Espero que você goste desse artigo Conheça as psicólogas que atendem em São Paulo presencialmente e também online por vídeochamada.
A maturidade emocional é o objetivo de muitas pessoas. Mas você sabe o que ela é e quais as principais características de uma pessoa com maturidade emocional? Então leia o texto!
Ter maturidade emocional é ter um controle específico sobre as emoções.
Uma pessoa emocionalmente madura experimentou o espectro de emoções, compreende as consequências de cada uma delas e conhece os benefícios de estar no controle delas, explicam os psicólogos.
Mais importante ainda, uma pessoa emocionalmente madura sabe que tipos de coisas contêm diferentes emoções e sabem identificar cada uma com clareza. Elas não entram em pânico tentando determinar o que sentem e como devem reagir.
Em nosso artigo vamos explicar as principais características de uma pessoa com maturidade emocional. Confira!
Principais características de uma pessoa com maturidade emocional
Como saber se você é uma pessoa com maturidade emocional? Fizemos uma lista com as principais características psicológicas. Confira!
1. Empatia
Não basta ser capaz de identificar suas próprias emoções. Você também precisa ser capaz de reconhecer e gerenciar as emoções dos outros.
Quando você tem empatia por outras pessoas, somente coisas boas podem vir: compreensão, compromisso e uma maior inteligência emocional.
Ter empatia pelos outros também é uma forma de respeito e torna você mais acessível, o que são traços importantes da maturidade emocional.
2. Responsabilidade
Maturidade emocional significa ser capaz de admitir quando você está errado e enfrentar as consequências de seus próprios erros com compreensão e dignidade.
Pense em pessoas que não se responsabilizam por coisas que fizeram. Muitas vezes, eles estarão em negação de qualquer delito, e, às vezes, até tentam colocar a culpa em outra pessoa.
3. Autoconhecimento
A autoconsciência é um dos fundamentos da maturidade emocional.
Quando você é autoconsciente, significa ser capaz de identificar seus estados emocionais, ver seus pensamentos e ações de todos os ângulos e julgar-se com base nos mesmos padrões que você julga os outros.
As pessoas que são autoconscientes tendem a ser melhores em aceitar críticas, o que é outro traço da maturidade emocional. Isto é porque elas são frequentemente mais críticas de si mesmas, sendo mais perceptivas de suas próprias ações e emoções.
>>Veja também: Inteligência Emocional e Autoconhecimento
4. Flexibilidade
Flexibilidade significa entender que nem tudo vai seguir seu caminho, e isso é apenas um fato da vida. Ser capaz de fazer concessões, especialmente quando envolve outras pessoas, é um sinal claro de maturidade emocional.
Desenvolver um senso de flexibilidade requer alguns traços diferentes como a paciência, por exemplo. Se você não conseguir manter a calma durante os períodos de mudança ou quando problemas surgirem, não poderá tomar decisões tranquilas e conscientes.
5. Uma quantidade saudável de confiança
A confiança é um dos elementos que compõem a maturidade emocional, mas tem que ser uma quantidade saudável. Excesso de confiança pode fazer a pessoa beirar a arrogância. Confiança insuficiente pode gerar baixa autoestima.
Você precisa de um equilíbrio de confiança e autoconhecimento para confiar em suas próprias decisões, mas aceite as críticas necessárias se tiver feito a escolha errada. Confira este texto sobre como aumentar sua autoconfiança.
Conheça as psicólogas do nosso consultório, suas especializações, área de atuação e abordagens.
Ter maturidade emocional é algo muito desejado. Ela ajuda a fazer com que tenhamos mais sucesso em todos os âmbitos da vida, dos relacionamentos pessoais até mesmo sucesso na carreira.
E ela pode ser desenvolvida, inclusive por meio de terapia. Um psicólogo ajuda a promover o autoconhecimento e ajudar a aumentar a autoestima.
Gostou desse texto? Então pode se interessar por esse aqui também: Seis formas de você alcançar o seu bem-estar
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Conheça 4 transtornos relacionados ao trabalho
À medida que estudiosos, organizações e profissionais compreendem a relação entre saúde mental e trabalho, novos fatores estressores que podem comprometer tanto a produtividade quanto a felicidade de colaboradores [...]
- Insegurança no relacionamento: o que fazer?
Saiba como a insegurança no relacionamento pode afetar a vida do casal. A insegurança faz parte da vida de todo mundo, principalmente quando dividimos nossas vidas a dois em [...]
- Gratidão: como este hábito fortalece a saúde mental
Está na moda falar sobre gratidão, mas você sabe o que realmente significa ser grato ou tem ideia de como agradecer pode ajudá-lo a cuidar da sua saúde mental? [...]
Autora: psicóloga Thaiana F. Brotto - CRP 106524/06 Formação: Thaiana Filla Brotto é psicóloga registrada no Conselho Regional de Psicologia sob o número 06/106524. Thaiana se formou em Psicologia pela PUC-PR em 2008, fez pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP e é pós-graduanda em Neurociência pela PUC. Thaiana já escreveu mais de 400 artigos para o Blog Psicólogo e Terapia.
amei gostei tanto do texto
Fico feliz que tenha gostado do conteúdo. Obrigada pelo seu comentário. Abraços
Gostei muito do conteúdo.
Ele ajudou muito.
Olá, fico feliz que o conteúdo tenha te ajudado de forma positiva, obrigada pelo seu comentário. Abraços