Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Como equilibrar a vida pessoal e o trabalho

Categoria dos serviços do psicólogo: crescimento pessoal, crescimento profissional
Passo a passo para ter sucesso profissional de acordo com psicólogos

Equilibrar a vida pessoal e o trabalho é o objetivo de muitos profissionais. Só assim você conseguirá desfrutar das suas conquistas na carreira.

Muitas pessoas têm problemas em equilibrar a vida pessoal e o trabalho. A vida moderna torna esse objetivo um pouco mais difícil. Estamos constantemente checando nossos e-mails de trabalho no celular…

E isso pode levar a nossa mente a estafa e causar problemas graves, alertam os psicólogos.

Para garantir a saúde física e psicológica precisamos equilibrar a vida pessoal e o trabalho. E isso é possível quando passamos a ter algumas atitudes. É papel do psicólogo ajudar. Confira em nosso artigo!

Dica 1. Evite “ficar ligado” fora do horário de trabalho

Desligue seu celular e resista à tentação de checar seus e-mails fora do expediente. Se precisar muito reserve apenas 10 minutos para essa tarefa – no início ou no final do dia.

Estar conectado o tempo todo o levará ao estresse e à adrenalina em um momento em que você deveria estar relaxando. Então, se não for para conversar com as pessoas queridas ou se divertir, desligue-se!

Dica 2. Crie uma rotina e atenha-se a ela

Se o seu trabalho exige muito mais horas do que o normal, pode ser difícil ter uma rotina regrada. Por isso é importante reservar tempo, todos os dias, para atividades como exercício, leitura e relaxamento.

>>> Veja também: A prática de exercícios físicos e o bem-estar emocional

Dica 3. Aprenda a dizer não para equilibrar vida pessoal e o trabalho

Valor Consulta Psicóloga Bárbara






Não quero informar nome ou e-mail





Só porque alguém lhe pede para assumir uma tarefa extra ou responsabilidade não significa que você é obrigado a fazer isso.

Respeitosamente diga ‘não’ e estará tudo bem! Principalmente se você já tem uma carga de trabalho pesada. Dizer “sim” a tudo é uma ladeira escorregadia para mais infelicidade, a terapia é uma forte aliada nesse processo.

>>> Veja também: Aprenda a dizer NÃO

Dica 4. Trabalhe de maneira inteligente

Para equilibrar vida pessoal e o trabalho é hora de começar a gerir suas atividades com inteligência. Trabalhar mais horas não significa necessariamente que você fará mais ou melhor o seu trabalho.

É melhor priorizar sua carga de trabalho e manter o tempo definido para cada tarefa. Tente não ser sugado para atividades menos produtivas que levam muito tempo, como reuniões triviais e sem pauta definida.

Dica 5. Não leva trabalho para casa

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Quando você sair do escritório, deixe o seu trabalho lá. Inclusive, ao encerrar o trabalho visualize-se parando a sua rotina e não leve seu notebook para casa com você.

Reserve cinco minutos no final do dia para escrever uma lista de tarefas que você precisa trabalhar amanhã. E isso garante que não se preocupe com o dia seguinte antes mesmo de ele começar.

>>> Veja também: 6 dicas matadoras para o gerenciar o tempo

Dica 6. Pratique um hobby

Nada melhor do que ter uma atividade divertida e gratificante para descansar e equilibrar a vida pessoal e o trabalho.

Como Escolher seu Psicólogo

Nesse guia completo você vai conhecer tudo sobre psicólogos e psicoterapia. A escolha do psicólogo certo para você envolve diversos fatores. Descubra aqui.

COMO ESCOLHER O SEU PSICÓLOGO

Descubra uma atividade em que você se sinta realizado, seja tocar um instrumento, marcenaria, culinária etc. Você ficará impressionado com a qualidade de vida que irá obter.

>>> Veja também: Conheça os benefícios de ter um hobby

Ao implementar essas táticas, você notará uma diferença real em sua capacidade de relaxar, diminuir seu estresse e ter uma saúde psicológica melhor. E, o mais importante, conquistar equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Gostou desse artigo? Então pode se interessar por esse também: Conheça os benefícios de ter um hobby

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Aprenda a dizer NÃO

    Aprenda a dizer não
    Por que pode ser difícil dizer "não"? Aprender a dizer Não certamente não é algo fácil. Entenda os motivos e saiba o que você pode fazer
  • Por que ser uma pessoa organizada é importante?

    Por que ser uma pessoa organizada é importante de acordo com psicólogos?
    Ser uma pessoa organizada é importante. Saiba que desenvolver essa habilidade é um grande desafio para muita gente. Alguns, inclusive, precisam buscar a ajuda de um psicólogo para lidar com o problema da desordem, quando esta prejudica o cotidiano do paciente.
  • Desconfiando das pessoas após sofrer uma decepção

    Desconfiando das pessoas após sofrer uma decepção
    Desconfiar das pessoas após sofrer uma decepção pode ser um mecanismo autómatico do ser humano. Mas quando isso começa a atrapalhar o nosso dia a dia?

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Autor: Thaiana F. Brotto

CRP 06/106524 – São Paulo

FORMAÇÃO

Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC