Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Chefes com a personalidade chamada Tríade Negra

Chefes com a personalidade da tríade negra

A chamada ‘tríade negra’ é a combinação de características da psicopatia, do narcisismo e do maquiavelismo. Descubra como identificar chefes com essa personalidade.

Um chefe com personalidade chamada Tríade Negra pode ser aterrorizante. Segundo os psicólogos, um chefe com a Tríade Negra apresenta traços característicos do narcisismo, do maquiavelismo e da psicopatia.

Traços de sadismo também podem estar presentes, o que faz com que essa pessoa com a Tríade Negra se mostre extremamente egoísta e não tenha empatia para com os seus subordinados.

Pessoas com personalidade da Tríade Negra têm o objetivo de conseguir cargos no qual exerçam o poder, nem que para isso precisem agredir, manipular e explorar quem está a sua volta. Para conseguir o que desejam essas pessoas são capazes de fazer qualquer coisa, incluindo atos criminosos.

No texto de hoje vamos explicar melhor cada aspecto da Tríade Negra. Acompanhe!

Aspectos da Tríade Negra

Narcisismo

Valor Consulta Psicóloga Rosana






Não quero informar nome ou e-mail





Segundo os psicólogos, o narcisismo é um transtorno de personalidade característico de pessoas que se mostram exigentes, orgulhosas, prepotentes, arrogantes e até mesmo egocêntricas.

Um narcisista precisa se sentir admirado e adorado. Porém, quando se sente ameaçado, pode se tornar abusivo. O narcisismo é hereditário e essa característica pode ser reforçada ou incentivada durante a infância.

Maquiavelismo

O maquiavelismo é a filosofia política descrita por Maquiavel no livro O Príncipe e explicita uma forma de governar. O maquiavelismo é a transmutação dessa filosofia em uma construção de personalidade.

Pessoas maquiavélicas são manipuladoras, cínicas, mentirosas e acreditam que qualquer ato é justificado para alcançarem os seus objetivos.

Ao contrário dos narcisistas, os maquiavélicos não se gabam exageradamente sobre as suas realizações. No entanto, são muito calculistas para cometerem atos cruéis principalmente quando há um ganho real que justifique tal ato.

Psicopatia

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

A psicopatia é um Transtorno de Personalidade Antissocial. Um psicopata pode criar uma “máscara social” capaz de esconder de todos quem realmente é.

Psicopatas são frios, calculistas, mentirosos patológicos e, por vezes, perigosos. Sua personalidade pode ser genética ou desenvolvida devido a uma infância traumática e abusiva. 

Os psicopatas conseguem entender instantaneamente as emoções de quem os cerca e usá-las a seu favor. Não têm nenhum problema em ferir os outros para conseguir o que desejam, ou seja, apresentam ausência de remorso ou culpa.

Sadismo

Como Escolher seu Psicólogo

Nesse guia completo você vai conhecer tudo sobre psicólogos e psicoterapia. A escolha do psicólogo certo para você envolve diversos fatores. Descubra aqui.

COMO ESCOLHER O SEU PSICÓLOGO

Os sádicos também fazem parte do Transtorno de Personalidade Antissocial. O nome sadismo deriva do Marquês de Sade, um filósofo francês cuja obra combinava filosofia com comportamentos sexuais violentos.

Os sádicos anseiam por crueldade. Nem todo o comportamento sádico está ligado ao desejo sexual, mas sim em infligir aos outros uma dor que os sádicos considerem exitantes.

Ao contrário dos psicopatas, os sádicos não são calculistas, tudo o que fazem é para satisfazer o seu prazer pessoal. 

Como identificar um chefe com a Tríade Negra?

A escala Dirty Dozen pode ajudar a identificar um chefe com personalidade da Tríade Negra. Cada item varia de 0 a 7 pontos, sendo 7 a escala máxima.

  1. Seu chefe engana ou mente para conseguir aquilo que deseja? Dificulta o crescimento profissional de quem está a sua volta?
  2. Seu chefe bajula os funcionários para conseguir o que deseja?
  3. Se mostra insensível para com os problemas dos outros?
  4. Explora os outros para conseguir o que quer?
  5. Espera receber favores especiais dos outros?
  6. Quer sempre ser o centro das atenções?
  7. Seu chefe manipula seus subalternos?
  8. Costuma realizar atos pouco morais?
  9. Deseja melhorar seus status social?
  10. Seu chefe não demonstra remorso?
  11. Gosta de ser admirado?
  12. É cínico?

Os Psicólogos

Conheça a equipe de psicólogos do nosso consultório. Confira o perfil e área de atuação de cada profissional.

A EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Quanto maior a pontuação, maiores são as chances que o seu chefe tenha a personalidade da Tríade Negra.

Conviver com um chefe que apresenta a personalidade da tríade negra é difícil e insalubre. Ele pode, inclusive, acabar adoecendo a equipe que comanda. É importante estar atento aos sinais e buscar apoio terapêutico quando perceber que o relacionamento é prejudicial.

Agora que você já sabe como identificar chefes com a Tríade Negra, que tal descobrir o que um psicólogo faz?

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • “Engolir sapo” no trabalho

    Engolir sapo no trabalho
    Engolir sapo no trabalho pode ser uma atitude que, em longo prazo, pode trazer malefícios graves para a saúde emocional, e até física, de um indivíduo.
  • Como lidar com conflitos no trabalho

    Como lidar com conflitos no trabalho
    Ao longo da carreira é inevitável deparar-se com alguns conflitos no ambiente de trabalho. Eles acontecem porque as pessoas são diferentes uma das outras.
  • Relação com o Trabalho

    Relação com o Trabalho
    O trabalho dignifica o homem, como dizia Max Weber. Mas até que ponto é saudável a preocupação com o trabalho? Uma perspectiva da Psicologia.

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana F. Brotto

CEO do consultório Psicologo e Terapia. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *