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Vida equilibrada: 10 hábitos saudáveis para cultivar

Vida equilibrada: 10 hábitos saudáveis para cultivar

Uma vida equilibrada vai além do cultivo dos hábitos saudáveis que já estamos cansados de saber, como ter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos.

É preciso escolher levar um estilo de vida mais leve e sadio para a saúde mental, mesmo que isso signifique modificar drasticamente costumes e atitudes.

A importância de uma vida equilibrada

Ter uma vida equilibrada na atualidade é um desafio. O estresse, as notícias negativas, o estado da economia, os rumores da vizinhança, a criminalidade, entre muitos outros, são fatores que buscam tirar o nosso sossego.

Imagine só: depois do expediente, ao chegar em casa, em vez de descansar do dia atarefado você é bombardeado por fofocas de família e de amigos. Liga a TV e encontra uma série de notícias igualmente desanimadoras. O cansaço físico é tanto que você não tem vontade de sair para correr ou fazer sequer um alongamento.

Quando se tem filhos, é preciso dedicar um momento da noite para a socialização, ajudá-los com a tarefa ou participar de brincadeiras. Embora seja gratificante passar tempo com as crianças, esse tempo extra de atividade não deixa o corpo descansar.

Ambas essas realidades são comuns a milhares de brasileiros. Como achar tempo para cuidar de si mesmo nesses cenários?

Ter uma vida equilibrada significa encontrar um equilíbrio consistente entre a vida pessoal, profissional, social e espiritual, além de cuidar da qualidade dos pensamentos e emoções. É preciso manter a mente e o corpo saudáveis para evitar o esgotamento de ambos.

Dessa forma, você terá mais energia e disposição, seu humor ficará melhor e sua saúde mental será menos impactada perante acontecimentos pouco agradáveis. A longo prazo as consequências de uma vida tranquila (qualidade de vida + estado emocional tranquilo) são muito superiores as de uma vida estressada.

Como ter uma vida equilibrada?

Como dito, ter uma vida equilibrada é um desafio que requer esforço. No entanto, não é um feito impossível.

Valor Consulta Psicóloga Clarissa






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A maioria das pessoas cultiva hábitos ruins porque eles fazem com que elas se sintam bem imediatamente. Por exemplo, comer um doce, ingerir bebidas alcoólicas, dormir tarde e ser sedentário.

Em pequenas doses, na verdade, essas condutas não são nocivas à saúde. Todo mundo passa da hora de dormir ou come uma sobremesa caprichada ocasionalmente. Até mesmo hábitos saudáveis podem se tornar perigosos quando passam do limite, como praticar exercícios físicos.

O que difere um hábito saudável de um prejudicial à saúde é a sua frequência.

Ele não pode ser pouco frequente nem muito frequente. O primeiro cenário não é eficiente o bastante para consolidar uma conduta em sua rotina enquanto o segundo pode facilmente se transformar em uma compulsão ou um vício.

Reflita neste momento: quais hábitos são mais frequentes em sua vida?

Tente buscar o equilíbrio presente em seu cotidiano durante a sua reflexão. Se não for capaz de encontrá-lo, significa que você precisa dedicar mais tempo para construir uma vida equilibrada. Para ajudá-lo nessa tarefa, separamos 10 dicas que podem ser facilmente aplicadas no cotidiano.

1.     Acordar cedo

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Acordar cedo é benéfico por múltiplas razões: permite que você seja mais produtivo, se alimente melhor durante o café da manhã e esteja mais concentrado e alerta ao longo do dia. Levantar da cama antes das oito horas da manhã também melhora a qualidade do sono à noite.

No mundo em que vivemos dificilmente alguém não acorda cedo. Afinal, todos precisam trabalhar e a maioria dos expedientes se inicia pela manhã.

Todavia, quando é preciso acordar cedo para chegar ao trabalho, o bem-estar pode ser ofuscada pela sensação de estar cumprindo uma obrigação. Para tornar a sua rotina matinal mais agradável, acrescente um hábito que desperta o ânimo para combater esse sentimento, como ler, escutar música ou meditar.

2.     Cultivar hábitos saudáveis

Os “hábitos saudáveis” a qual esta dica se refere são aqueles que estão sempre sendo indicados a nós, como praticar uma atividade física por, pelo menos, 20 minutos diários e ter uma dieta composta por alimentos saudáveis

Ambos melhoram o humor e prolongam a saúde, por isso, são constantemente recomendados por médicos, instituições de saúde, psicólogos e meios de comunicação. Ou seja, são essenciais para se ter uma vida equilibrada.

3.     Praticar a gratidão

A gratidão é um hábito excelente para ser cultivado durante a sua rotina matinal ou noturna, ou quando for mais confortável para você. Pode ser feita tanto mentalmente quanto através da escrita. 

Ser grato vai ajudá-lo a dar valor aos pequenos prazeres da vida os quais às vezes não valorizamos tanto quanto as realizações grandiosas.

Assim, você vai perceber que há muitas coisas boas em sua vida, como pessoas queridas, as atividades desempenhadas em seu trabalho e aquela caminhada revigorante feita todas as manhãs. Esses costumes nada exuberantes são um combustível eficiente para a felicidade.

4.     Inspirar-se diariamente

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A inspiração para o seu trabalho, projetos pessoais ou propósito de vida pode ser buscada todos os dias. Ela pode ser alcançada através da observação do comportamento de pessoas admiráveis e de casos de sucesso, de entrar em contato com atividades prazerosas e de tentar coisas novas.

Se você tem muita dificuldade para se sentir inspirado, faça uma lista das contribuições do seu trabalho ou projeto pessoal para o mundo. Inclua também os seus objetivos profissionais, mesmo que pareçam muito distantes no momento. 

Sempre que se sentir desanimado, poderá revisitá-la e relembrar a si mesmo da razão para estar fazendo o que faz.

5.     Administrar a sua vida financeira

A vida financeira pode ser motivo de grande felicidade ou angústia. A maneira como você administra o seu dinheiro também é um elemento vital de uma vida equilibrada.

Sem recursos financeiros disponíveis, as suas oportunidades são limitadas e a sua sobrevivência torna-se penosa. Viver se preocupando se conseguirá pagar todas as contas dentro do prazo causa muita ansiedade.

Para evitar esse sofrimento, aprenda a cuidar das suas finanças com responsabilidade. Caso seja necessário, faça um curso sobre controle financeiro para administrar as suas despesas pessoais sem estresse.

6.     Ser otimista

Ser otimista em face do negativo não é errado, inútil ou ilusório. Com uma postura positiva, conseguimos ser proativos, encontrar soluções para os nossos problemas e manter a calma em meio à pressão.

Em alguns casos, no entanto, não podemos fazer nada para resolver a situação a não ser manter o bom humor. Ser otimista nessas condições é um sinal de inteligência emocional, pois demonstra que você compreende e aceita a sua incapacidade de agir naquele momento. Basta esperar pelo melhor.

O otimismo também combate a ansiedade e a raiva, emoções que podem mantê-lo aprisionado em estados de humor nocivos à saúde. 

7.     Sair da mesmice

Quando você começa a sentir que sua vida está muito tediosa e cômoda, é quando precisa fazer algo para sair da mesmice.

Algumas pessoas possuem a ideia errônea que suas vidas devem ser magníficas por conta própria. Na verdade, para viver grandes emoções, você deve ir atrás delas. E não é difícil diversificar as suas experiências!

Tudo o que você precisa fazer é buscar alguma atividade que gostaria de fazer. Pode ser um curso, um esporte ou uma viagem. Também é possível criar compromissos semanais consigo mesmo ou com amigos, como, por exemplo, ir ao cinema, sair para jantar ou se encontrar em um barzinho durante o happy hour.

8.     Aprender a gerenciar o seu tempo

O dia possui a mesma quantidade de horas para todas as pessoas, mas algumas parecem fazer o tempo render muito mais. A produtividade invejável desses indivíduos é consequência da sua capacidade de gerenciar bem o tempo.

Felizmente, existem diversas ferramentas para ajudá-lo a fazer uma gestão de tempo eficaz. Além da tradicional agenda, você pode recorrer ao auxílio de aplicativos de celular e plataformas digitais.

9.     Relaxar quando necessário

A vida não é composta somente de compromissos e obrigações. Você também precisa descansar! O excesso de trabalho acarreta em uma série de doenças, como a síndrome de burnout, hipertensão e depressão. Logo, para cuidar da sua saúde física e mental, adicione pequenos momentos de relaxamento ao longo da sua rotina diária.

10.   Ter uma rotina noturna

Ter uma vida equilibrada torna-se mais fácil quando se tem uma boa noite de sono. Para descansar muito bem à noite, estabeleça uma rotina noturna. Um dos hábitos mais importantes para se cultivar é o afastamento de eletrônicos uma hora antes de ir dormir para acalmar a mente. Você também pode fazer meditação ou tomar um chá com propriedades calmantes.

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*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana F. Brotto

CRP 106524/06. CEO do consultório Psicologo e Terapia. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC

2 comentários em “Vida equilibrada: 10 hábitos saudáveis para cultivar

  1. Olá Thaiana, amei esse texto sobre vida equilibrada. Estou em busca disso, após o trauma de uma separação recentemente, um casamento desfeito. Dicas maravilhosas, obrigada!!

    • Olá!
      Obrigada pelo seu comentário. Fico feliz que tenha gostado do conteúdo!
      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

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