8 características de pessoas autênticas

Categoria dos serviços do psicólogo: ajuda emocional
8 características de pessoas autênticas

Pessoas autênticas são pessoas mais agradáveis e acabam tendo mais chance de sucesso. Que tal conhecer um pouco mais sobre elas?

Pessoas autênticas tendem a deixar os outros ao seu redor à vontade. Psicologicamente falando, tendemos a vê-la como um amigo acolhedor e que nos faz sentir em casa. A autenticidade é sobre a presença, sobre viver o momento, ter convicções, permanecer fiel a si mesmo e a ter confiança.

Atualmente, a autenticidade passa, de certa maneira, por uma crise. Parece que a palavra perdeu significado porque agora é onipresente nos negócios, nos blogs pessoais e até nas revistas de estilo. Todo mundo quer ser autêntico. Embora as pessoas preguem a autenticidade, talvez não entendam exatamente o que a palavra significa.

A verdade é que as pessoas reconhecem uma farsa. Sabem diferenciar pessoas autênticas de pessoas que querem passar uma imagem falsa. Clientes, colegas de trabalho e chefes sentem a insinceridade em um nível consciente ou inconsciente. Segundo os psicólogos, as pessoas criam uma dissonância quando suas palavras ou ações não são genuínas.

8 características de pessoas autênticas

Pessoas autênticas são consideradas mais fáceis de lidar, trabalhar e são consideradas mais confiáveis e mais simpáticas. E bem fácil de entender porque. Basta conferir as características.

1. Têm boa autoestima

Um traço bem visível de pessoas autênticas é a confiança que elas têm em si mesmas. Essa confiança é oriunda do fato de sentirem bem sobre si mesmas, e isso as faz serem menos propensas a se sentirem ofendidas ou ficarem sempre na defensiva.

>>> Veja também: Conheça oito dicas que vão fortalecer a sua autoestima

Pessoas autênticas são capazes de minimizar a autocrítica. Aliás, elas respondem melhor às críticas e, muitas vezes, vêem isso como uma oportunidade para melhorar em vez de serem devastadas por ela.

2. São mais descontraídas

Você tem autocontrole?

As pessoas autênticas podem se concentrar mais facilmente nos outros ou na tarefa em questão, porque são menos focadas em si mesmas. As pessoas que “fingem” devem exercitar esforços para observar suas palavras e ações. É necessário um autocontrole extra para que o “você real” não escape.

3. Possuem fortes valores próprios

As pessoas autênticas reservam um tempo para pensar em como vêem a vida, seus valores e as situações que enfrentam. Depois de chegar a esses valores, é menos provável que sejam arrastados pela maré da opinião pública. Ela são mais focadas em seus propósitos e, também, mais abertas a ponderar.

4. Compartilham facilmente pensamentos e opiniões

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo, para buscar ajuda emocional, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

Elas compartilham mais livremente ideias e sugestões quando apropriado, e são menos propensas a temer discordâncias e discussões. Por se basearem no autoconhecimento, podem discutir e compartilhar com menos necessidade da emoção da vitória ou da agonia da derrota.

5. São mais generosas

As autênticas genuínas costumam ser generosas e presenteiam de coração. Seja um presente, uma contribuição de caridade ou ajuda extra no trabalho, elas realmente possuem o desejo de doar e serem produtivas. E não sobrecarregam os outros com as expectativas como de aprovação, por exemplo.

6. Aceitam seus pontos fortes e fracos

Ninguém é perfeito. Pessoas autênticas não tentam fingir que elas – ou qualquer outra pessoa – são perfeitas. Eles conhecem seus pontos fortes e fracos. Eles podem não estar satisfeitas com essas fraquezas e podem procurar fortalecê-las. Mas eles não tentam encobri-las. Elas também demonstram paciência com as deficiências dos outros, entendendo que isso faz parte da vida.

7. Aceitam a responsabilidade

Da mesma forma, elas assumem a responsabilidade por suas ações. Se elas fizeram bem, eles aceitam seu mérito nisso. Se cometeram um erro, não tentam encobri-lo. Elas admitem e tentam consertá-lo.

8. Possuem boa comunicação

Pessoas autênticas são claras e abertas com suas comunicações e ações. Normalmente sabem exatamente onde estão e não precisam perder tempo procurando os significados ocultos ou segundas intenções. Pessoas autênticas são mais fáceis e agradáveis de lidar.

Estas são algumas das principais características de pessoas autênticas. Como visto, elas não apenas têm mais chance de sucesso como também possuem uma vida mais leve. Você sabia que pode desenvolver a autenticidade? Para isso é preciso de uma boa dose de autoconhecimento e autoaceitação. E um psicólogo pode ajudar nessa tarefa!

Se gostou do artigo, pode se interessar por esse também: Inteligência Emocional e Autoconhecimento

Outros textos que podem lhe interessar

Autor: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.