Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Gestalt Terapia: o que é e como funciona

Psicólogo que atende Gestalt

A Gestalt-terapia é um modelo de tratamento humanístico e experimental que foi desenvolvido nos anos 1940 como uma forma alternativa de psicoterapia.

Este tipo de abordagem feita pelos psicólogos é centrado na ideia de que tudo que nos rodeia e faz parte do ambiente em que vivemos está ligado ao modo como enxergamos o mundo, como nos posicionamos frente aos desafios e como vemos a nós mesmos.

Quando o paciente está em buscando ajuda de um psicólogo, muitas vezes se depara com termos específicos da Psicologia, como é o caso das diversas correntes de estudo.

Hoje, vamos apresentar uma dessas correntes: a teoria de Gestalt, bastante recente do ponto de vista histórico. Ela estuda a percepção e sensação do movimento, os processos psicológicos envolvidos diante de um estímulo e como o sujeito reage ao ser estimulado.

O que é a Gestalt Terapia?

Valor Consulta Psicóloga Marcela






Não quero informar nome ou e-mail





A terapia Gestalt parte do princípio de que o contexto afeta a experiência e, para entender como uma pessoa vive, se relaciona e encara a vida, é preciso compreender também o contexto em que está inserida.

Segundo a Gestalt, nenhuma pessoa pode ser puramente objetiva em suas falas e nas tentativas de demonstrar o que sente sem que o contexto seja ilustrado.

É por isso que se diz que a Gestalt-terapia se baseia em uma visão holística do indivíduo: tudo o que faz parte da sua vida é utilizado para compreendê-lo como um todo. Sem entender profundamente todas as partes que formam um indivíduo é impossível compreendê-lo em sua plenitude.

Como surgiu a Gestalt Terapia?

A psicologia Gestalt surgiu entre 1910 e 1912, na Alemanha. Apesar de os significados serem complexos, podemos dizer que “gestalt”, em português, significa “forma”, “configuração”. Ela foi fundada por Wertheimer, que tomou como objeto de estudo a análise e compreensão do movimento aparente.

Wertheimer fez experiências com dois pontos iluminados, acendendo e apagando as luzes no escuro, em intervalos de tempo variados, com diferentes velocidades. Ele chegou à conclusão de que o movimento percebido pelas luzes se dava como uma ilusão de ótica na mente do indivíduo.

Até hoje, a psicologia da Gestalt ainda é relacionada ao conceito de ilusão de ótica.

Como funciona a Gestalt Terapia?

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Seu enfoque clínico está no conceito de aqui e agora, levando-se em consideração aquilo que é apresentado como fenômeno no momento atual – sem negar o histórico do paciente. Esse conceito ajuda o indivíduo a ficar mais consciente de suas reações e ao que está acontecendo naquele exato momento.

Ela também se baseia nos conceitos de atenção e aceitação da experiência. Ter atenção, para a terapia Gestalt, significa ter um olhar atento a si mesmo, percebendo como estão seus sentimentos, suas emoções e reações diante do momento atual, para que não haja escapatória daquilo que se experimenta.

Não importa qual seja o sentimento percebido – raiva, tristeza, alegria, orgulho –, o indivíduo deve ter atenção, percebê-lo, compreendê-lo e, finalmente, aceitá-lo.

Em vez de tentar reverter os sentimentos ruins e transformá-los em bons, a Gestalt auxilia os pacientes a aceitarem aquilo pelo que estão passando porque, quando não o fazem, eles acabam reprimindo esse sentimento. Essa repressão causa muito mal-estar, podendo se manifestar até mesmo de forma física.

Psicólogos Gestalt

Outro conceito importante para essa abordagem é a responsabilidade. O indivíduo deve se comprometer e se responsabilizar pelo que faz, pelo que sente e como reage às suas experiências.

Sem espaço para colocar a culpa em outras pessoas, ele passa a se ver como único ou principal responsável por sua vida, o que o estimula a tomar o controle sobre ela novamente.

A psicologia da Gestalt pode ajudá-lo a se tornar mais independente e consciente do seu lugar no mundo. Ela não é indicada para tipo único ou específico de problema, podendo ser bastante abrangente ao oferecer uma grande ajuda para os pacientes.

Gestalt: a “terapia do agora”

Os Psicólogos

Conheça a equipe de psicólogos do nosso consultório. Confira o perfil e área de atuação de cada profissional.

A EQUIPE DE PSICÓLOGOS

A terapia Gestalt tem como um dos objetivos desenvolver a consciência do presente e da realidade do momento – e por isso também é tida como a “terapia do agora”.

Por meio das sessões com um psicólogo, é possível aprender a reconhecer sentimentos que estão suprimidos e a confiar em suas emoções, fazendo com que as necessidades e os sentimentos adormecidos despertem e você, assim, aprenda a lidar com eles. Com isso, o paciente ganha um novo sentido de autoconsciência.

No entanto, o fato de que este tipo de terapia foca no agora não quer dizer que experiências passadas não são relevantes no momento de o psicólogo tentar compreender o indivíduo.

Afinal, considerando que a Gestalt considera o paciente como um todo, é natural que tudo o que passou na vida dele seja importante para identificar questões que estão presentes nos seus conflitos atuais.

As experiências do passado podem ser retomadas nas sessões de terapia, mas o objetivo central do terapeuta será explorar os fatores que fizeram com que uma memória em particular seja lembrada.

A partir disso, o enfoque é entender como essa memória é trabalhada no presente e compreender como o passado influenciou a personalidade do indivíduo hoje em dia.

O mesmo ocorre com a perspectiva de futuro do paciente: ainda que importante para formar sua personalidade, a Gestalt-terapia ajuda, de fato, a estimular a vivência do momento presente, sem esperar ansiosamente por momentos futuros.

Como funcionam as sessões de Gestalt

Como Escolher seu Psicólogo

Nesse guia completo você vai conhecer tudo sobre psicólogos e psicoterapia. A escolha do psicólogo certo para você envolve diversos fatores. Descubra aqui.

COMO ESCOLHER O SEU PSICÓLOGO

Nas sessões de terapia em que o profissional usa essa abordagem, o psicólogo é encorajado a usar métodos variados e sem regra padrão de aproximação.

O foco é na relação entre o paciente e o terapeuta, no presente momento, no que ele está sentindo no “aqui e agora” e como reage aos eventos recentes, tanto de forma psíquica quanto física – já que o corpo físico e o mental estão conectados e expressões do corpo funcionam como formas de interpretar o que se passa na cabeça.

A terapia Gestalt ajuda a dar os primeiros passos em direção à autoconsciência e a conhecer seu próprio comportamento diante de determinadas situações.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Ansiedade

    Ansiedade Psicólogos
    Psicólogos especialistas em ansiedade em São Paulo. Conheça os psicólogos que tratam ansiedade, leia dezenas de artigos e marque sua consulta pelo site
  • Depressão: um guia completo desde os sinais, sintomas até o tratamento

    Depressão Psicólogos
    Psicólogos especialistas em depressão em São Paulo. Conheça os psicólogos que tratam depressão, leia dezenas de artigos e marque sua consulta pelo site
  • Psicoterapia

    Psicoterapia
    Psicoterapia em São Paulo. Conheça o processo psicoterapêutico e como são as sessões de psicoterapia do consultório que é localizado em São Paulo

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana F. Brotto

CEO do consultório Psicologo e Terapia. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *