Psicologia Infantil

Psicologia Infantil

A psicologia infantil é um ramo especializado da psicologia tradicional que se concentra em crianças e tem como objetivo favorecer seu desenvolvimento psíquico. Ao longo do percurso de vida dos pequenos, podem ocorrer muitos fatores desencadeantes de uma crise: morte ou doença grave de algum familiar ou alguém próximo, separação dos pais, nascimento de um irmão ou irmã, problemas na escola que dificultem o aprendizado, entre outros.

É comum em certos momentos não compreendermos o que se passa com a criança, mesmo sabendo que há algo errado, pois nem elas sabem o que está acontecendo, apenas sentem o desconforto e reagem da maneira que puderem, por exemplo, se recusando em ir à escola ou tendo comportamentos agressivos.

Do nascimento até a adolescência

A psicologia infantil é uma das áreas mais estudadas atualmente, abrangendo crianças desde o nascimento até a adolescência. É comum os pais não aceitarem a ideia de que seu filho possa precisar de um acompanhamento psicológico. No entanto, devemos lembrar que a criança pode necessitar de ajuda para encontrar e resolver seus problemas, pois, muitas vezes, elas não sabem definir seus sentimentos e pensamentos. Além disso, a manifestação de problemas emocionais pela criança é feita de forma diferente, por exemplo, através de agressividade, inquietação extrema, contato excessivo com os pais, “xixi na cama”, isolamento, e assim por diante.

Psicólogo para Crianças

O atendimento à criança abrange desde problemas de comportamento até o desenvolvimento de habilidades social, mental e emocional, bem como o bem-estar geral. O acompanhamento com um psicólogo especializado na área infantil torna-se mais importante em uma sociedade na qual diagnósticos errôneos são definidos e a medicalização frequente é feita, muitas vezes, de forma desnecessária. O psicólogo infantil tem as habilidades necessárias para interagir com a criança, como a forma de falar, o tom e as palavras utilizadas, criando um ambiente de confiança para ela.

Mesmo considerando o fato de não terem experiência de vida suficiente para “acumular” sofrimentos, não devemos menosprezá-los quando eles existirem. Assim, a criança terá certamente uma vida saudável, feliz e livre.

Levar meu filho ao Psicólogo
A partir de quantos anos posso levar o meu filho ao psicólogo?
Será que o caso do meu filho ou minha filha pode ser resolvido por um psicólogo? Qual a idade e a hora certas de se recorrer a um tratamento psicológico? Que ajuda posso obter em termos de tratamento de certas questões emocionais? Todas estas perguntas e muitas outras sobre a terapia infantil quase sempre passam pela cabeça dos pais. Vamos responder a algumas delas a partir de agora…
Por que orientar os pais é tão importante para a educação dos filhos?
Por que orientar os pais é tão importante para a educação dos filhos?
Os pais que enfrentam alguma dificuldade na relação com os filhos, principalmente no que se refere à educação, geralmente são bem intencionados, mas não conseguem transmitir seus valores e normas de conduta. Este cenário exige bastante…

Terapia Infantil

Terapia Infantil
Como funciona
A infância é um período marcado por situações novas e desconhecidas, ligadas ao processo de desenvolvimento e aprendizagem. Nessa fase, algumas crianças podem apresentar dificuldades emocionais que a impedem de desenvolver-se de forma plena. São nestes momentos que é necessário a ajuda de um profissional que auxilie a criança a compreender seus problemas e a melhor forma de lidar com eles. A Terapia Infantil é a psicoterapia…

Adolescentes

Terapia para Adolescentes
Terapia para Adolescentes
Ô fase difícil que é a adolescência! Difícil para todo mundo: para os pais, que não entendem muitas coisas, para os parentes, que poucas vezes não entendem as atitudes, mas, principalmente, para o próprio adolescente, que passa por uma transformação na vida que nem sempre é acontece tranquilamente. No consultório a maior procura por atendimento psicológico para adolescentes é …

Luto na Infância

Luto na Infância
Como lidar com o Luto na Infância
A morte de um ente querido é um dos momentos mais impactantes que a criança pode vivenciar. Nesse momento, ela se depara com profundos sentimentos de desamparo e impotência, perdendo o mundo que conhecia e tornando-se difícil lidar com sentimentos de perda. O luto é um processo de reconstrução diante da morte, é um desafio emocional com o qual ela tem de lidar….

Separação e Filhos

Separação e  Filhos: Como lidar
Como Lidar?
Perda. É nessa palavra que tudo se resume para o filho que presencia a separação dos pais. E, por menor que seja a criança, ela deve aprender a lidar com as perdas adequadamente, sendo capaz de experimentar as frustrações. Tudo isso é um pilar importante na construção de um equilíbrio emocional…

Ausência de Afeto

Ausência de Afeto
Ausência de Afeto nas Relações Familiares
Relações familiares conturbadas, que causam insatisfação, podem ser fruto da falta de afeto. Mães que se sentem solitárias, pais tristes e filhos que não se sentem reconhecidos e amados. Esses problemas causam tanta angústia que podem acarretar em doenças psíquicas mais graves, como a depressão…

Pais e Filhos

Filhos que não se sentem amados
Filhos que não se sentem amados
Quando as crianças estão crescendo, sobretudo tornando-se adolescentes, é natural que no decorrer desse processo sintam-se não amadas algumas vezes. Por outro lado, nem sempre os pais conseguem expressar o amor que sentem pelos seus filhos, e há algumas razões para que isso aconteça…
Autismo
Terapia para autistas envolve crianças e familiares
Com a evolução da tecnologia e a troca mais rápida de informações, principalmente por meio das redes sociais, algumas doenças acabam sendo um pouco melhor esclarecidas. No caso do autismo, cuja incidência no Brasil pode chegar a dois milhões de pessoas – temos mais informações, porém ainda sobram muitas dúvidas. Uma coisa é certa: como tratamento, a terapia para autista, realizada em consultório de um psicólogo, deve envolver as crianças e também os seus familiares…
Atendimento Infantil
Psicólogo e Psicologia?
Muitas vezes, os pais buscam por atendimento infantil, não necessariamente porque acreditam que este é o melhor caminho, mas porque foi indicado pela professora, pelo médico, pelo parente. A principal questão é que é muito importante quando…
Bullying na escola: conheça os tipos e saiba como lidar
Conheça os tipos e saiba como lidar
Tema da vez para educadores e pais de alunos, o bullying constitui um problema muito sério dentro das instituições de ensino. Por ser extremamente danoso para a saúde psicológica e física das crianças e adolescentes, é importante conhecermos muito bem quais os tipos de bullying e o que podemos fazer para tentar neutralizar seus efeitos…
Como lidar com ataques de birra do seu filho
Como lidar com ataques de birra do seu filho
Todos nós já presenciamos a desagradável cena de uma criança aos berros no meio de um shopping ou parquinho e pensamos que a culpa era dos pais. Certo? Sim, certíssimo. Cabe aos pais o controle das birras dos pequenos, mas em vez disso é comum a mãe ou o pai lançar um olhar complacente ao entorno como quem diz “ele é assim mesmo” ou então perder também as estribeiras e acabar descontrolado…
Psicólogo e Educação dos Filhos
Psicólogo e Educação dos Filhos
A educação de um filho não se limita a colocá-lo em uma escola ou garantir que tenha o dia inteiro ocupado com atividades esportivas ou de estudo. A relação saudável ente um pai e seu filho é um trabalho…
Gravidez sem planejamento
Não é sinônimo de tristeza. Saiba o que fazer
A gravidez sem planejamento é algo que ocorre para mulheres, mas nem por isso é um momento de tristeza. Um filho é sempre algo positivo na vida da família como um todo. Os pais e avós tem um motivo maior para se alegrar, bem como os demais parentes que aprovam a presença de mais um novo membro no seio familiar.
Filhos, como abordar assuntos delicados
Filhos, como abordar assuntos delicados
Se você possui filhos, já deve ter tido pelo menos em algum momento, o “prazer” de ser questionado a respeito de uma ou mais perguntas como estas: Como nascem os bebês? O que acontece quando alguém morre? Por que existem pessoas tão pobres?
Violência Sexual Infantil
Precisamos falar sobre a violência sexual infantil
A violência sexual infantil é um tema difícil, dolorido e, na maioria das rodas de conversa, um tabu. O assunto é desconfortável para quem fala e para quem ouve, mas, ao mesmo tempo, precisa ser abordado pelas famílias ou nos círculos de amigos que vivenciam esse problema e querem uma nova chance para seguir em frente, apesar do trauma. Do outro lado, psicólogos especializados…
Como falar para os meus pais que preciso de terapia
Como falar para os meus pais que preciso de terapia
Se você está lutando com uma questão pessoal, pode não saber como abordar a necessidade que sente de fazer terapia com seus pais. Talvez esteja preocupado que eles reajam mal ou façam um monte de perguntas. Muitos adolescentes passam por isso…
Vício em videogames
Quais os impactos desse vício na sua vida social, profissional e conjugal
Embora ainda não seja reconhecido pela Associação Médica como um transtorno diagnosticável, o vício em videogames é um problema real para muitas pessoas. De acordo com a Universidade do Novo México, estudos recentes sugerem que de 6 a 15% de todos os jogadores…
Amamentação, psicologia e estresse
Dicas para uma boa amamentação
Muitas mulheres ao engravidar se preocupam com o sexo do bebê, o enxoval, as mudanças na vida depois da chegada do pequeno, decoração do quarto e até sobre como perder peso após o parto. Mas, às vezes, deixam de se atentar para um aspecto muito importante: a amamentação…
Como identificar problemas psicológicos em crianças
Como identificar problemas psicológicos em crianças
Identificar quando uma pessoa está com problemas psicológicos e precisa de uma ajuda profissional não é tarefa fácil. E quando falamos de crianças, ai a dificuldade é ainda maior. Descobrir com certeza os sinais de que algo não vai bem e que os problemas são de ordem psicológica requer muita observação…
Alienação Parental
O que é Alienação Parental e como lidar com ela?
Você sabe o que é alienação parental? O termo significa manipulação de sentimentos e comportamentos dos filhos por parte de um dos genitores ou responsáveis pela criança ou adolescente, na tentativa de que eles tenham uma opinião contra a outra parte envolvida. Ou seja, um dos pais ou responsável procura influenciar o filho para que este passe a amar menos e, muitas vezes, até a odiar a outra parte, levando até mesmo ao afastamento do convívio. Situação, portanto, na qual um psicólogo pode ajudar bastante…
Meu filho presenciou uma cena forte
O que fazer?
Por mais que tentemos proteger nossos filhos, principalmente quando ainda são crianças, pode acontecer de eles presenciarem cenas fortes. Ninguém está livre de ver um assalto, presenciar um acidente com vítimas, ver a morte de um animal de estimação e até assistir a brigas entre os pais ou entre vizinhos. Todas essas situações…
Psicologia Infantil: Crianças também precisam ficar sozinhas
Crianças também precisam ficar sozinhas
Crianças precisam de supervisão e ter pais ou professores por perto é muito saudável. Mas, dependendo da idade da criança, ela já não precisa mais estar 100% do tempo com os pais ou cuidadores. Quando elas já têm um pouco de autonomia e independência, ficar a sós, brincar, ler livros e conviver com outras crianças longe dos pais acelera o desenvolvimento…
Como ajudar uma criança a enfrentar o luto
Como ajudar uma criança a enfrentar o luto
Lidar com a perda não é algo para o qual somos ensinados naturalmente. Com o decorrer da vida, passamos a encarar as experiências de luto de forma um pouco menos traumática, mas quando se trata de alguém próximo, como um amigo ou um ente querido, as chances de ficarmos abalados demais são grandes…
Mudar os filhos de escola
Como conversar com eles sobre isso
Mudanças causam insegurança para todos. Imagine, então, para o universo mais limitado da criança, o que significa uma mudança de escola. Pode não parecer, mas este é o tipo de alteração na rotina dos filhos que deve ser cercada de muita atenção e cuidados por parte dos pais. Deve se pensar bem sobre como agir e como abordar o assunto…
Meu filho quer sair de casa
Meu filho quer sair de casa. E agora?
Qualquer pessoa que tenha filhos concorda em um aspecto: o tempo passa muito rápido e eles crescem num piscar de olhos. O tempo faz com que os filhos passem por mudanças intensas rumo à independência até que modificam profundamente sua relação com os pais…
Terapia para crianças - como funciona
Quando a terapia é indicada para crianças?
Muitos tipos de tratamentos psicológicos estão disponíveis para crianças e adolescentes, com as mais diversas funções: desde tratar problemas e traumas até terapias de acompanhamento que ajudam a criança a desenvolver o conhecimento cognitivo de forma saudável…
Decidi adotar uma criança - O que fazer agora?
Decidi adotar uma criança. O que fazer agora?
A decisão sobre adotar uma criança deve estar sempre acompanhada de um planejamento familiar sólido, de muita pesquisa com quem já viveu esta experiência e, se possível, deve também contar com o suporte de um psicólogo. Afinal, trata-se de uma escolha que muda significativamente a vida do casal, do filho adotado e de mais muitas pessoas envolvidas…

Psicólogo que atendem Terapia para Crianças

Confira abaixo os psicólogos que realizam atendimentos de terapia para crianças em São Paulo. Você pode ver o perfil de cada psicólogo ou psicóloga e também consultar os valores das sessões de terapia, além de ver horários disponíveis e agendar sua sessão.

Psicóloga Barbara Santos
Psicóloga Barbara Santos

Através da história da Psicologia Infantil

A infância é um momento delicado, muito influente na vida de uma pessoa e que terá um grande impacto sobre o tipo de adulto que ela será mais tarde. Porém, não era o que pensavam os medievais que consideravam as crianças nada mais que “mini-versões” dos adultos, e assim, eram tratadas como tal desde pequenas.

O filósofo John Locke (1632 – 1704) ajudou a mudar essa perspectiva no fim do século XVII. Ele desenvolveu a teoria da “folha em branco”, a qual afirma que após o nascimento a mente da criança não passava de uma folha em branco. Todos os conhecimentos, comportamentos e tendências de um adulto eram criados de acordo com o que se passou na infância. Já Jean-Jacques Rousseau, filósofo no século XVIII, ficou conhecido por sua teoria da “bondade inata”. A teoria sugeria que quando uma criança nascia, ela não era má ou “em branco”, mas inerentemente boa, e que os males encontrados na sociedade é que a tornavam mais rudes.

Hoje, o debate sobre se as crianças nascem boas, ruins ou indiferentes ainda existe, mas é menor. De fato, o que se sabe é que a infância é um momento muito influente na vida de qualquer um, pois mesmo os eventos pequenos são marcantes.

Leia também

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.