6 atitudes para ser promovido no trabalho

Categoria dos serviços do psicólogo: crescimento pessoal, crescimento profissional
6 atitudes para ser promovido no trabalho

Ter as atitudes certas podem ser a diferença entre ser ou não promovido no trabalho. Leia este texto e veja quais são elas.

Pronto para dar o próximo passo na sua carreira? Você deseja um cargo melhor e um salário maior? Segundo os psicólogos existem várias maneiras ser promovido no trabalho e a mais importante é a mudança de atitudes.

Antes de pedir uma promoção, certifique-se de que está fazendo as coisas certas para chamar a atenção do seu chefe. Assim você garante uma resposta positiva. Quer saber como? Leia o artigo e veja 6 maneiras de ser promovido no trabalho.

Dica 1. Tenha uma atitude positiva

Quem é promovido no trabalho geralmente possui atitudes positivas e trabalham bem em equipe. Não importa o quão inteligente ou qualificado você seja, se quiser avançar em sua carreira, seu sucesso no trabalho será determinado por sua atitude.

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo, para questões relacionadas a crescimento pessoal ou profissional, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

>>>Leia também: A influência do equilíbrio emocional na carreira profissional

Já está comprovado por meio de pesquisas que um funcionário positivo e alegre tem maior probabilidade de ter um salário melhor e ser promovido no trabalho mais rapidamente. Esse tipo de pessoa é mais facilmente notado pelos superiores. Ela também costuma obter apoio dos seus colegas de trabalho, tendendo a ser construtivo e não destrutivo.

Dica 2. Vista-se para o sucesso

A maneira como você se veste definitivamente desempenha um papel em como os outros formam as primeiras impressões sobre você. E isso pode impactar também no sucesso da sua carreira. Uma pesquisa da OfficeTeam mostra que 80 por cento dos executivos acreditam que as escolhas de roupas afetam as chances de um funcionário ganhar uma promoção.

Mas não para por aí. A sua escolha de roupas tem muito impacto na autoestima. Isso fará com que você sinta mais confiante e essa confiança provavelmente impressionará seu chefe. Segundo os psicólogos, uma boa autoestima é chave para o sucesso.

Dica 3. Aja como um líder

Se você quiser ser promovido no trabalho, precisa começar a agir, pensar e se comunicar como um líder. Nenhum chefe irá promover um funcionário que não demonstre boas habilidades de liderança, especialmente se uma promoção significar que você estará em uma posição gerencial.

Nem todo mundo é um líder nato, mas é possível possuir traços de um líder forte. Os psicólogos afirmam que liderança é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida com estudo e prática.

Você precisa inspirar as pessoas a atingir metas, ter boas habilidades de comunicação e conseguir ter uma visão ampla do todo. Ao desenvolver essas qualidades, terá mais chances de ser promovido no trabalho.

Dica 4. Tenha um om relacionamento interpessoal com seus colegas

Ter um bom relacionamento com seus colegas é fundamental para quem deseja ser promovido no trabalho. Quanto mais as pessoas conhecerem os seus pontos fortes e habilidades maior será a probabilidade de o seu nome ser discutido quando surgir uma oportunidade.

Construir relacionamentos com outros funcionários mostra que você é bem quisto e tem grande potência de ser um líder forte. Participe de eventos da empresa e atividades em grupo. Além das habilidades de liderança, esse tipo de atitude mostra que você está interessado na empresa além do seu horário de expediente.

Dica 5. Esteja sempre estudando

Uma das melhores maneiras de obter uma promoção é expandir seu conhecimento e buscar novas habilidades em áreas críticas para a organização. Você deve prestar atenção e manter-se atualizado com as tendências de mercado e novas tecnologias, por exemplo.

Mas não foque apenas na sua área de conhecimento. Os bons profissionais hoje são multidisciplinares. Portanto, se atualize sobre tendências fora do seu setor para expandir sua cultura e trazer insights criativos.

Dica 6. Planeje o momento ideal de ser promovido no trabalho

Você precisa conversar com seu chefe sobre suas oportunidades de crescimento. Deixe claro que você está procurando ser promovido no trabalho. Segundo estudos da CBSnews, 59% das pessoas que pediram uma promoção conseguiram uma.

Embora não haja o tempo ideal de pedir uma promoção, um dos melhores momentos é ao fazer sua revisão anual ou semestral. Veja essa avaliação de desempenho como uma oportunidade para você e seu chefe discutirem como está a qualidade do seu trabalho e os rumos da sua careira.

Não importa se você merece ou não, a promoção não irá cair no seu colo. Por isso você precisa ter as atitudes certas e demonstrar claramente como você atende aos requisitos. Se deseja ser promovido no trabalho, precisa ser proativo e trabalhar duro para isso.

Se gostou deste artigo pode se interessar por este também: A importância do autoconhecimento para a vida profissional .

Outros textos que podem lhe interessar

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.