Sonhos parte 4 – O significado dos sonhos

Finalizando a série especial sobre sonhos (confira a parte 1, parte 2 e parte 3), vamos abordar agora um tema muito popular: o significado dos sonhos.

Por séculos a nossa civilização buscou por sentidos que explicassem o significado dos sonhos, isto porque tendemos a buscar uma razão lógica ou mitológica para cada acontecimento inexplicável em nossas vidas. Muitos acreditam que os sonhos são mensagens simbólicas que não são claras em nosso consciente, mas se analisarmos mais profundamente o momento atual em que vivemos, encontraremos alguma interpretação onírica que faça sentido.

Conheça quais são os sonhos mais frequentes e suas respectivas interpretações, segundo alguns estudiosos, psicólogos e psicanalistas.

Ficar nu em público

A maioria das pessoas em algum momento já sonhou que estava na escola, ou em algum evento social sem as roupas. Conheça os significados mais comuns para este sonho:

  • Você está escondendo um segredo
  • Você não se sente totalmente preparado para alguma situação que está para acontecer em sua vida
  • Se você está nu, porém ninguém percebe, a interpretação comum é que nosso temor é infundado.

Sonhar que está caindo

Você está caindo, caindo, caindo… e então você se acorda assustado. Este é um sonho muito comum, e acredita-se que simboliza insegurança e/ou ansiedade. Algo em sua vida pode estar saindo de seu controle. Outra interpretação é que você acredita que está falhando em algum aspecto de sua vida.

Sonhar que está sendo perseguido

Geralmente está relacionado à fuga de problemas ou situações críticas — o objeto do problema vai depender de quem o persegue no sonho. Pode ser um problema no trabalho, ou algo a respeito de sua própria mente ou ainda atitudes autodestrutivas (alcoolismo, drogas, compulsão alimentar ou sexual, agressividade, entre outros).

Sonhar que está realizando um teste (ou esquecendo-se de fazê-lo)

De repente você percebe que deveria estar fazendo uma prova, e então a pressa e o medo tomam conta do momento. Este tipo de sonho possui inúmeras variações — você não encontra o local da prova, sua caneta está falhando ou a prova está em branco — porém, com significados similares.

Especialistas afirmam que este tema geralmente significa que você está passando por uma avaliação, ou pelo menos tem a sensação de que está sendo testado — talvez esteja enfrentando um desafio do qual acredita não ser capaz de superar. Também pode significar que você está negligenciando algum aspecto da sua vida que merece maior atenção.

Sonhar que está voando

Pode simbolizar que você descobriu novas perspectivas em sua vida, ou ainda que você se sente forte e autoconfiante para buscar seus objetivos. Se no sonho você tem dificuldades para controlar o voo, talvez alguma coisa esteja o impedindo de alcançar suas metas por completo.

Sonhar que está correndo sem rumo

Pode fazer parte do sonho de perseguição. Se você tenta correr, mas suas pernas não se movem ou simplesmente você não sai do lugar (como se estivesse em uma esteira), significa que muitas tarefas e responsabilidades foram abraçadas e você não está sendo capaz de realizá-las.

Sonhar que seus dentes estão caindo

Os dentes representam o nosso senso de poder e nossa habilidade de comunicação. A perda de dentes nos sonhos está relacionada à incapacidade de se expressar ou se impor diante dos outros, ou pode também significar descontentamento com a própria aparência.

Esperamos que você tenha aprendido bastante com o nosso especial sobre sonhos e, caso identifique algum problema relacionado ao sono ou a sonhos perturbadores, agende uma conversa com um de nossos psicólogos. Estamos prontos para ajudá-lo.

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/101416)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.