Newsletter Gratuita
Assine Aqui

A depressão em idosos: 5 dicas de como cuidar

A depressão em idosos: 5 dicas de como cuidar

A depressão em idosos é um grande problema que acomete a nossa atualidade. Veja dicas de como lidar com ela.

O Brasil é um país cuja população está cada vez mais madura. De acordo com dados do IBGE, em 2060, um em cada quatro brasileiros terá mais de 65 anos. Atualmente a população idosa já soma cerca de 30,2 milhões de pessoas.

E, diante desse cenário, engana-se quem pensa que indivíduos dessa idade não precisem da ajuda de psicólogos e, muito menos, que não podem ser acometidas por doenças psicológicas, como a depressão em idosos.

Motivos comuns para a depressão em idosos

A terceira idade, também chamada de idade de ouro, consiste em período da vida que pode ser solitário para muitos idosos, principalmente quando os familiares não estão tão presentes como de costume.

Junto ao sentimento de exclusão, pode reinar outros tipos de estados e pensamentos, como a sensação de incapacidade frente a dificuldades motoras ou problemas de saúde e, até mesmo, dificuldades em lidar com outras perdas, como de amigos ou dos próprios companheiros, por exemplo esposa e marido.

>>> O processo de luto pode gerar depressão?

Para além disso, a depressão em idosos pode ser uma resposta às situações pelas quais a pessoa está passando e deve ser devidamente tratada, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do idoso.

5 dicas de como cuidar da depressão em idosos

É possível recorrer a algumas atitudes que podem não apenas diminuir sentimentos negativos e a depressão em idosos, mas também ajudá-los a lidar com algumas dificuldades e inseguranças pertinentes a fase da vida.

É papel dos psicólogos ajudar as pessoas. Por isso, separamos algumas dicas para aprender a lidar com a depressão em idosos.

1. Dê atenção

Uma das maiores reclamações da terceira idade é a falta de atenção dos filhos e netos. Quem nunca escutou algo assim por aí? Desse modo, uma das maiores atitudes que os familiares podem desenvolver frente a quadros depressivos em idosos é cuidar.

Visite, dê atenção, converse, pergunte sobre o dia da pessoa, escute suas histórias e, para além disso, reserve um tempo do seu dia para passar com seu ente querido.

2. Tenha tempo de lazer

Muitos idosos acabam ficando presos em suas casas, seja por conta de dificuldades motoras ou problemas de saúde. Entretanto, passar muito tempo em um mesmo local sem muitas atividades pode ser prejudicial a saúde mental.

Desse modo, uma dica valiosa é: tenha tempo para lazer com seu ente querido. Planeje atividades, como um passeio no parque, piquenique, jantares e almoços fora de casa, compras, cafés e outras atitudes semelhantes para quebrar a rotina e plantar memórias felizes em um período delicado.

3. Permita que o idoso faça as coisas que gosta

Como Escolher seu Psicólogo

Nesse guia completo você vai conhecer tudo sobre psicólogos e psicoterapia. A escolha do psicólogo certo para você envolve diversos fatores. Descubra aqui.

COMO ESCOLHER O SEU PSICÓLOGO

Como sabemos, a terceira idade pode vir acompanhada de uma série de problemas no corpo, como de saúde e dificuldades para locomoção. Entretanto, com os cuidados e tratamentos corretos, isso não é motivo para que o idoso se afaste das atividades que gosta de fazer.

Por isso, deixe que o seu ente querido ocupe a mente com pequenas funções do dia a dia que trazem algum tipo de prazer a ele. Além disso, é válido despender um tempo para ensiná-lo novas tarefas e, até mesmo, conhecimentos, como aprender um novo idioma ou tocar um instrumento.

4. Não deixe o idoso sozinho por grandes períodos

A solidão é um dos maiores vilões quando falamos da depressão em idosos. Por esse motivo, é essencial que os familiares se organizem e revezem para não deixar a pessoa sozinha por grandes períodos.

Como também, a companhia e ajuda de um familiar pode evitar diversos acidentes, como quedas e queimaduras, comuns nessa idade e geralmente providos pela dificuldade de locomoção.

5. Não ignore o acompanhamento psicológico

A depressão em idosos ou em pessoas de qualquer faixa etária não tem cura. Entretanto, há tratamentos que podem melhorar de modo significativo a qualidade de vida do indivíduo acometido. Por isso, é essencial que a pessoa realize o devido acompanhamento com o profissional indicado. 

Os tratamentos geralmente consistem na combinação de psicoterapia, que possuem a função de diminuir a ansiedade, ajudar com o sono ou outras dificuldades que a pessoa apresente. 

Cuidar da saúde mental é uma necessidade da sociedade atual, independentemente da idade. É necessário desacelerar de vez em quando, dar um tempo para si, realizar tarefas benéficas para a saúde, manter uma alimentação equilibrada, priorizar noites bem dormidas e atividades físicas.

Pequenos gestos no dia a dia podem ser cruciais para evitar ou cuidar das doenças psicossomáticas, como a depressãoGostou do texto? Entao leia também: Como lidar com pais idosos?

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Depressão: um guia completo desde os sinais, sintomas até o tratamento

    Depressão Psicólogos
    Psicólogos especialistas em depressão em São Paulo. Conheça os psicólogos que tratam depressão, leia dezenas de artigos e marque sua consulta pelo site
  • Ansiedade

    Ansiedade Psicólogos
    Psicólogos especialistas em ansiedade. Conheça os psicólogos que tratam ansiedade, leia dezenas de artigos e marque sua consulta pelo site
  • Angústia

    Angústia
    A angustia é um sentimento que incomoda e que muitas vezes tira o nosso sono. Mas há o que se possa fazer para atenuar o sentimento, tornando sua vida mais leve

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana F. Brotto

CRP 106524/06. CEO do consultório Psicologo e Terapia. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *