Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Influência e Benefícios dos Animais de Estimação na Vida das Pessoas

Benefícios dos animais de estimação para saúde mental

Algumas pessoas ainda não acreditam, mas existe uma grande influência dos animais de estimação na vida (e na autoestima!) das pessoas. Atualmente existe um trabalho feito com animais, também como forma de terapia, onde o objetivo é que os animais tragam conforto e carinho para pessoas enfermas.

É fato que conviver com animais dóceis traz alegria e bem-estar, e o convívio é sempre agradável e reconfortante.

Os animais de estimação são capazes de transmitir a sensação de bem-estar por serem carinhosos e cuidarem das pessoas que estão ao seu redor, de forma pura e sincera. O nosso cérebro é capaz de reconhecer um gesto sincero e, por isso, os benefícios desta convivência são sempre muito positivos.

É aconselhável, então, ter um animal de estimação?

Valor Consulta Psicóloga Bárbara






Não quero informar nome ou e-mail





Para aqueles que gostam, sim. Não existem malefícios e, portanto, é capaz de gerar um conforto diário para os pacientes que estão em situações mais complicadas, também como forma de companhia.

Os psicólogos notam em consultório que aqueles pacientes que possuem um animal de estimação, sempre depositam grande parte de suas melhorias ao companheiro peludo, e as razões são muitas.

Com o seu animal de estimação você pode:

  • Passear no parque;
  • Tirar o cochilo da tarde;
  • Esquentar os pés no frio;
  • Ensinar/adestrar (cães – mais do que gatos – aprendem muito rápido!);

Por isso, a psicologia apoia a convivência com animais de estimação, em benefício tanto para o animal, quanto para o dono, afinal, o bem-estar é recíproco.

Hoje em dia quem pensa em ter um animal de estimação apenas como sinônimo de bem-estar, levar para passear, falar com os vizinhos, etc., não sabe realmente que dedicar parte do seu tempo aos amados bichinhos vai muito além dos padrões e modas de nossa sociedade.

Com certeza existem muitos benefícios que tornam a vida da pessoa em um salto de qualidade de vida, junto ao seu animal de estimação, e claro, também para o seu melhor amigo. Segundo psicólogos, os benefícios para o bem-estar são imensos.

Apesar de já terem sido feitas pesquisas e publicados seus resultados, muita gente ainda não sabe quais são os benefícios dos animais de estimação para a saúde mental. Leia o texto e confira os principais benefícios dos animais de estimação.

A influência dos animais de estimação na vida das pessoas

Conheça os 6 benefícios dos animais de estimação para a saúde mental

1. Cura a solidão

Os animais de estimação acabam por afugentar a solidão e isso é ótimo para pessoas que ficam muito sós. O pet pode ser uma excelente forma de companhia, e com isso, dando a sensação de segurança e afeto. Também é uma ótima forma de amenizar o sofrimento do isolamento social de pessoas que sofrem de depressão severa e outros transtornos.

2. Restaura o amor próprio

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Ter um animal de estimação também estimula o sistema límbico do cérebro, ligado às emoções. Da mesma forma que os animais estreitam laços de carinho incondicional, essa relação gera mais autoestima, fazendo a pessoa ter outra forma de lidar consigo e começar a se gostar. Lembrando, os animais não julgam os nossos atos, por isso, essa autoestima tende a ser eficaz no tratamento individual.

3. Diminui o estresse e a depressão

O próprio nome diz: animal de estimação, ou seja, é um ser a estar numa relação de carinho e afeto, ser estimado por alguém. Isso por si só, já automaticamente estabelece uma correlação direta com o nosso estado depressivo ou de ansiedade e estresse.

Os sintomas de ambos são relacionados ao isolamento, a falta de iniciativa, a perda de amor próprio e com os outros. É comprovado que um tempo por dia dedicado ao seu animal de estimação equivale a um bom tratamento a base de remédios.

4. Dá motivação e vida social

A estimulação criada pela rotina de levar para passear, ou propiciar jogos recreativos faz com que a vida social seja mais prazerosa do que a reclusão. Esse também é um dos grandes benefícios dos animais de estimação.

O reaquecimento do convívio social é parte importante para a saúde mental. As novas amizades e todo o vínculo com o social tende a ser muito benéfico. A pessoa passa a ser bem mais comunicativa e sociável do que antes.

5. Cria a responsabilidade

Os Psicólogos

Conheça a equipe de psicólogos do nosso consultório. Confira o perfil e área de atuação de cada profissional.

A EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Manter um animal de estimação criará senso de responsabilidade para com ele, já que será necessário ter uma rotina diária de alimentação, cuidados, higiene, levar para fazer seus exercícios etc. E isso para pessoas que possuem depressão é excelente e saudável.

Ele, de certa forma, torna-se dependente do dono e isso gera um compromisso que se converte em ideal. Pessoas que possuem problemas com tarefas e disciplinas, serão altamente beneficiadas, pois esses encargos fazem de a pessoa pesar na balança a relação de culpa e de cuidado com o outro.

6. Traz felicidade

Cientificamente, a relação de afeto, cuidado e sensibilidade aumenta os níveis de oxitocina que estimulam, por sua vez, a produção de serotonina e dopamina. O que significa isso?

O cérebro produz substâncias como a serotonina que tem ligação com a diminuição do sentimento de solidão e da depressão. Sem a dopamina, a pessoa ficará propensa a trabalhar cada vez menos com responsabilidade.

Lembrando que a solidão social pode causar transtornos mentais na pessoa, e esse conjunto de químicas cerebrais, quando estimuladas, são importantes na construção da felicidade. Nisso, abraçar um animalzinho fará aumentar o nível de oxitocina.

Tudo isso contribui para afastar a depressão e a ansiedade. Seja o animal que for, todos esses benefícios de relação ser humano/animal, devem ser levados em conta.

Isso sem falar do benefício para outros órgãos do corpo essenciais para a vitalidade, como o coração, por exemplo. Dentre os muitos benefícios dos animais de estimação também podem ser incluídos a diminuição do risco de infarto e outras doenças cardíacas. Por isso os médicos afirmam: o contato com animais traz felicidade, saúde e longevidade.

Os animais de estimação e um estilo de vida saudável

Como Escolher seu Psicólogo

Nesse guia completo você vai conhecer tudo sobre psicólogos e psicoterapia. A escolha do psicólogo certo para você envolve diversos fatores. Descubra aqui.

COMO ESCOLHER O SEU PSICÓLOGO

Esses benefícios dos animais de estimação são fundamentais para ter uma boa saúde mental e emocional, além das vantagens no corpo. Seja levando o seu animal para um passeio, treiná-lo, ou simplesmente curtir a sua companhia, todas elas são formas saudáveis da mente estar ocupada e em contato direto com estas funções.

Os benefícios dos animais de estimação se estendem para as pessoas que precisam alterar o seu padrão comportamental, no processo de terapia, e também para as crianças e idosos. O envelhecimento saudável proporcionado pela companhia de animais de estimação estimula a vitalidade e o fortalecimento do sistema imunológico.

Este tipo de convivência, para o bem-estar, é comprovado?

Sim. Existem inúmeras pesquisas (e vídeos, que podemos acessar pela internet – vale a pesquisa), em que é comprovado que a convivência entre animais e seres humanos traz alegria, qualidade de vida e bem-estar ao convívio tanto familiar, quanto para aqueles que moram sozinhos.

Isto porque o animal geralmente se apega rapidamente ao seu dono, transmitindo afeto, segurança e cumplicidade, de modo que todos estes sentimentos agregam positivamente à vida do ser humano.

Observações profissionais:

Não é uma regra e nem uma obrigação ter um animal de estimação quando se está passando por situações complicadas. Essa influência se dá naturalmente no convívio animais de estimação x ser humano.

Certamente, quando o paciente precisa de auxílio psicológico, a ajuda de um profissional especializado é essencial. O texto retratado mostra uma realidade do dia-a-dia, mas deixamos claro que esta não é a única forma de solucionar problemas de baixa autoestima, fobia social, depressão, entre outros.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Seis formas de você alcançar o seu bem-estar

    Formas de você alcançar o seu bem-estar
    O nosso bem-estar e qualidade de vida influencia diretamente na nossa felicidade e satisfação pessoal. Algumas ações podem ser tomadas no dia a dia para transformar o modo em que vivemos e trazer benefícios rápidos.
  • Ansiedade

    Ansiedade Psicólogos
    Psicólogos especialistas em ansiedade em São Paulo. Conheça os psicólogos que tratam ansiedade, leia dezenas de artigos e marque sua consulta pelo site
  • Estresse

    Estresse e Psicologia
    Você se sente estressado com frequência ? É importante saber que o estresse é um problema que deve ser levado a sério. Os sintomas, que incluem efeitos físicos e emocionais, podem comprometer a sua qualidade de vida.

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana F. Brotto

CEO do consultório Psicologo e Terapia. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *