nos distrai da dificuldade da situação em que vivemos e nos permite liberar alguma tensão acumulada. É um tipo de armadura mental que nos permite gerenciar o incontrolável.

Então, vá em frente e ria desses vídeos engraçados de animais de estimação ou ative uma reprise dos vídeos mais engraçados do seu humorista favorito.

Uma risada boa, daquelas de doer a barriga, pode ser exatamente o que você precisa para aliviar o estresse e se sentir melhor nesse momento.

Quem leu esse texto também se interessou por:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana F. Brotto

CEO do consultório Psicologo e Terapia. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *