Ouça ou leia. Espero que você goste desse artigo Conheça os psicólogos que atendem em São Paulo e os psicólogos online por videochamada. Autor: Rosangela Silva Santos - Psicólogo CRP 06/155562
A orientação vocacional é uma ótima maneira de jovens escolherem a sua profissão e adultos a trocarem de carreira. Saiba mais lendo o artigo.
A escolha de uma carreira é uma preocupação séria para quem está se formando no ensino médio. Mas não apenas para jovens, muitos adultos insatisfeitos buscam uma nova opção de trabalho.
Estas pessoas ficam muito em dúvida sobre o que desejam fazer, será que a atividade que gostam é realmente uma opção viável?
Será que se ela virar trabalho, continuará sendo satisfatória? Para sanar essas e outras questões, a orientação vocacional é uma boa opção, aconselham os psicólogos.
A orientação vocacional por um conselheiro ou psicólogo experiente e qualificado torna-se necessária para essa situação. O psicólogo poderá ajudar a descobrir o seu potencial e aptidão e, consequentemente, sugerir o caminho certo para o seu futuro profissional.
Como funciona a orientação vocacional?
A orientação vocacional de carreira geralmente emprega testes em três áreas principais: aptidão, interesse e personalidade.
Esses aspectos ajudam os psicólogos a conseguirem orientar sobre a carreira certa, por meio da terapia. Com a pluralidade de possibilidades profissionais no mercado, a importância do aconselhamento de carreira também aumentou muito.
>>> Veja também: Autoconhecimento em sua Vida Profissional
As pessoas começaram a perceber o fato de que nem todos podem se tornar engenheiros ou médicos e começaram a explorar outros campos.
Além disso, muitas vezes escolhem a carreira quando são muito jovens e conforme vão adquirindo mais maturidade, podem se sentir insatisfeitos e com vontade de mudar.
Uma boa orientação vocacional dependerá das qualificações, treinamento e experiência do profissional. É sempre uma boa ideia saber primeiro sobre a perícia profissional do conselheiro/psicólogo. Afinal, ele irá ajudá-lo a fazer uma escolha que impactará toda a sua vida.
Orientação vocacional para estudantes e adultos é uma das melhores maneiras de escolher a profissão certa.
Com uma infinidade de opções de carreira por aí, o aconselhamento de carreira desempenha um papel fundamental para garantir que as escolhas de carreira certas sejam feitas.
A orientação vocacional é gratificante, considerando que um indivíduo pode escolher a carreira certa, de acordo com os pontos fortes e talentos que possui.
Aconselhamento certo não só ajuda a pessoa a crescer no trabalho rapidamente, mas dá amplo espaço para aprender em seu campo desejado.
Principais benefícios da orientação vocacional
Aqui está uma lista de alguns dos principais benefícios da orientação vocacional e aconselhamento de carreira. Confira!
Avaliação correta de pontos fracos e fortes: a orientação vocacional é conduzida por psicólogos especializados com anos de experiência nas costas. Eles avaliam um candidato com base em vários testes de aptidão.
Os resultados do teste retratam corretamente a força e as fraquezas de um candidato. Esta informação desempenha um papel fundamental na determinação da escolha de carreira certa.
Isso também garante a pessoa se abster de escolher uma carreira errada que a leve à frustração e à baixa satisfação no trabalho.
>>> Veja também: Como identificar minhas habilidades
A definição correta de metas: um psicólogo pode ajudar um candidato a escolher o objetivo certo e ajudá-lo a delinear o processo de alcançá-lo.
Além disso, um conselheiro experiente pode ajudar um candidato a estabelecer um plano para alcançar o objetivo. Um plano passo a passo de atingir o objetivo de maneira realista ajuda o candidato a alcançar sua carreira dos sonhos mais rapidamente.
Explore várias opções de carreira: há muitas opções de carreira que uma pessoa pode explorar e que estão disponíveis dentro do escopo da experiência dela.
Um psicólogo pode apresentar essas opções. Isso garante que uma pessoa economize muito tempo e energia enquanto descobre a melhor escolha de carreira possível. Isto é ainda mais importante para quem está tentando fazer uma troca de meio de carreira.
>>> Veja também: Entrevista de emprego e a psicologia
Suporte de pesquisa: enquanto a pessoa realiza a pesquisa de um novo emprego, um bom orientador pode ajudar um candidato a se preparar para entrevistas, orienta a criar um currículo interessante, carta e vídeo de apresentação etc.
Eles também orientam o candidato a criar um network para conseguir o emprego dos sonhos.
Concluindo, o benefício principal da orientação vocacional é obter a orientação necessária de um profissional qualificado que ajudaria a fazer a escolha certa em relação à sua carreira.
Se você deseja discutir sobre algum problema específico, você pode consultar um psicólogo.
Gostou desse texto? Então pode se interessar por esse aqui: Mudar de profissão: tarefa simples?
Psicólogos para Orientação Vocacional
Conheça os psicólogos que atendem casos de Orientação Vocacional no formato de terapia online por videochamanda e também consultas presenciais em São Paulo:
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Horas de trabalho pouco tem a ver com carga horáriaMuita gente ainda acredita que carga horária significa horas de trabalho e, neste texto, falaremos sobre a diferença entre essas duas coisas e como buscar uma melhor organização no [...]
- Mudar de profissão: a tarefa pode ser simples?Em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo, boa parte das pessoas começa a vida profissional muito cedo e acaba optando por cargos que tragam uma melhor remuneração [...]
- Psicóloga fala sobre o passo a passo para ter sucesso profissionalEquilibrar a vida pessoal e o trabalho é o objetivo de muitos profissionais. Só assim você conseguirá desfrutar das suas conquistas na carreira. Muitas pessoas têm problemas em equilibrar [...]
Autor: psicologa Rosangela Silva Santos - CRP 06/155562Formação: A psicóloga Rosangela Silva Santos realiza os seus atendimentos com base na abordagem TCC (Terapia Cognitivo Comportamental). Possui cursos de extensão em Terapia Cognitivo Comportamental aplicada na USP e também tem especialização pelo Albert Einstein