É possível contornar o cansaço mental?

Categoria dos serviços do psicólogo: terapia cognitivo comportamental, tcc
Cansaço Mental com consultório do psicólogo em São Paulo

Cansaço mental é, basicamente, o limite no qual seu cérebro chegou devido a diversos fatores. Pode ser chamado também de fadiga mental, esgotamento mental ou Síndrome de Burnout. O cérebro não consegue mais raciocinar, solucionar problemas e visualizar coisas boas, pois precisa, de fato, descansar.

O que acontece para chegar a esse ponto?

Essas condições podem resultar do excesso de trabalho, poucas horas de sono ou sono de má qualidade, uma dieta desequilibrada, alterações fisiológicas por causa do estresse ou não (fadiga adrenal, tireoide e desequilíbrios hormonais), bem como por efeitos colaterais de alguns medicamentos, e ainda por ansiedade ou depressão. Independente do motivo, todos os indivíduos que apresentam cansaço mental experimentam a sensação de “falta de sentido” na vida.

Embora existam exceções, são duas as formas de avaliar a origem da sua fadiga mental e física. Se acordar pela manhã com energia e ela se for ao longo do dia, sendo quase zero no final da tarde e começo da noite, as origens podem ser fisiológicas (adrenal, tireoide, hormônios, etc.).

No entanto, caso o indivíduo já acorde sem energia, sem motivação para iniciar um dia de trabalho, de fazer exercícios, ou seja, simplesmente sem vontade de viver a vida, a causa pode ser relacionada ao emocional, excesso de trabalho, desmotivação no ambiente corporativo, etc.

Estafa mental relacionada ao trabalho

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo, para atendimento de terapia cognitivo comportamental, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

O estresse não é considerado uma doença ou uma condição médica, mas pode ser o fator desencadeador do esgotamento mental no trabalho. O estresse constante pode ser devido a uma equipe em desarmonia ou a um chefe que não tem coerência no modo de gerir, entre outras situações.

Existem algumas profissões que experimentam uma forma de estresse causada pelo enorme envolvimento emocional característico da função, pela pressão e perigo constante, ou pela relação extrema com as pessoas. Por exemplo, professores, policiais, enfermeiros, médicos, terapeutas ocupacionais e bombeiros são profissões que exigem muito do ser humano psicologicamente e fisicamente.

Sintomas e consequências

Fadiga mental, esgotamento mental ou Síndrome de Burnout são as mesmas condições e, pelos sintomas serem muito parecidos podem ser confundidas com a depressão.

Pensamentos negativos, desânimo, falta de motivação no trabalho, falta de vontade em realizar atividades que antes eram feitas com muito prazer, alteração de humor, rispidez, falta de concentração, sonolência e cansaço frequente são sintomas que podem aparecer juntos ou isolados, dependendo do grau da estafa mental.

O importante é ficar atento a si mesmo e avaliar seus sintomas e comportamentos. Caso também perceber que seu colega de trabalho que era tão animado com a vida, começou a mudar de comportamento e pensamento, converse tranquilamente e explique que um psicólogo pode ajudá-lo a enfrentar as dificuldades, assim como dizer se é a hora de dar um tempo, ou mesmo oferecer as ferramentas necessárias para lidar com as situações difíceis do dia a dia – que não deixarão de existir, em nenhuma profissão.

A hora de procurar ajuda profissional

Dê valor aos momentos de lazer e descanso, saiba dizer não e peça ajuda quando vir que não dará conta de todas as tarefas no trabalho. Escolha uma atividade que lhe dê prazer e utilize-a para relaxar, todos os dias, por pelo menos vinte minutos.

Juntamente saiba quando é a hora de procurar ajuda profissional, considerando que o ser humano aprende a lidar com o estresse com as próprias experiências ou quando ele tem a habilidade para tal.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Entendendo a Solidão

    Entendendo a Solidão com consultório do psicólogo em São Paulo
    A solidão é um sentimento universal que afeta a todos em algum momento da vida. Segundo o psicólogo as causas da solidão são tão variadas quanto sua intensidade e duração
  • Insegurança Profissional

    Insegurança Profissional com consultório do psicólogo em São Paulo
    A insegurança profissional é um entrave para o universo corporativo, sendo responsável por limitações também no crescimento pessoal. É comum que as pessoas tenham receio de expor seus posicionamentos, ideias e dúvidas
  • Terapia Comportamental

    Terapia Comportamental com consultório do psicólogo em São Paulo
    O que é Terapia Analítico-Comportamental e como funciona. Texto elaborado pela Psicóloga Karina Santos do consultório de psicologia 'Psicólogo e Terapia'

Autora: Thaiana Brotto(Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.