Newsletter Gratuita
Assine Aqui

O que é Psicoterapia Psicodinâmica

O que é Psicoterapia Psicodinâmica

A Psicodinâmica é uma abordagem da psicologia que está diretamente ligada às teorias trabalhadas pela Teoria Psicanalítica.

Essa abordagem trabalha os conflitos que estão no nosso inconsciente, ou seja, que não estão de fácil acesso nos nossos pensamentos e no nosso dia-a-dia, afirmam os psicólogos. É uma teoria mais aprofundada, que trabalha os conflitos internos e inconscientes e que, geralmente, estão ligados à nossa infância. O objetivo dessa abordagem é cicatrizar esses conflitos e traumas na vida do paciente.

Para que esse trabalho seja feito com resultados positivos, a Psicodinâmica nos ajuda a interpretar o presente com base em todo o contexto da vida do paciente, desde a sua infância.

Esse tipo de abordagem entende que é possível reviver, em terapia, o que aconteceu no passado, procurando interpretar esses fatos de uma nova maneira e ressignificar cada um deles.

A Psicoterapia Psicodinâmica, embora esteja ligada à Psicanálise, tende a ser uma abordagem mais breve, além de ter um grande enfoque na dinâmica entre paciente/terapeuta.

As consultas têm duração, em média, de 50 minutos, sendo recomendadas sessões semanais. É papel do psicólogo ajudar, por isso conheça os principais benefícios desse tipo de terapia.

Benefícios da Psicoterapia Psicodinâmica

Trabalhando o Inconsciente

Valor Consulta Psicóloga Marcela






Não quero informar nome ou e-mail





A Psicoterapia Psicodinâmica entende que todo o nosso desenvolvimento emocional tem início quando somos ainda crianças. Na infância, temos como referência de vida e de tomada de decisões as pessoas adultas que estão ao nosso redor – geralmente pai, mãe, tios, tias, avôs e avós.

A maneira como esses adultos vivem e interpretam suas vidas é a maneira como a criança é ensinada a viver também. Essas pessoas são as únicas referências do que é certo e errado.

No entanto, quando essa criança cresce, algumas coisas podem não mais fazer sentido. Coisas que ela acreditava que seriam a sua “verdade absoluta” podem ser colocadas em evidência quando ela se depara com outras realidades e quando passa a ter mais maturidade emocional.

Dentro desse contexto, alguns conflitos podem ficar evidentes. Questionamentos que antes sequer existiam, por exemplo, podem se tornar frequentes quando essa criança, hoje adulta, se vê diante de outros ambientes e grupos. Em outros casos, esse indivíduo pode carregar traumas de situações vividas na infância que sequer imagina ou se lembra, e que no presente trazem muitas inseguranças, medos e baixa autoestima. E é aí que entra a Psicodinâmica.

Com a Psicoterapia Psicodinâmica, esse indivíduo passa a trabalhar o fortalecimento de suas emoções, entendê-las e elaborá-las, além de compreender o seu lugar no mundo e a sua individualidade. Por isso é uma abordagem importante e recomendada para trabalhar o autoconhecimento e a autoestima.

Porque fazer Terapia e como saber se a Psicodinâmica é indicada para o seu caso

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Nós, enquanto seres humanos, temos dúvidas, inseguranças, medos… Todos esses sentimentos são normais e até mesmo saudáveis de certa forma, pois nos colocam em contato com o nosso interior e nos faz refletir sobre muitas coisas.

Acontece que em alguns casos, esses sentimentos podem se sobressair de maneira a atrapalhar a qualidade de vida do indivíduo, impossibilitando suas tomadas de decisões, vida pessoal, profissional e até mesmo a saúde física.

Nesses casos, a terapia é altamente recomendada. Um profissional capacitado tem todas as ferramentas necessárias para auxiliar o paciente a ressiginificar e entender tudo o que acontece em sua vida, proporcionando autoconhecimento e, consequentemente, bem-estar.

Mas é importante ressaltar que até mesmo as pessoas que não possuem uma questão específica para trabalhar em terapia, também podem iniciar um processo terapêutico. Afinal, sempre podemos nos conhecer mais e melhor.

Todas as abordagens trabalhadas dentro da psicologia têm um único objetivo em comum: ajudar o paciente a desenvolver o seu autoconhecimento, a sua autoestima e a melhorar a sua qualidade de vida. Por isso, a escolha pela abordagem ideal não precisa ser um tabu.

O recomendado é que você leia sobre cada uma delas e encontre aquela que você mais se identifica para dar início ao seu processo de terapia.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Psicólogo e TCC

    Psicólogo e TCC
    Psicologa clinica Andreia Aragao com atuação na abordagem TCC
  • O que é psicanálise

    O que é psicanálise
    A psicanálise é a área de investigação da mente humana. Sob os seus domínios estão diversos tipos de tratamentos de saúde clínica. Conheças as psicanalistas
  • Terapia Comportamental

    Terapia Comportamental
    O que é Terapia Analítico-Comportamental e como funciona. Texto elaborado pela Psicóloga Karina Santos do consultório de psicologia 'Psicólogo e Terapia'

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana F. Brotto

CEO do consultório Psicologo e Terapia. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC

2 comentários em “O que é Psicoterapia Psicodinâmica

  1. Saudações
    gostaria agradecer pelas informações úteis, e de pedir que me enviem, mas informaços actualizadàs semanalmente, gosto muito de aprender.
    Sou estudante do curso de psicologia clínica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *