Mudar de profissão: tarefa simples?

Categoria dos serviços do psicólogo: crescimento pessoal, crescimento profissional
Mudar de profissão: tarefa simples com consultório do psicólogo em São Paulo

Em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo, boa parte das pessoas começa a vida profissional muito cedo e acaba optando por cargos que tragam uma melhor remuneração ou que estejam disponíveis no momento em que essas pessoas estão buscando uma profissão.

Depois, acabam se acomodando e continuam seguindo na mesma carreira por anos, até que começam a sentir-se incomodadas pela vontade ou necessidade de mudança. Mas saiba que trocar de profissão não é tarefa tão simples.

Ao contrário, pode até ser algo desafiador, arriscado e vir acompanhado de diversas dúvidas. E é em casos assim que vale buscar a ajuda de um psicólogo para lhe orientar neste momento difícil.

Se você é um destes que sentem que acordar pela manhã para ir ao trabalho está se tornando um fardo pesado, suas tarefas diárias não lhe proporcionam mais prazer e a insatisfação é uma constante, talvez esteja no momento de pensar em se reinventar profissionalmente. Mas, para isso, será necessário parar um pouco e fazer algumas considerações a respeito.

Avalie bem antes de tomar a decisão de mudar de profissão

Se você estiver procurando psicólogos em São Paulo, para questões relacionadas a crescimento pessoal ou profissional, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

O primeiro passo para evitar cometer um erro é fazer um planejamento e analisar bem sua carreira atual para descobrir o que realmente está levando-o a intensão de mudar de profissão.

Resgatar um sonho profissional adormecido por anos e que de repente volta a aflorar pode ser um dos motivos que o leva a querer trocar de carreira, mas você deve avaliar se realmente está na hora de realizar este sonho.

Autoconhecimento é muito importante nesta transição. É a partir dele que você saberá quais são as suas habilidades, pontos positivos, características a melhorar, qual a sua paixão, valores e objetivos. E, depois, terá uma visão maior e melhor da sua carreira e vida profissional.

Orientação psicológica é fundamental na transição de carreira

Procure um profissional capacitado, que possa lhe ajudar nesta transição. O psicólogo é especializado em comportamento e, à luz da Psicologia, pode orientá-lo na escolha da profissão mais adequada ao seu perfil, avaliando suas competências, objetivos, sonhos e habilidades. Assim, você terá mais segurança para desenvolver uma atividade que o leve à realização pessoal e profissional.

Rumo à nova carreira

Descoberto o rumo a seguir, conheça as principais características da nova carreira, os desafios, vantagens e desvantagens, limitações e tudo que for possível saber a respeito para confirmar se é realmente o que está buscando.

Depois, se aproxime da nova carreira e procure vivenciá-la. A experiência fará você constatar se realmente é esta a mudança que você quer colocar em prática.

Mas, não se iluda: não é porque você descobriu o que realmente quer seguir que tudo estará resolvido. Toda mudança gera desconforto e exige um período de adaptação. É preciso estar preparado emocionalmente e, o principal, financeiramente para este período. Lembre-se que resultados indesejados podem aparecer. Então, estando preparado, você não se frustrará.

h2 style=”clear:none”>Apoio da família

Se você tiver família, é importante envolvê-la nesta nova etapa. Afinal, ela também será impactada com estas mudanças. Estando ciente do que está acontecendo, os familiares estarão prontos para lhe dar todo o apoio necessário.

Mesmo encontrando a profissão que buscava e estando feliz, não deixe nunca de buscar novos desafios, conhecimento e crescimento profissional. Isso impulsionará sua carreira e o manterá motivado.

Quem leu esse texto também se interessou por:

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.