Tecnologia e qualidade de vida

Categoria dos serviços do psicólogo: crescimento pessoal, crescimento profissional
Tecnologia e qualidade de vida com consultório do psicólogo em São Paulo

De vez em quando, uma nova tecnologia é lançada e provoca um impacto tão grande na sociedade que altera a maneira como as pessoas vivem e se relacionam.

Estas alterações de comportamento podem refletir em um considerável aumento na qualidade de vida da população – desde que a relação com os novos recursos seja equilibrada! Saiba mais:

Benefícios trazidos pelas novas tecnologias

A tecnologia trouxe uma série de benefícios que facilitam o dia a dia e contribuem para aumentar a qualidade de vida da população.

Descobertas científicas proporcionaram um considerável aumento na expectativa de vida, a internet leva praticidade e conforto às pessoas e softwares de gestão adicionam agilidade à rotina de organizações.

Se você estiver procurando psicólogos em São Paulo, para questões relacionadas a crescimento pessoal ou profissional, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

Se antes você deveria sair de casa correndo para pagar uma conta esquecida que está para vencer, hoje em dia basta acessar o seu banco pela internet e solucionar o problema em alguns poucos cliques. O tempo que sobra pode ser usado para passar mais momentos com a família e amigos.

Outro ponto que vale a pena citar em relação à internet é o fato de que esta tecnologia aproxima as pessoas. Pais e filhos que moram em países diferentes, por exemplo, podem se comunicar em chamadas de vídeo que têm pouco ou nenhum custo.

As redes sociais e comunidades virtuais também facilitam o encontro de pessoas que compartilham interesses. Novas e verdadeiras amizades podem ser construídas a partir de dispositivos como computadores e smartphones.

Existem inúmeros benefícios trazidos pelas tecnologias lançadas nos últimos anos. Quando bem utilizadas, elas facilitam – e muito – a vida das pessoas.

Quando o impacto é negativo

Novas tecnologias têm o poder de revolucionar a sociedade! Mas é preciso estar atento aos exageros. Os smartphones, por exemplo, mudaram a maneira como as pessoas acessam notícias e se comunicam com conhecidos.

Se, há alguns anos, as pessoas chegavam em casa e sentavam na frente de um computador para responder e-mails e interagir com amigos – virtuais e reais – atualmente, elas estão conectadas o tempo todo: no trabalho, na hora do almoço, na fila da padaria e no trânsito. Não é incomum ver uma mesa de amigos e perceber que todos eles estão com suas atenções voltadas para os seus aparelhos de telefone.

O vício na internet, e a dependência de aparelhos móveis com acesso à ela, podem ser perigosos para a saúde emocional e até física das pessoas. A busca por uma vida perfeita, que só pode existir no mundo virtual, pode levar à depressão, por exemplo.

Há ainda o estresse tecnológico e a ansiedade – provocada pela necessidade frequente de ver as últimas atualizações do Facebook e do Instagram e de checar e-mails e mensagens no WhatsApp.

É hora de procurar um psicólogo?

Se você sente que as novas tecnologias atrapalham a sua vida, pode ser hora de procurar ajuda psicológica. Um psicólogo pode ajudar a identificar exageros no uso de recursos, como a internet, e a buscar uma relação mais saudável com a tecnologia. É preciso estar atento a sinais como:

  • Sentimento de ansiedade provocado pelo afastamento de aparelhos que tenham acesso à internet.
  • Sentimento de vazio constante.
  • Busca por um ideal de beleza, ou até de vida, semelhante ao que amigos e webcelebridades compartilham nas redes sociais.
  • Estresse frequente.
  • Incapacidade de interagir ao vivo com outras pessoas.
  • Dificuldade de concentração.
  • Diminuição de atividades que proporcionam convívio social – deixar de ir a um bar com amigos, por exemplo, porque pode conversar com eles por WhatsApp

Se você se identifica com estes pontos, pode ser uma excelente ideia procurar ajuda de um psicólogo. Lembre-se: uma vida equilibrada é essencial para que você tenha dias mais saudáveis e plenos.

Quem leu esse texto também se interessou por:

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.