Como lidar com a sensação de impotência em momentos difíceis

Categoria dos serviços do psicólogo: ajuda emocional

Impossibilidade, falta de forças ou sensação de impotência. Muito comum sentir tudo isso quando não podemos fazer nada diante de um problema ou conflito e a solução não está ao nosso alcance.

Esses sentimentos de frustração podem levar as pessoas a se sentirem sem valor, desmotivadas, e, por vezes, sem vontade de continuar a viver. Se você está passando por algo assim, não vacile, procure o mais breve possível conversar com um psicólogo sobre o assunto.

Como um psicólogo pode ajudar

Os psicólogos aplicam seu conhecimento e métodos de pesquisa para identificar a causa da sensação de impotência e auxiliam a pessoa a aprender a ter atitudes e comportamentos para lidar com a situação.

Além disso, o profissional evita que a vivência de impotência se transforme na vitimização da pessoa, que pode se encher de complexos e não aceitações.

A psicologia consegue fazer, também, com que o indivíduo aceite o seu limite de impossibilidade quando algo está, de fato, fora de seu controle. Orienta, ainda, o paciente a olhar para os ganhos e não só para as perdas. Temos que aceitar que não podemos tudo.

Transformar a sensação de impotência em aprendizagem

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A sensação de impotência, muitas vezes, é sentida em situações nas quais faltou atitude à pessoa. Então, ela começa a se culpar, às vezes se vitimiza, porque algo deu errado e não conseguiu evitar.

O ideal é mudar o foco da preocupação e pensar em como alterar a situação em que se encontra e o que aprendeu com isso, direcionando a energia para outra coisa.

Elaboramos algumas reflexões sobre a sensação de impotência para que você possa acreditar mais em si e se sentir mais motivado.

  • As nossas impossibilidades são sinais de que somos imperfeitos, temos alguns limites e que precisamos lidar com eles diariamente.
  • Quando não sabemos como lidar com determinadas situações, o melhor é manter a calma e aceitar. Olhe para a situação da maneira como ela se apresenta e tente descobrir de quais recursos precisa, sejam eles materiais ou não.
  • Aceite os fatos como eles são, sem aversão, sem pessimismo e sem passividade. Isso pode fazer com que o sofrimento seja menor.
  • Busque construir recursos internos que favoreçam a construção ou manutenção do equilíbrio emocional, um forte aliado nas situações difíceis.
  • Procure pensar nas coisas que aumentam a sua autoestima, pense em tudo o que está dando certo em sua vida.
  • Pense nas áreas, nas situações, nos assuntos e nos interesses em que foi bem-sucedido. Orgulhe-se de si mesmo.
  • Precisamos reconhecer nossos limites, nossas dificuldades e fraquezas, parar de nos culpar por cada passo em falso ou problema nas nossas vidas, abandonar a mentalidade de vítima e nos libertar da carga emocional negativa.
  • Sempre há a possibilidade de superação para a sensação de impotência caso reconheçamos, em nós mesmos, a capacidade de responder positiva e construtivamente frente a essas fases, que nos põe à prova muitas vezes.
  • À medida que vamos superando as adversidades que surgem, sejam elas grandes ou pequenas, ficamos mais autoconfiantes, seguros e capazes.

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Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

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