Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Como os idosos podem encontrar felicidade durante a pandemia

Como os idosos podem encontrar felicidade durante a pandemia

Confira essas dicas para ajudar os idosos a serem felizes e aproveitar a vida enquanto distanciam socialmente.

O distanciamento social tem durado mais do que muitos de nós esperávamos. Os idosos foram extremamente afetados pelos efeitos do COVID-19, correndo grande risco. Por isso, é provável que eles continuem isolados e mantendo distância de todos enquanto alguns de nós, lentamente, voltamos ao “normal”. 

A desvantagem do distanciamento social é que ele aumenta a solidão e o isolamento entre um grupo de pessoas que já estão em risco de isolamento social — adultos mais velhos e, mais especificamente, idosos com doenças crônicas, afirmam os psicólogos.

Qual o risco de isolamento social?

pesquisas bem estabelecidas que vinculam o isolamento social e a solidão a um risco aumentado de:

  • pressão alta;
  • doenças cardíacas;
  • sistema imunológico;
  • Enfraquecido;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • declínio cognitivo;
  • Demência;
  • e até morte. 

De acordo com o National Institute on Aging, “As pessoas que se encontram inesperadamente sozinhas devido à morte de um cônjuge ou parceiro, separação de amigos ou família, aposentadoria, perda de mobilidade e falta de transporte estão em risco particular”.

Por outro lado, as pessoas que se envolvem em atividades produtivas significativas com os outros tendem a viver mais, experimentam um humor melhor e têm um senso de propósito na vida.

É por isso que é essencial conhecer estratégias para ajudar os idosos a permanecer mentalmente bem e “socialmente” ativos durante precauções prolongadas de distanciamento social. É papel do psicólogo ajudar e essas dicas podem ajudar nossos idosos durante a pandemia do novo Coronavírus.

1. Fique conectado com amigos e familiares

Valor Consulta Psicóloga Bárbara






Não quero informar nome ou e-mail





Uma das melhores maneiras de se manter mentalmente bem em tempos de incerteza é permanecer conectado às pessoas significativas de nossas vidas. Quando nos deparamos com a incerteza, o conforto de um relacionamento íntimo oferece tranquilidade e segurança.

Com o distanciamento social, os idosos podem não ser capazes de ver seus entes queridos pessoalmente, mas com a tecnologia moderna existem várias formas de se manter conectado.

Por exemplo, o FaceTime (iPhone), WhatsApp e Zoom, todos têm opções de videochamadas. Se essas opções parecerem fora de alcance, existe ainda a opção de telefonar, tradicionalmente!

2. Mantenha uma rotina diária

Durante a pandemia do novo Coronavírus, uma rotina pode ajudar a trazer um pouco de ordem ao caos. Uma rotina diária significa que você basicamente realiza atividades semelhantes na mesma hora todos os dias. 

Uma rotina diária oferece muitos benefícios: ajuda a proporcionar uma sensação de segurança e previsibilidade, reduz o estresse e a ansiedade e tem o benefício adicional de ajudá-lo a dormir melhor à noite.

3. Mantenha uma dieta saudável

Uma dieta saudável é essencial para manter a saúde física e mental. Uma dieta saudável ajuda nossos órgãos a funcionarem da melhor maneira possível, a manter nossa memória e capacidade cognitiva, a gerenciar condições crônicas (como pressão arterial, diabetes, câncer etc.), ajuda a fortalecer o sistema imunológico e promove músculos e saúde óssea.

4. Mantenha-se fisicamente apto

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Muitos idosos fazem aulas regulares de ginástica em uma academia. Com o distanciamento social, no entanto, essas opções podem não estar disponíveis. Você não precisa jogar a toalha. Existem muitas opções para manter-se fisicamente apto em casa. Aqui estão algumas idéias:

  • Dê um passeio ou uma caminhada (evite locais com muita circulção).
  • Aumente os pneus, coloque um capacete e faça um passeio de bicicleta.
  • Estique ou faça ioga na sua sala de estar. 

5. Obtenha ar fresco

Distanciamento social não significa que você precise ficar em sua casa com as janelas fechadas. Ar fresco e luz solar são essenciais para manter o bem-estar físico e mental. Aqui estão algumas ideias para respirar ar fresco e, ao mesmo tempo, manter distância de outras pessoas:  

  • Dar um passeio.
  • Leia um livro no quintal.
  • Cuide do jardim.

6. Limite a entrada de notícias a duas fontes confiáveis

Ser pego pelo frenesi de notícias sobre o novo Coronavírus pode ser esmagador e causar estresse e ansiedade desnecessários. Limitar a quantidade de tempo gasto na frente de mídias pode ajudar. 

7. Gaste tempo com um hobby

Os Psicólogos

Conheça a equipe de psicólogos do nosso consultório. Confira o perfil e área de atuação de cada profissional.

A EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Hobbies não apenas ajudam a passar o tempo, mas também reduzem o estresse, o risco de depressão e melhora a qualidade de vida. Você pode aprender um idioma com cursos online, experimentar receitas gourmet, fazer terapia ou trabalhar na genealogia da sua família. Ao começar, tome cuidado para não exagerar. Comece com uma ou duas atividades e veja como elas vão. 

8. Projetos completos em sua casa

Você está adiando a limpeza daquele armário ou garagem? O distanciamento social oferece a oportunidade perfeita para concluir as tarefas domésticas que você está adiando. Apenas se lembre de quantas viagens à loja você precisará fazer e acompanhe seu ritmo (devagar e sempre vence a corrida). 

9. Estimule sua mente

Manter seu cérebro estimulado é importante durante o distanciamento social. Está faltando o seu clube do livro? Você pode ler o seu livro mensal e configurar uma videochamada com seus amigos do clube do livro para se reunirem online. Quer saber como manter sua partida semanal de xadrez? Ligue para um velho amigo e veja se ele está disposto a uma partida de xadrez por telefone.

10. Tente algo novo!

Como Escolher seu Psicólogo

Nesse guia completo você vai conhecer tudo sobre psicólogos e psicoterapia. A escolha do psicólogo certo para você envolve diversos fatores. Descubra aqui.

COMO ESCOLHER O SEU PSICÓLOGO

Distanciamento social você está assistindo mais TV do que o habitual? Faça uma pausa na TV e ouça um podcast. Os podcasts são essencialmente programas de rádio online que variam de educacionais a divertidas. E (bônus) eles geralmente são gratuitos. 

Espero que essas dicas ajudem os idosos a encontrar o bem-estar no meio da pandemia do COVID-19 e ofereçam lembretes úteis para continuar a viver a vida ao máximo, mesmo mantendo um metro e meio de distância.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos com dicas que irão ajudar você a melhorar sua vida.

Quem leu esse texto também se interessou por:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana F. Brotto

CEO do consultório Psicologo e Terapia. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *