Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Terapia Infantil

Terapia Infantil

A infância é um período marcado por situações novas, ligadas ao processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança.

Nessa fase, algumas crianças podem apresentar dificuldades emocionais que as impedem de desenvolver-se de forma plena, aconselham os psicólogos.

Nestes momentos, a ajuda de um profissional que auxilie a criança a compreender seus problemas e a melhor forma de lidar com eles é de extrema importância.

O que é Terapia Infantil

Os Psicólogos

Conheça a equipe de psicólogos do nosso consultório. Confira o perfil e área de atuação de cada profissional.

A EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Mais comum do que algumas pessoas pensam, a Terapia Infantil é a psicoterapia voltada para o atendimento de crianças.

Ela utiliza recursos lúdicos para observar e trabalhar com questões subjetivas, ou seja, questões e angústias que a criança não tem o discernimento de falar espontaneamente durante o atendimento, de modo a encontrar caminhos para aliviar o sofrimento e identificar os conflitos que estão gerando desconforto.

A partir deste momento, o psicólogo pode ajudar desenvolvendo técnicas para que criança crie estratégias de enfrentamento.

Quando seus filhos precisam de Terapia Infantil?

Valor Consulta Psicóloga Cristiane






Não quero informar nome ou e-mail





Os motivos que levam os pais ou responsáveis a encaminhar as crianças para terapia são diversos, tais como: baixo rendimento escolar, dificuldades de relacionamento com outras crianças ou com a família, reclamações dos professores, agressividade, timidez excessiva, hiperatividade, depressão, dificuldades em manter a atenção, etc.

Muitos comportamentos podem estar relacionados com dificuldades em lidar com certas situações, por exemplo: uma mudança de escola, a separação dos pais ou a morte de um ente querido ou mesmo de um animal de estimação.

A psicoterapia infantil colabora para que a criança possa lidar com estas situações de forma mais eficiente e menos dolorosa.

Durante a terapia infantil, a criança faz uso de jogos, brincadeiras, desenhos e pinturas, que permitem a comunicação de suas preocupações, podendo sentir-se acolhida e expressar suas emoções.

As sessões são oportunidades para compreender seus medos, desejos, pensamentos e sentimentos, bem como observar seus comportamentos.

Envolvimento dos pais e da escola

Como Escolher seu Psicólogo

Nesse guia completo você vai conhecer tudo sobre psicólogos e psicoterapia. A escolha do psicólogo certo para você envolve diversos fatores. Descubra aqui.

COMO ESCOLHER O SEU PSICÓLOGO

A participação da família e da escola é fundamental nesse processo. Os pais e a escola recebem orientações durante as sessões, a fim de poder ajudar a criança na sua problemática e nas situações que ela vivencia, dando continuidade ao trabalho do terapeuta, fora da sessão.

Uma infância saudável é essencial para o desenvolvimento de um adulto emocionalmente saudável e estável.

Desta forma, a psicoterapia infantil colabora para que o problema seja superado, abrindo possibilidades para a criança recuperar o sentimento de segurança e aprender a lidar com o mundo de forma saudável.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Como falar para os meus pais que preciso de terapia?

    Como falar para os pais que preciso de terapia
    Se você está lutando com uma questão pessoal, pode não saber como abordar a necessidade que sente de fazer terapia com seus pais. Saiba o que considerar. 
  • Amamentação, psicologia e estresse

    Amamentação, psicologia e estresse
    Apesar de se tratar de um processo natural, o ato de amamentar é cercado de mitos e verdades, que se não forem bem avaliados podem trazer problemas
  • Atendimento Infantil

    Atendimento Infantil
    Psicoterapia para Crianças - Atendimento infantil com os Psicólogos e Psicólogas da clinica de psicologia na zona sul de São Paulo. Veja o perfil dos profissionais.

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Autor: Thaiana F. Brotto

CRP 06/106524 – São Paulo

FORMAÇÃO

Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC