Qual é o verdadeiro poder do pensamento positivo

Categoria dos serviços do psicólogo: ajuda emocional

Você sabia que o pensamento positivo é capaz de mudar completamente a sua vida, e para melhor? Leia o artigo e entenda o poder do pensamento positivo.

Pessoas saudáveis e felizes pensam sobre o que querem e como conquistar seus objetivos na maior parte do tempo, afirmam os psicólogos. Diante disso, será que desenvolver uma atitude positiva pode realmente mudar toda a sua vida? Será esse o poder do pensamento positivo?

Quando você pensa e fala sobre o que você quer e como conquistar seus objetivos sente-se mais feliz e que tem um maior controle de sua vida. E, enquanto isso, seu cérebro libera endorfinas, que lhe dá uma sensação generalizada de bem-estar.

Mas o poder do pensamento positivo vai muito além disso. Leia o artigo e entenda o que o pensamento positivo pode fazer por você.

Como o pensamento positivo muda minha vida?

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo, para buscar ajuda emocional, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

Certamente todos nós já ouvimos a máxima “qualidade é mais importante que qualidade, não é mesmo? E, durante nossa vida, várias situações de nossa vida demonstram que ela é verdadeira, como, por exemplo, é mais importante ter poucos relacionamentos de qualidade que muitos. E isso vale também para nossos pensamentos.

>>> Veja também: Descubra seis formas de você alcançar o seu bem-estar

Com base em muitos testes psicológicos, as pessoas felizes parecem ter uma qualidade especial que lhes permite viver uma vida melhor do a maioria dos outros. E essa qualidade é o otimismo.

A boa notícia é que o otimismo não é um “dom” ou ainda “uma herança genética”, é sim uma habilidade. E da mesma maneira que qualquer outra habilidade, ela pode ser aprendida e aprimorada, afirmam os psicólogos.

Outra informação interessante é que, quando você diz para outras pessoas que é saudável e feliz, você passa a, genuinamente, se sentir da mesma maneira. E logo, o pensamento positivo vai lhe proporcionar os bons efeitos.

O poder do pensamento positivo

Os otimistas parecem ter maneiras diferentes de lidar com o mundo do que a maioria das pessoas. Primeiro, eles mantêm em suas mentes o objetivo que desejam alcançar e bem como traçam as maneiras de obtê-los. Além disso, os otimistas são claros sobre seus sonhos normalmente possuem a confiança de que irão realizá-los.

Em segundo lugar, os otimistas procuram ver o lado bom em todas as pessoas e situações. Quando uma situação vai mal, eles conseguem perceber o que há de bom nisso, seja em aprendizado, seja em conquistas concretas. Basicamente, otimistas enxergam o que é possível aproveitar em cada situação para alcançar seus objetivos.

O que sabemos é que, se está procurando por algo bom ou benéfico em uma pessoa ou situação, sempre a encontrará. E enquanto exercita tal atitude, você será uma pessoa mais positiva e alegre. E focada em conquistar seus sonhos. Ser otimista e direcionar sua vida para a felicidade, aconteça o que acontecer. E longe de ser uma fraqueza, como muitos querem fazer acreditar, trata-se de uma grande força de vontade.

“O otimista vê a oportunidade em cada dificuldade.” Winston Churchill

Os otimistas buscam a valiosa lição em cada revés. Ao invés de ficar chateado e culpar alguém pelo que aconteceu, eles assumem o controle sobre suas emoções, dizendo: “o que eu posso aprender com essa experiência?”. “O que posso aproveitar dessa situação?”.

Depois de aprender a pensar positivo, você notará mudanças incríveis ao seu redor. Seu cérebro vai começar a operar em um estado em que os hormônios do prazer (endorfinas) fluem livremente, tornando-o mais leve e feliz.

O pensamento positivo também proporciona um grande aumento na autoestima, que é muito importante para manter sua mente sadia e longe de transtornos psicológicos. Além disso, você se sentirá capaz de assumir novas tarefas e desafios fora de sua zona de conforto.

O pensamento positivo reduz nossas crenças limitantes, que nada mais são que freios para o nosso sucesso. Basicamente, quando o pensamento positivo se torna um hábito, sua vida inteira irá mudar.

Que tal desenvolver o poder do pensamento positivo? Então confira nossas dicas e comece agora mesmo a mudar sua vida.

Dica 1. Treine sua mente para ter pensamento positivo

Treinar sua mente para pensar positivo pode ser alcançado é bem simples, sabia? Sua mente costuma concentrar apenas em um pensamento por vez. Então, o que você precisa fazer é manter o foco nos pensamentos positivos, de maneira que a criar os mesmos caminhos neurais. Com o tempo, o pensamento positivo se torna um hábito.

Quando ocorrer uma situação ruim, lembre-se de que é a sua resposta que realmente determina o resultado. Sempre procure a resposta positiva ou lição otimista quando tais eventos acontecem.

Dica 2. Decida ser feliz

Resolva, a partir de agora, ver o seu copo de vida sempre meio cheio. Pessoas felizes agradecem pelas muitas bênçãos da sua vida, em vez de se queixarem das coisas que não têm.

Tente sempre perceber as boas intenções das pessoas que lhe cercam. Não somos perfeitos, mas acredite: a maioria das pessoas é decente, honesta e está tentando fazer o melhor que sabe. Quando você procura por algo bom em suas palavras e ações, você quase sempre encontrará alguma coisa.

Dica 3. Resolva ser alegre, não importa o que aconteça.

Olhar para o lado positivo é ainda mais importante quando as coisas dão errado. É fácil ser alegre quando tudo está indo conforme o planejado. Mas é quando você encontra contratempos inesperados e dificuldades que você demonstra a si mesmo e ao mundo ao seu redor, que tipo de atitude você realmente tem. E quem você realmente é. É na dificuldade que demonstramos e criamos nossa força interior.

Gostou do artigo? Então pode se interessar por esse também: Assertividade: Como manter relações saudáveis

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.