Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Sentindo-se desanimado? O que fazer

Sentindo-se desanimado

Seja por simplesmente “levantar-se com o pé esquerdo” ou passar por uma semana ruim no trabalho, são inúmeras as situações podem desencadear uma crise de desânimo.

Alguns psicólogos acreditam que o desânimo muitas vezes é confundido com depressão, mas ainda assim merece atenção.

Problemas relacionados ao desânimo

Ao sentir-se desmotivado, o indivíduo perde toda a perspectiva, ou esta fica distorcida – o pensamento vai mais e mais além, enfatizando todas as coisas que estão deixando-o descontente, psicologicamente preso.

Ignorar o estado de desânimo pode ser altamente prejudicial, levando a problemas como mau desempenho no trabalho ou relacionamentos comprometidos.

Quando se está deprimido por conta do desânimo, é preciso reavaliar sua vida como um todo e perguntar-se como o seu tempo está sendo gasto, e o que está sendo feito para nutrir a sua autoestima.

Inclusive, quando estamos desanimados, a tendência de tomar atitudes positivas e saudáveis para o nosso psicológico é ainda menor – uma bola de neve de desmotivação!

Dito isto, um dos primeiros passos para se sentir melhor é buscar apoio nos bons amigos e familiares. Eles podem lhe ajudar a fornecer uma validação importante sobre seus pensamentos sobre si mesmo.

O ânimo, ou motivação, é o processo que controla e mantém na linha diversos comportamentos humanos. Alimentar-se, exercitar-se, estudar, e perseguir um objetivo na vida, tudo requer ânimo. Todo mundo passa por momentos de desânimo de vez em quando.

Quem nunca ficou encarando a capa do livro sem coragem de abri-lo para estudar, passar longe da cozinha para não ter que lavar a pilha de louças, ou pular o dia de academia porque por alguma razão não está se sentindo bem – tudo isso e muito mais são sinais de desânimo.

Valor consulta atendimento online e presencial psicóloga Suliane






Não quero informar nome ou e-mail





Para algumas pessoas, problemas motivados pela falta de ânimo pode ter impacto negativo sobre a vida acadêmica, pessoal e profissional.

Notas baixas, amizades desfeitas ou demissão do emprego por falta de proatividade são consequências reais do desânimo, observadas por muitos psicólogos.

Descobrir a causa principal do desânimo é o primeiro passo para aprender a retomar seus comportamentos saudáveis.

Conheça as razões mais comuns que levam as pessoas a se sentirem desanimadas

Depressão

Um dos sintomas mais comuns da depressão é a anhedonia, que é a falta de interesse em realizar atividades, principalmente aquelas que um dia foram prazerosas. A depressão pode causar grandes estragos na vida do paciente.

Porém o tratamento e acompanhamento psicológico são imprescindíveis para uma melhora positiva no ânimo e produtividade do mesmo.

Medo do fracasso

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Isso pode ser explicado facilmente com a tradição Sul Asiática, onde os pais criam seus filhos exigindo atitudes perfeccionistas.

Esta cobrança extrema acaba levando crianças e adolescentes a acreditarem que cometer erros é considerado um “defeito”. Ou seja, o medo inerente do fracasso leva o indivíduo a evitar o trabalho ou qualquer outra atividade.

Em vez disso, pessoas com medo de falhar acham que é mais seguro não possuir objetivos do que tê-los, tentar alcançá-los e fracassar.

Baixa autoestima

Pessoas com baixa autoestima tendem a acreditar que não são capazes de ter sucesso, e praticam auto sabotagem com frequência.

Qual é o seu nível de:

ANSIEDADE
ESTRESSE
DEPRESSÃO
FAZER O TESTE

Perdem prazos, procrastinam, assumem múltiplas responsabilidades sabendo que não é possível realizá-las, ou dedicam o mínimo de esforço em ambas, para que assim, quando o projeto ou tarefa não for executado com perfeição, exista uma desculpa para tal – “estava envolvido em outras coisas”.

Desviar a responsabilidade pessoal por seus erros ajuda a preservar um delicado senso de si que acompanha a baixa autoestima.

Procrastinação

A procrastinação ocorre por uma variedade de motivos, incluindo sobrecarga, depressão, ansiedade ou medo de falhar, entre outros. Quando a procrastinação se torna um hábito, a motivação para perseguir os objetivos se extingue.

Estresse

O estresse esgota uma quantidade significativa da nossa capacidade cognitiva e emocional. Algumas pessoas lidam com o estresse evitando compromissos, ajudando a incutir o desânimo em seu próprio psicológico. A falta de sono devido ao estresse também pode afetar o ânimo.

Como lidar com o desânimo

Os Psicólogos

Conheça a equipe de psicólogos do nosso consultório. Confira o perfil e área de atuação de cada profissional.

A EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Atividades físicas, pausas frequentes para relaxar e manter a alimentação e o sono em ordem ajudam a melhorar o humor, a ansiedade e o estresse. Ao aliviar estes sintomas, sentir ânimo novamente fica muito mais fácil.

Se você se encontra incapaz de identificar o motivo do desânimo, ou sente que está sendo prejudicado demais no seu dia a dia, considere buscar ajuda de um psicólogo que possa lhe ajudar a encontrar a raiz do problema, bem como prover as ferramentas necessárias para combatê-lo por meio da psicoterapia.

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Thaiana Brotto

Thaiana Brotto é psicólogo e CEO do consultório Psicólogo e Terapia. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC. Registrada no Conselho Regional de Psicologia pelo número CRP 106524/06.

20 comentários em “Sentindo-se desanimado? O que fazer

  1. É horrível se desanimar, e perder o interesse por tudo
    Depois que fiquei desempregado, as coisas mudam tudo.
    Fico me sentindo inútil

    • Olá, realmente estamos passando por um momento difícil e compreendo seu sentimento. Uma dica é tentar cuidar do seu emocional nesse momento delicado e tentar descobrir algum hobby que te faça sentir útil até que novamente volte para o mercado de trabalho. Abraços

  2. tudo o que eu faço nunca ta bom, sempre erro, e jogam isso na minha cara, falam que estão sempre comigo pra tudo que precisar, mas agora não tem ninguém, tenho que esconder oq sinto pq vão dizer que é pra chamar atenção. Sempre me julgando por coisas que faço, não consigo mais, quero desistir, to com desanimo e falta de interesse em tudo que tenho que fazer, quero poder ficar sozinha, pois assim…talvez não fiquem me julgando sempre.
    isso acaba comigo sabe, fazer de tudo por alguém e esse alguém desafazer de você por conta de um pequeno erre o qual todos cometem, uma coisa que esqueço e pronto…não faço nada certo, só sei ficar no cllr, e que eu não faço nada de mais durante meu dia e que não tem motivo pra eu ficar mal.

    • Olá, o sentimento de tristeza constante não é normal e pode evoluir para uma depressão severa, busque ajuda de um profissional especializado. Abraços,

  3. Nunca pensei a chegar nesse ponto q estou hj primeiro perdi minha moto Depois meu carro ae depois perdi minha esposa minha mudança meu primeiro filho tbm nao conseguiu nascer depois perdi meu pai e acabei fazendo coisas erradas e agr toda Minha familia me odeia.. como nao desistir?

    • Olá, perdas fazem parte da vida e é possível de serem reparadas. Busque ajuda especializada em autoconhecimento para que consiga obter ferramentas para ter melhor qualidade de vida pra você e todos ao seu redor. Abraços,

  4. Me sinto inútil .Ao meu redor as pessoas apenas veem a si mesmos. acabei me isolando não consigo me abriri expressar o que sinto só sei q doi. A vida dói. As vezes tenh7o vontade de desistir . Nao tenho animo pra nada a vida as vezes perde o sentido. Insignificante para todos incapaz de administrar minhas coisas, ja nao durmo direito choro sem motivos pq algo deentro de mim me angustia. Sintto como se a vida tivesse parado pra mim. A minha força vem doo meu filho por ele aq estou. Desanafo

    • Olá, essa sensação pode ser normal se durar pouco tempo, caso ela persista durante muito tempo, busque ajuda especializada em depressão e autoconhecimento. Abraços

  5. Eu me sento sozinha não tenho mas amigos os meus familiares não liga p mim só quando realmente eles precisa de algo caso contrário não procura nem saber como estou eu Moro do lado deles todos pai mãe irmãos mas são só fofoca contenda aí resolvi me isola só fico dentro da minha casa com meus filhos não saio p nada só p paga conta ou ir na igreja mas não estou mas como eu era me sinto inútil as veses sou bruta d mas mas pq as pessoas não sabe fala comigo direito só vem com arrogância só trata bem quando precisa aí eu fico mas d meses tranca mesmo morando na casa do lado deles eu não vejo eles decidi fica sozinha ando estressada me sinto sozinha sinto q ninguém me ama tenho meu esposo mas ele é ótimo marido mas nada p mim anda bem e tenho dois filhos q são q tiro forças p viver meu dia a dia escondo minha tristeza p todos p não saberem pq em vez d ajuda vão me criticar então fico na minha

    • Olá, compreendo, para melhorar busque realizar tarefas que a deixam animada como atividades físicas, um novo hobbie com seus filhos, esposo e foque nas pessoas que te amam. O sentimento de desânimo pode levar a depressão e ansiedade, por isso, mudar os hábitos o quanto antes só trarão benefícios a você! Abraços

  6. Oi li os comentários para ver se me identifico com algum, e cheguei a conclusão de de todos eu tenho um pouco, tenho 56 anos acho que vivo depressivo desde a infância, sempre me senti inferior aos que estão ao meu redor, penso muito e não consigo me expressar, vivi a infância em pobreza extrema, pais separando-se quando eu tinha 9 anos fui atropelado por um caminhão aos 12 anos sofri varias fraturas expostas, sinto dores desde então, não sei oque e’ viver sem dor, aos 13 anos conheci o mundo das drogas bebidas e parecia que as coisas estavam melhorando, fiquei nessa vida até 17 anos quando sofri uma overdose e não consegui mais usar drogas, foi então que conheci a Jesus e as coisas melhoraram por alguns anos me casei tivemos dois filhos consegui vencer as dificuldades da vida, consegui realizar meu sonho de comprar minha casa própria que hoje esta paga, comprei minha carreta e tive coisas que jamais imaginei na vida, motos de alta cilindradas, cheguei a ter 3 de uma só vez, carros, fiz viagens pelo Brasil inteiro com meu caminhão, viagens de avião para o exterior, apesar de tudo isso sempre sentindo dores no corpo e na alma, a 6 anos tive que me afastar do trabalho para me tratar de hepatite c, então começou a mudar tudo, esse tratamento e’ horrível, usei os medicamentos por 2 anos, e iniciei acompanhamento psicológico e psiquiátrico, e venho fazendo desde então por isso não adianta dizer para procurar ajuda com profissionais, estou muito mau não sinto mais vontade de fazer nada na vida, não tenho desejos, vivo somente por não poder morrer por vontade própria devido ao conhecimento bíblico sei que não posso tirar minha vida, já comprei caminhão novamente para tentar trabalhar mas nao consegui, perdi a vontade de fazer tudo que eu gostava, agora sem trabalhar e forças para superar esse sentimento ruim, não sei oque fazer, as vezes choro do nada, me enfio debaixo da coberta e quero que o mundo acabe logo, o mais difícil e’ tentar não transparecer isso para minha família, eu de gostaria de nunca ter existido, sei que não deveria pensar assim mas e’ incontrolável, eu sinto muito mas assim esta minha vida e acho que ninguém pode me ajudar, a não ser Deus.

    • Não deixe de lado o acompanhamento que você já vem tendo com o psicólogo e o psiquiatra. Embora pareça, em alguns momentos, que os resultados não estão aparecendo, é um processo demorado, mas certamente trará mais tranquilidade e amenizará todas essas questões emocionais. Você não está sozinho!

  7. Oi. Como o colega acima , TB me identifiquei com os relatos .
    Tenho 36 anos , tenho depressão diagnosticada. Faço tratamento ..
    Sou cristã .
    Mas apesar de todos os esforços , perdi a vontade de viver , não tenho ânimo nem para arrumar minha cama .
    Fico deitada o dia inteiro . Não tenho vontade de estudar e trabalhar .
    Moro sozinha , não tenho filhos .
    Tento me animar , mas a sensação que tenho é de que estou em um buraco profundo , de onde não consigo sair .

    • Olá, compreendo seu momento. Caso sinta que a terapia não está dando resultado, considere passar em uma nova consulta com outro terapeuta de outra abordagem ou mesmo, ir numa primeira consulta com o psiquiatra. Com a metodologia e abordagem correta certamente o tratamento surgirá efeitos na sua vida. Abraço

  8. Oii Eu sinto muito desanimo choro constante tristeza eu estou nu relacionamento que nao vale mais a pena eu so estou ainda por causa do meus filho mas eu me sinto cada dia pior

    • Olá Ana, repense se vale a pena o desgaste emocional de estar em um relacionamento que te trás tanta tristeza, esses sentimentos a longo prazo podem te levar a depressão severa. Busque ajuda enquanto é tempo. Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *