Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Cirurgia Bariátrica: psicólogo e avaliação psicológica

Psicólogo e Cirurgia Bariátrica

Nos tempos atuais, o índice de obesidade tem aumentado gradativamente. Isso se deve a inúmeras variáveis do mundo atual, como estresse ou falta de sono.

Como consequência, surgiram os métodos de combate a essa doença, além dos métodos mais recomendáveis – como no caso dos exercícios físicos, academia e reeducação alimentar – surgiram métodos que prometem uma eficácia em menor tempo com muito menos esforço.

Dentre esses métodos, surgiu a Cirurgia Bariátrica, que vem se tornando cada vez mais conhecida com o passar do tempo.

A cirurgia bariátrica é uma intervenção médica que tem o objetivo de reduzir o tamanho do estômago do paciente, em casos onde mudanças alimentares e a prática de atividades físicas não promovem o sucesso na perda de peso.

Esse procedimento é indicado para pacientes que tenham complicações como apneia do sono (obstrução das vias respiratórias durante o sono), hipertensão, diabetes, problemas articulares, dentre outros, afirmam os psicólogos.

Também chamada de Gastroplastia ou “redução de estômago”, é um procedimento cirúrgico muito usado por obesos de graus dois e três, com o IMC superior a 35 kg/m², que através de métodos comuns não conseguiram perder peso.

Sabe-se que existem alguns tipos de cirurgias dentro da Bariátrica e isso varia de acordo com a situação do paciente.

Porém, basicamente, consiste na redução do estômago, fazendo com que o paciente tenha seu apetite inibido e assim perdendo muito peso em pouco tempo.

A Cirurgia Bariátrica não é um tratamento estético!

Valor consulta atendimento online e presencial psicóloga Suliane






Não quero informar nome ou e-mail





É provável que, antes da cirurgia bariátrica, a pessoa tenha procurado diversas formas de redução de peso, sem sucesso.

Para algumas pessoas, o emagrecimento pode ser fonte de muita ansiedade, principalmente depois de diversas tentativas, seja ela acompanhada por médico ou simplesmente indicada por outros colegas, por revistas ou pela televisão.

Por isso, é importante compreender que a cirurgia bariátrica não é um tratamento estético, mas sim, um recurso médico para tratar a doença da obesidade.

Muitas pessoas levam em consideração apenas os benefícios estéticos, não percebendo que a cirurgia em si não será suficiente para o sucesso do tratamento, caso outros procedimentos não sejam levados em consideração.

Como toda cirurgia, existem os riscos inerentes a este procedimento. Sendo assim, é imprescindível que o paciente se empenhe no pré e pós-cirúrgico, alterando definitivamente os hábitos de vida.

Por que preciso de um psicólogo para fazer a Cirurgia Bariátrica?

As pessoas que normalmente optam por fazer a cirurgia bariátrica, em sua maioria, vêm de uma longa caminhada em busca do emagrecimento, aderindo a dietas, medicamentos, e, mesmo assim, não conseguiram emagrecer, então, escolhem a cirurgia.

Muitos pacientes não sabem que os médicos costumam pedir uma avaliação psicológica para a realização de cirurgia bariátrica. E, quando sabem, uma série de pensamentos surge, como: “o psicólogo me fará desistir da cirurgia”, “o que tem a ver um psicólogo com o estômago?”, ou sentimentos de preguiça de fazer a avaliação – assim, desistem de fazer a avaliação.

Também é comum a ansiedade de concluir rapidamente a avaliação (que pode levar de 4 a 6 sessões) para que o médico tenha o aval para fazer a cirurgia.

Sentimentos como esses citados acima são muito comuns antes da avalição, mas a partir do momento que o paciente inicia o período da avaliação, certamente passa a entender que o psicólogo é, nesse momento, mais como agente motivador e preparador do paciente do que alguém que o fará desistir daquilo que trará maior conforto para sua vida.

O papel do psicólogo resume-se em avaliar e preparar mentalmente o paciente para a cirurgia que mudará totalmente sua vida e seus hábitos, por meio de sessões de terapia.

A avaliação psicológica é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e torna-se imprescindível na iniciação do processo da Cirurgia Bariátrica, uma vez que a pessoa que passa por uma cirurgia bariátrica enfrenta muitas mudanças, onde é necessária a preparação psicológica.

Nesse sentido, a avaliação psicológica visa verificar o quanto a pessoa está preparada para reorganizar seus hábitos de vida, em especial, os relacionados à alimentação, além da consciência de que a cirurgia irá afetar sua imagem corporal.

Ou seja, a forma como a pessoa passa a enxergar seu próprio corpo – o que pode acarretar em mudanças comportamentais e emocionais.

Avaliação Psicológica para Cirurgia Bariátrica

A importância do acompanhamento de profissionais devidamente capacitados

Realizar a avaliação psicológica é um recurso que colabora para atestar o estado mental do paciente para a cirurgia bariátrica, e como será possível reorganizar os hábitos de vida.

Para isso, é necessário promover a continuidade das consultas médicas, visitando regularmente o profissional médico e aderindo às condutas que ele solicitará.

A reeducação alimentar, promovida pelos nutricionistas, é fundamental, uma vez que os hábitos alimentares deverão ser modificados.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

O acompanhamento psicológico também é essencial, já que a psicoterapia auxilia os pacientes a lidarem com os pensamentos, sentimentos e comportamentos desenvolvidos em decorrência à cirurgia.

O papel do psicólogo costuma ser necessário no pré e pós-operatório. No pré-operatório são tratados os transtornos alimentares e entendido o porquê da opção do paciente pela intervenção cirúrgica – e prepara-lo para ela.

Já no pós-operatório, o psicólogo é como um direcionador para que o paciente consiga manter a nova vida que lhe foi concedida através da cirurgia.

Se você tem outras dúvidas sobre esse procedimento, entre em contato conosco que colocaremos você em contato com um psicólogo para lhe dar mais informações.

Quem leu esse texto também se interessou por:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Thaiana Brotto

Thaiana Brotto é psicólogo e CEO do consultório Psicólogo e Terapia. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC. Registrada no Conselho Regional de Psicologia pelo número CRP 106524/06.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *