Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Timidez Excessiva

Categoria dos serviços do psicólogo: ajuda emocional
Timidez Excessiva

Eu tenho timidez excessiva?

Você se sente desconfortável no meio de outras pessoas? Não consegue se comunicar sem tremer ou gaguejar? Falar em público então, nem pensar?

Essas e outras queixas são comuns em nosso consultório de psicologia. Sentir vergonha de se comunicar pode ser um caso de timidez excessiva.

O que é a timidez

Todos nós possuímos algum grau de timidez, pois ela não é nada mais, nada menos, que um mecanismo de defesa do nosso organismo, afirmam os psicólogos.

Temos medo do que os outros vão pensar de nós, dos olhares de desaprovação, de desagradar o outro – enfim, medo de se expor.

Algumas pessoas alimentam demais essa defesa, principalmente se já vivenciou uma situação que o fez sentir-se constrangido ou humilhado, e se fecham diante de situações que a levariam a certo constrangimento, se afastando cada vez mais de amigos, família e ambientes sociais.

O lema dessa pessoa é: deixar de me comunicar é a solução!

A partir daí a pessoa se fecha de uma forma onde deixa de frequentar a escola ou igreja, a fim de evitar apresentações públicas, deixa de comer na frente dos outros, não sai mais, fazendo com isso, que a pessoa abra mão dos prazeres que antes a satisfaziam.

O interessante é que mesmo não falando, continuamos a nos comunicar. Então, a forma com que seu cabelo está cortado ou penteado passa uma mensagem sobre você, a roupa a qual você usa ou o sapato que você calça, transmitem alguma mensagem sobre você.

Então parar de se comunicar não é o melhor caminho, porque talvez a mensagem que você passe sem falar, não seja a verdadeira mensagem que gostaria de transmitir às pessoas, trazendo um retorno negativo pra você.

Como o psicólogo pode ajudar

O papel do psicólogo é de ajuda-lo a entender e amadurecer a ideia de que é necessário se comunicar. Através de técnicas de pensamentos: primeiramente com você mesmo e, posteriormente, com os outros a sua volta.

Por exemplo, ao entrar em ambientes, no seu pensamento você sentir-se dono de onde você está, ou também ter pensamentos positivos a respeito de você e para você, como: “eu sou vencedor, eu vou conseguir”.

Essas técnicas são aplicadas para convencer o indivíduo que sofre do transtorno que ele é igual ao outro, e que é capaz também de se comunicar e vencer a timidez.

É incrível quando conseguimos convencer a nós mesmos, que podemos mudar e vencer aquilo que antes era um “monstro escondido” e “intocável” que nos atormentava através da força da nossa mente.

A terapia é essencial na modificação da comunicação em um paciente com Timidez Excessiva.

A partir do momento em que o paciente passa a se comunicar novamente, sua vida muda radicalmente e a timidez passa a ser coisa do passado. Tenha certeza, você é capaz de vencê-la!

Se você se sente assim, não deixe de procurar ajuda de um profissional para orienta-lo.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Praticando o desapego

    Praticando o desapego
    Praticando o desapego, uma frase só se torna clichê por contar muitas vezes uma verdade. Por isso, pode soar batido dizer que é fundamental praticar o desapego
  • Complexo de Inferioridade

    Complexo de Inferioridade
    Complexo de Inferioridade é um termo que nós, psicólogos, temos ouvido cada vez mais nos consultórios de psicologia. Entendo o que é e o que pode ser feito com a ajuda de um psicólogo.
  • O que é o TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo

    O que é o TOC
    O TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo é uma doença crônica que aflige muitas pessoas em todo o mundo. Ela faz parte dos transtornos de ansiedade e se caracteriza pela presença de sintomas obsessivos e/ou compulsivos.

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Autor: Thaiana F. Brotto

CRP 06/106524 – São Paulo

FORMAÇÃO

Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC