Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Como equilibrar a vida pessoal e o trabalho

Categoria dos serviços do psicólogo: crescimento pessoal, crescimento profissional
Passo a passo para ter sucesso profissional de acordo com psicólogos

Equilibrar a vida pessoal e o trabalho é o objetivo de muitos profissionais. Só assim você conseguirá desfrutar das suas conquistas na carreira.

Muitas pessoas têm problemas em equilibrar a vida pessoal e o trabalho. A vida moderna torna esse objetivo um pouco mais difícil. Estamos constantemente checando nossos e-mails de trabalho no celular…

E isso pode levar a nossa mente a estafa e causar problemas graves, alertam os psicólogos.

Para garantir a saúde física e psicológica precisamos equilibrar a vida pessoal e o trabalho. E isso é possível quando passamos a ter algumas atitudes. É papel do psicólogo ajudar. Confira em nosso artigo!

Dica 1. Evite “ficar ligado” fora do horário de trabalho

Desligue seu celular e resista à tentação de checar seus e-mails fora do expediente. Se precisar muito reserve apenas 10 minutos para essa tarefa – no início ou no final do dia.

Estar conectado o tempo todo o levará ao estresse e à adrenalina em um momento em que você deveria estar relaxando. Então, se não for para conversar com as pessoas queridas ou se divertir, desligue-se!

Dica 2. Crie uma rotina e atenha-se a ela

Se o seu trabalho exige muito mais horas do que o normal, pode ser difícil ter uma rotina regrada. Por isso é importante reservar tempo, todos os dias, para atividades como exercício, leitura e relaxamento.

>>> Veja também: A prática de exercícios físicos e o bem-estar emocional

Dica 3. Aprenda a dizer não para equilibrar vida pessoal e o trabalho

Valor Consulta Psicóloga Rosana






Não quero informar nome ou e-mail





Só porque alguém lhe pede para assumir uma tarefa extra ou responsabilidade não significa que você é obrigado a fazer isso.

Respeitosamente diga ‘não’ e estará tudo bem! Principalmente se você já tem uma carga de trabalho pesada. Dizer “sim” a tudo é uma ladeira escorregadia para mais infelicidade, a terapia é uma forte aliada nesse processo.

>>> Veja também: Aprenda a dizer NÃO

Dica 4. Trabalhe de maneira inteligente

Para equilibrar vida pessoal e o trabalho é hora de começar a gerir suas atividades com inteligência. Trabalhar mais horas não significa necessariamente que você fará mais ou melhor o seu trabalho.

É melhor priorizar sua carga de trabalho e manter o tempo definido para cada tarefa. Tente não ser sugado para atividades menos produtivas que levam muito tempo, como reuniões triviais e sem pauta definida.

Dica 5. Não leva trabalho para casa

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Quando você sair do escritório, deixe o seu trabalho lá. Inclusive, ao encerrar o trabalho visualize-se parando a sua rotina e não leve seu notebook para casa com você.

Reserve cinco minutos no final do dia para escrever uma lista de tarefas que você precisa trabalhar amanhã. E isso garante que não se preocupe com o dia seguinte antes mesmo de ele começar.

>>> Veja também: 6 dicas matadoras para o gerenciar o tempo

Dica 6. Pratique um hobby

Nada melhor do que ter uma atividade divertida e gratificante para descansar e equilibrar a vida pessoal e o trabalho.

Como Escolher seu Psicólogo

Nesse guia completo você vai conhecer tudo sobre psicólogos e psicoterapia. A escolha do psicólogo certo para você envolve diversos fatores. Descubra aqui.

COMO ESCOLHER O SEU PSICÓLOGO

Descubra uma atividade em que você se sinta realizado, seja tocar um instrumento, marcenaria, culinária etc. Você ficará impressionado com a qualidade de vida que irá obter.

>>> Veja também: Conheça os benefícios de ter um hobby

Ao implementar essas táticas, você notará uma diferença real em sua capacidade de relaxar, diminuir seu estresse e ter uma saúde psicológica melhor. E, o mais importante, conquistar equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Gostou desse artigo? Então pode se interessar por esse também: Conheça os benefícios de ter um hobby

Quem leu esse texto também se interessou por:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Autor: Thaiana F. Brotto

CRP 06/106524 – São Paulo

FORMAÇÃO

Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC