Psicologia Infantil

Psicologia Infantil

A psicologia infantil é um ramo especializado da psicologia tradicional que se concentra em crianças e tem como objetivo favorecer seu desenvolvimento psíquico. Ao longo do percurso de vida dos pequenos, podem ocorrer muitos fatores desencadeantes de uma crise: morte ou doença grave de algum familiar ou alguém próximo, separação dos pais, nascimento de um irmão ou irmã, problemas na escola que dificultem o aprendizado, entre outros.

É comum em certos momentos não compreendermos o que se passa com a criança, mesmo sabendo que há algo errado, pois nem elas sabem o que está acontecendo, apenas sentem o desconforto e reagem da maneira que puderem, por exemplo, se recusando em ir à escola ou tendo comportamentos agressivos.

Do nascimento até a adolescência

A psicologia infantil é uma das áreas mais estudadas atualmente, abrangendo crianças desde o nascimento até a adolescência. É comum os pais não aceitarem a ideia de que seu filho possa precisar de um acompanhamento psicológico. No entanto, devemos lembrar que a criança pode necessitar de ajuda para encontrar e resolver seus problemas, pois, muitas vezes, elas não sabem definir seus sentimentos e pensamentos. Além disso, a manifestação de problemas emocionais pela criança é feita de forma diferente, por exemplo, através de agressividade, inquietação extrema, contato excessivo com os pais, “xixi na cama”, isolamento, e assim por diante.

Psicólogo para Crianças

O atendimento à criança abrange desde problemas de comportamento até o desenvolvimento de habilidades social, mental e emocional, bem como o bem-estar geral. O acompanhamento com um psicólogo especializado na área infantil torna-se mais importante em uma sociedade na qual diagnósticos errôneos são definidos e a medicalização frequente é feita, muitas vezes, de forma desnecessária. O psicólogo infantil tem as habilidades necessárias para interagir com a criança, como a forma de falar, o tom e as palavras utilizadas, criando um ambiente de confiança para ela.

Mesmo considerando o fato de não terem experiência de vida suficiente para “acumular” sofrimentos, não devemos menosprezá-los quando eles existirem. Assim, a criança terá certamente uma vida saudável, feliz e livre.

Confira Dezenas de Textos sobre Psicoterapia Infantil

Psicólogo e Educação dos Filhos

Psicólogo e Educação dos Filhos
O psicólogo tem um papel relevantes na educação dos filhos. Ele pode ajudar com terapia de crianças ou infantil ou ainda terapia familiar

Violência Sexual Infantil

Precisamos falar sobre a violência sexual infantil
A violência sexual infantil é um tema difícil, dolorido e, na maioria das rodas de conversa, um tabu. O assunto é desconfortável para quem fala e para quem ouve, mas tem que ser abordado.

Vício em videogames

Vício em videogames
Embora ainda não seja reconhecido pela Associação Médica como um transtorno diagnosticável, o vício em videogames é um problema real para muitas pessoas. 

Terapia para Autistas

Terapia para autistas envolve crianças e familiares
Terapia para autistas deve envolver a criança ou adolescente e também os familiares, realizada sempre em consultório de um psicólogo.

Terapia para Adolescentes

Terapia para Adolescentes
(11) 3213-7287.Zona Sul-Brooklin-Berrini. Quando buscar ajuda para seu filho fazer Terapia para Adolescente? Principais motivos que os pais buscam psicologo

Terapia Infantil

Terapia Infantil
(11) 3213-7287.Zona Sul-Brooklin-Berrini. Entenda como funciona a Terapia Infantil aplicada pelo psicóloga Andreia Aragão do consultório de psicologia

Separação e Filhos: Como lidar

Separação e Filhos: Como lidar
Separação e Filhos. Perda, é nessa palavra que tudo se resume para o filho que presencia a separação dos pais.

Crianças também precisam ficar sozinhas

Crianças também precisam ficar sozinhas
As crianças também precisam ficar sozinhas, afirma a psicóloga. Crianças precisam de supervisão, mas dependendo da idade da criança isso é fundamental

Por que orientar os pais é tão importante para a educação dos filhos?

Por que orientar os pais é tão importante para a educação dos filhos?
Os pais que enfrentam alguma dificuldade na relação com os filhos, principalmente no que se refere à educação, geralmente são bem intencionados, mas não conseguem transmitir seus valores e normas de conduta.

Mudar os filhos de escola

Mudar os filhos de escola
Mudanças causam insegurança para todos. Imagine, então, para o universo mais limitado da criança, o que significa uma mudança de escola.

Meu filho quer sair de casa. E agora?

Meu filho quer sair de casa. E agora?
Seu filho quer sair de casa e você percebeu que o tempo fez com que os filhos passassem por mudanças intensas rumo à independência.

Meu filho presenciou uma cena forte

Meu filho presenciou uma cena forte
Meu filho presenciou uma cena forte, seja um assalto, presenciou um acidente com vítimas, viu a morte de um animal de estimação, mas quando procurar um psicólogo

Luto na Infância - como lidar

Luto na Infância - como lidar
(11) 3213-7287.Zona Sul-Brooklin-Berrini. Saiba o que fazer quando uma criança está vivendo o luto. Texto sobre Luto na Infância da psicóloga Andrea.

Como é a escola para uma criança com TDAH

Crianças TDAH
Segundo psicólogos, pensar a escola como o espaço de construção educacional também é importante para a criança com TDAH. Confira.

Ausência de Afeto

Ausência de afeto
Relações familiares conturbadas, que causam insatisfação, podem ser fruto da falta de afeto. Mães se sentem solitárias, pais e filhos se sentem tristes.

Alienação Parental

Alienação Parental
Você sabe o que é alienação parental? O termo significa manipulação de sentimentos e comportamentos dos filhos por parte de um dos genitores ou responsáveis pela criança ou adolescente, na tentativa de que eles tenham uma opinião contra a outra parte envolvida.

Como identificar problemas psicológicos em crianças

Como identificar problemas psicológicos em crianças
Identificar quando uma pessoa está com problemas psicológicos e precisa de uma ajuda profissional não é fácil. Em crianças a dificuldade é ainda maior.

Gravidez sem planejamento

Gravidez sem planejamento
A gravidez sem planejamento é algo que ocorre para mulheres, mas nem por isso é um momento de tristeza.

Filhos que não se sentem amados

Filhos que não se sentem amados
Filhos que não se sentem amados é um tema que se faz bastante presente nos consultórios de psicologia, tanto filhos crianças quanto filhos jovens e adultos.

Filhos, como abordar assuntos delicados

Filhos, como abordar assuntos delicados
Confira seis dicas de como abordar assuntos delicados com seu filho. Texto elaborado por uma psicóloga com consultório no Brooklin em São Paulo

Decidi adotar uma criança. O que fazer agora

Decidi adotar uma criança. O que fazer agora
Decidi adotar uma criança, o que fazer agora ? A decisão sobre adotar uma criança deve estar sempre acompanhada de um planejamento familiar sólido.

Como lidar com crianças hiperativas

Como lidar com crianças hiperativas
Mas o que é afinal a hiperatividade e o que fazer com uma criança que apresenta estes sintomas ? Tenha as respostas no texto de um psicólogo

Como lidar com ataques de birra do seu filho

Como lidar com ataques de birra do seu filho
Cabe aos pais o controle das birras dos pequenos, mas em vez disso é comum a mãe ou o pai lançar um olhar complacente ou acabar se descontrolando.

Como falar para os meus pais que preciso de terapia?

Como falar para os pais que preciso de terapia
Se você está lutando com uma questão pessoal, pode não saber como abordar a necessidade que sente de fazer terapia com seus pais. Saiba o que considerar. 

Bullying na escola: conheça os tipos e saiba como lidar

Bullying na escola: conheça os tipos e saiba como lidar
Bullying é uma prática violenta que pode compreender uma série de atitudes agressivas praticadas de forma repetitiva por um aluno ou grupo de alunos contra um estudante específico ou mesmo um grupo.

Atendimento Infantil

Atendimento Infantil
Psicoterapia para Crianças - Atendimento infantil com os Psicólogos e Psicólogas da clinica de psicologia na zona sul de São Paulo. Veja o perfil dos profissionais.

Amamentação, psicologia e estresse

Amamentação, psicologia e estresse
Apesar de se tratar de um processo natural, o ato de amamentar é cercado de mitos e verdades, que se não forem bem avaliados podem trazer problemas

Psicólogo que atendem Terapia para Crianças

Confira abaixo os psicólogos que realizam atendimentos de terapia para crianças em São Paulo. Você pode ver o perfil de cada psicólogo ou psicóloga e também consultar os valores das sessões de terapia, além de ver horários disponíveis e agendar sua sessão.

Através da história da Psicologia Infantil

A infância é um momento delicado, muito influente na vida de uma pessoa e que terá um grande impacto sobre o tipo de adulto que ela será mais tarde. Porém, não era o que pensavam os medievais que consideravam as crianças nada mais que “mini-versões” dos adultos, e assim, eram tratadas como tal desde pequenas.

O filósofo John Locke (1632 – 1704) ajudou a mudar essa perspectiva no fim do século XVII. Ele desenvolveu a teoria da “folha em branco”, a qual afirma que após o nascimento a mente da criança não passava de uma folha em branco. Todos os conhecimentos, comportamentos e tendências de um adulto eram criados de acordo com o que se passou na infância. Já Jean-Jacques Rousseau, filósofo no século XVIII, ficou conhecido por sua teoria da “bondade inata”. A teoria sugeria que quando uma criança nascia, ela não era má ou “em branco”, mas inerentemente boa, e que os males encontrados na sociedade é que a tornavam mais rudes.

Hoje, o debate sobre se as crianças nascem boas, ruins ou indiferentes ainda existe, mas é menor. De fato, o que se sabe é que a infância é um momento muito influente na vida de qualquer um, pois mesmo os eventos pequenos são marcantes.

Escolha seu psicólogo e Agende aqui

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.