Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Amor incondicional: qual o impacto dele no casamento

amor-incondicional-qual-o-impacto-no-casamento

Você procura por uma alma gêmea e pelo amor incondicional? Veja como isso pode afetar o casamento.

De acordo com a psicologia, a ideia romântica de amor incondicional é ampla. É difundido pelo conhecimento popular que o amor incondicional nos relacionamentos é algo nobre.

Cada pessoa quer ser amada do jeito que ela é, sem condições impostas, e no sentido de vê-las a si mesmas como capazes de conceder amor incondicional aos seus parceiros. Mas, de perto, esse tipo de amor, em uma definição mais restrita, é difícil de acontecer, veja por quê.

Significando o amor incondicional

Valor Consulta Psicóloga Bárbara






Não quero informar nome ou e-mail





Grande parte da questão do amor incondicional nos relacionamentos e no casamento é a sua falta de compreensão do que isso significa, afirmam os psicólogos.

A maioria das pessoas acredita no amor de uma mãe por um filho, e vice-versa, como um amor incondicional. Na verdade, tal tipo de amor não depende de outra fonte, além do próprio vínculo familiar.

Porém, no sentido mais puro, o amor incondicional, da forma como é visto, trata de se preocupar com a felicidade da outra pessoa sem qualquer preocupação consigo mesmo. Como se o amor incondicional pudesse ser recompensador sem a pessoa receber nada em troca.

Amor incondicional no casamento existe?

A pergunta do título pode ser respondida facilmente: sim, existe. No entanto, a questão principal é se o amor incondicional beneficia o casamento. Ou seja, se é um “amor saudável”.

Para se sentir seguro em um relacionamento durável, faz sentido que você precise saber que a outra pessoa não irá abandonar você. Em um quadro assim, a pessoa precisa confiar que o outro está comprometido em amar você incondicionalmente, não importando o que o futuro traga.

O problema é que essa definição dentro dos relacionamentos amorosos pode se esfacelar em inúmeras condições.

Por mais que se possa amar incondicionalmente uma pessoa tóxica, manipuladora, ou desonesta, isso é algo saudável para você? 

Para um tipo de amor mais forte e com estreitos laços possa continuar existindo, deve haver, antes de tudo, respeito mútuo, e não apenas declarações apaixonadas e demonstração de carinho.

No entanto, nada disso é impossível, se a pessoa acredita que ela encontrou o amor da sua vida. Quando se acredita amar alguém incondicionalmente, é importante observar os seguintes pontos:

  • Praticar a comunicação mais clara e aberta possível, para que ambas necessidades possam ser atendidas;
  • Expressar todos os seus sentimentos, os maus e os bons, para que haja uma transparência real entre o casal;
  • Não permitir que pequenos incômodos da vida se sobreponham ou saber lidar com as desavenças.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Assim, em um relacionamento, o amor incondicional significa enxergar além das disputas e conflitos das pequenas coisas da vida. Se você tem esse compromisso com os pontos acima, e seu amor é maior que essas coisas, você poderá ter mais confiança em acreditar no amor incondicional no casamento.

Na verdade, parece que o mundo de hoje é voltado para que as pessoas tenham amores condicionantes. Sejam pelas novas formas de interação, a vida em meio ao consumismo, valores e princípios que são facilmente aprendidos etc.

Descobrindo o amor incondicional

O verdadeiro amor, o mais maduro, deve vir sem amarras, primeiramente como um comportamento, e não como um sentimento. Este é o ponto de confusão que pode levar ao colapso dos relacionamentos amorosos.

A satisfação do amor incondicional deve vir do ato de se dar à outra pessoa, não do que você recebe em troca.

Ao ver estas definições e tipos de amor, se um relacionamento está machucando você mais do que seria o ideal, repense se sua relação deva continuar. Saiba que o amor incondicional é a aceitação total de outra pessoa, o que não significa tolerar abusos, negligência ou violências, quando isso acontece, o papel do psicólogo é ajudar, por meio da terapia.  

Os Psicólogos

Conheça a equipe de psicólogos do nosso consultório. Confira o perfil e área de atuação de cada profissional.

A EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Porém, como foi dito, hoje vivemos em um mundo condicionado e os relacionamentos terminam, se desfazem de maneira mais rápida e de forma efêmera. Todos as pessoas possuem seus gostos e necessidades diferentes, e isso pode sempre mudar com o tempo.

Assim, o amor surge de diversas formas e envolve níveis variáveis de compromisso e entrega. Provavelmente, o amor mais inequívoco de ser considerado como amor incondicional seja aquele de uma mãe para com o filho.

Em geral, as mães não se afastam de seus filhos. Mas mesmo esse amor tem limites, a qual podemos constatar na depressão pós-parto, e outras questões.

Enquanto o amor for ideal ele é incondicional, ou seja, no sentido de que não é afetado pelas condições da realidade, mas sim das aspirações. E é por isso que a natureza incondicional do amor ideal nos obriga a viver em uma certa ilusão.

Quem leu esse texto também se interessou por:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana F. Brotto

CEO do consultório Psicologo e Terapia. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *