Newsletter Gratuita
Assine Aqui

O processo de luto pode gerar depressão?

O processo de luto pode gerar depressão?

Com a morte de um ente querido ou muito importante em nossas vidas, é normal que o luto, um processo sentimental que envolve a dor da perda, se instale no nosso dia a dia.

Cada pessoa lida com essa angústia de maneira individual e particular, manifestando seus sentimentos de formas bem distintas, que vão desde crises de choro até o silêncio total.

O luto, em algumas situações pode, inclusive, desencadear distúrbios psicológicos mais sérios, como a depressão, e precisar do auxílio de um psicólogo para o tratamento.

Dizem que a morte é o maior enigma da vida, afinal, não há nenhuma certeza sobre ela. Por isso, perder um filho, irmão, pai ou um amigo especial pode gerar diversos sentimentos, como a inconformidade com a situação, tristeza profunda, desespero e impotência.

Mas, se há um fato sobre a morte que não podemos negar, é: precisamos aprender a lidar com ela.

Valor consulta atendimento online e presencial psicóloga Suliane






Não quero informar nome ou e-mail





Choro, raiva, sentimento de solidão ou de incompreensão: todos fazem parte do quadro de luto. No entanto, não é possível generalizar os seus sintomas, já que cada ser humano lida de uma maneira diante dessa situação e o luto não é uma síndrome ou doença.

Pode-se dizer que o luto, na verdade, é um processo emocional pós-morte ou até pré-morte, durante o acontecimento de uma doença severa ou tratamento mais delicado.

Mais frequentemente relacionado à morte, o luto pode até ser resultado de outras situações de perdas e mudanças na vida, desde que intensas e significativas, como é o caso de uma separação, divórcio, mudança de país, perda de emprego.

Como identificar o luto?

Como dito acima, o luto pode se manifestar de diversas maneiras. Mas, há alguns sintomas mais comuns, entre eles:

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

  • Crises ansiosas;
  • Crise de estresse;
  • Crise de choro;
  • Excesso ou falta de apetite;
  • Melancolia;
  • Acessos de raiva;
  • Insônia;
  • Desânimo intenso para realizar as tarefas normais.

Há também estudos, feitos por psicólogos, que identificam as fases do luto. Cada uma dessas fases é sentida de uma maneira e precisa de cuidados específicos. São elas:

1 – Negação

Nesse estágio, a pessoa evita falar sobre o assunto, não quer lembrar-se do acontecido e não aceita o fato da perda. Isso acontece quando ela ainda não tem estrutura e força emocional para lidar com a situação.

2 – Raiva

Momentos de raiva, questionamentos, crises de choro. Essa é a fase em que a pessoa já entendeu o que aconteceu, mas ainda tem dificuldades em aceitar a situação com tranquilidade.

3 – Barganha

Nessa fase, a pessoa costuma querer uma última chance, um último adeus ou oportunidade antes de aceitar a perda. Geralmente, isso é feito através de negociações consigo mesmo, com Deus, familiares ou entidades religiosas.

4 – Depressão

A pessoa percebe que não há mais para onde fugir da situação e passa a encarar, de frente, a perda. No entanto, a dor é intensa e os momentos são de sofrimento.

5 – Aceitação

A dor da perda passa a não tomar mais todo o espaço da vida. Já há vontades e entusiasmo para novas atividades, consegue-se seguir em frente e superar a perda.

Depressão: o que fazer se o luto não passa?

Como Escolher seu Psicólogo

Nesse guia completo você vai conhecer tudo sobre psicólogos e psicoterapia. A escolha do psicólogo certo para você envolve diversos fatores. Descubra aqui.

COMO ESCOLHER O SEU PSICÓLOGO

O luto não é algo a ser curado, afinal, é um processo natural. No entanto, em algumas situações mais graves, pode ser que ele se transforme em depressão.

Psicólogos afirmam que, quando há desinteresse pela própria vida, desistências do projeto, abandono da saúde e cuidados pessoais por uma duração de mais de seis meses, é importante buscar ajuda profissional.

É importante entender que não é o luto em si que causa o transtorno psicológico da depressão.

O que pode acontecer, com pessoas mais vulneráveis, é que o impacto do luto pode ser um grande estressor psicossocial e desencadear a depressão. Portanto, o luto seria um “gatilho” para isso.

A psicoterapia pode ser contribuir muito para a melhora dos conflitos psíquicos gerados pelo luto. O psicólogo ajuda a pessoa a assumir sua dor, sua tristeza e também a entender que, a partir de agora, a vida sofrerá mudanças que precisam ser aceitas.

Com o tempo, tratamento e atenção especial, o luto e as angústias vão sendo compreendidas e trabalhadas, para que a pessoa que sofre possa voltar a ver um futuro para si.

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Thaiana Brotto

Thaiana Brotto é psicólogo e CEO do consultório Psicólogo e Terapia. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC. Registrada no Conselho Regional de Psicologia pelo número CRP 106524/06.

34 comentários em “O processo de luto pode gerar depressão?

  1. Eu perdi meu esposo já tem oito meses perdi a vontade de viver a solidão é muito triste todas da minha família me abandonou não tenho ninguém passo noites em claro as sempre peço pra Deus me levar desse mundo pois a vida já não tem mais sentido pq Deus não me leva desse mundo minha vida e do tristeza e solidão sei que não tem ninguém pra me ajudar eu fiquei sozinha com 28 dias da morte do meu marido meu filho casou e pronto acabou, acabou tudo tudo perdeu o sentido meu marido era meu tudo faram 25anos de casamento nunca saímos prá passear um sem o outro a nove meses fiz o teste do covid19 eu e meu esposo todos positivos só que ele não resistiu foi embora e me deixou agora novamente eu tive que repetir o o exame fiquei muito triste pois deu negativo pois queria que fosse positivo e que fosse bem forte pra eu não sobreviver mas infelizmente deu negativo queria ter um contato mais próximo com Deus pra pedir pra ele me tirar desse mundo sei que não vou fazer falta pra ninguém já que todos se afastaram e meu grande e único verdadeiro amor se foi nada aqui faz sentido

    • Olá, sinto muito pela sua perda. Compreendo que seja um momento muito delicado de sua vida e por isso recomendo que busque ajuda de um psicólogo para falar como se sente, certamente as sessões irão te ajudar a passar por esse momento difícil. Abraços

    • Eu tbm perdi minha esposa querida que faleceu de covid19. Vamos conversar via Whatsapp, tbm fiquei sozinho. Antonio

      • Olá, sinto muito pela sua perda. Buscar pessoas que estejam passando pela mesma fase que a sua é essencial para ter mais acolhimento nesse momento difícil. Abraços

    • Bom dia, sei como está se sentindo, os dias passam muito triste. Eu perdi minha avó que eu cuidei dela nos últimos anos de sua vida, foi muito dolorido, fiquei tão deprimida que tive problemas alimentares, e mal durmo as noite até hoje, após a morte dela, os seus filhos foram falecendo um após o outro, mal passei o luto dela e recebia a noticia do falecimento de meus tios, semana passada faleceu a casula, e o luto de um mal cicatriza e já recebo a noticia de mais uma perda, e meu pai está também com problemas de saúde, a dor está invadindo minha casa bem antes de poder se imaginar a perda. Perdemos nossos sonhos com essas perdas, tudo é breve. A oração e o terço é o que mais me ajuda levantar em todo este tempo !

      • Compreendo que você esteja passando um momento muito delicado. Um psicólogo também pode te ajudar neste processo, pense nessa possibilidade!

  2. Perdi a pessoa que me casaria para o câncer, sou jovem. Hoje fazem 3 anos e durante todo esse tempo tive desinteresse pela vida, desejei estar com ela no céu e me questionei sobre o significado de continuar vivendo. Bom, até hoje não achei essa resposta, ainda estou me recuperando, mas a tristeza é minha parceira nessa jornada. Nunca mais fui o mesmo, tenho saudade de ter amor a vida. Tenho melhorado aos poucos, mas o processo tem sido lento demais.

    • Olá, sinto muito pela sua perda. O processo de luto pode levar um tempo diferente para cada pessoa, é importante ter um suporte especializado para que esse processo continue evoluindo até que seja superado. Abraços,

  3. Eu perdi minha mãe há 18 dias…
    Ainda não consegui entender nem aceitar.Perdi minha amiga,minha confidente,conselheira…minha mãe era muito importante pra mim..
    Agora meu pai que já tratava de depressão piorou muito….
    Ñ estar sendo fácil estou como ele em sua casa.
    Minha vida de repente perdeu a cor a alegria.
    Me encontro srm vontade de seguir em frente. Porém tenho um filho de 7anos que precisa de mim sei que meu pai tamb precisa de mim..mas e muito difícil ser forte mim manter de pé quando na verdade tudo que eu queria era desmoronar..
    As vezes minha vontade é de sumir.
    Ñ sei como viver nesse mundo sem minha mãe.

    • Olá, meus pêsames pela sua perda, posso imaginar como se sente. Buscar ajuda especializada nesse momento é essencial para que você conquiste algumas ferramentas para lidar com essa momento tão difícil do luto. Abraços

    • Perdi minha mãe faz 4 meses, ate hoje choro mt fico mt desperada, tenho 2 filhos 1 neta meu esposo e meu pai, mas n ta fácil viver sem ela

      • Olá Joana, o processo de luto não é fácil e cada pessoa tem um tempo para passar pelas suas fases. Se achar que não consegue lidar com esse processo, busque ajuda especializada, pois te dará ferramentas para atravessar esse momento delicado. Abraços

      • Perdi minha esposa faz 15 dias e tô passando por momentos ruins estou com ansiedade e depressão lembro dela todos os dias dói demais acordo todos os dias com desânimo e sensação de falta de ar preciso de ajuda

        • Olá, sinto muito pela sua perda. Busque um profissional especializado em perdas e lutos para lidar com essas emoções e ressignificar esse momento tão triste. Abraços

  4. Eu sei como se sente ….realmente é uma dor terrivel perdi minha irmã pro suicidio e desde então me sinto doente …não vejo a morte como solução de nada se pelo menos tivesse a chance de um reencontro mas não temos certeza de nada.
    O que eu digo é procure ajuda pisiquiatra e pisicologo tem.me ajudado …Pense em como seria bom conhecer seus netos e ver neles traços do seu amor que partiu…Dias melhores virão !! Forte abraço!

  5. Perdi meu marido há 20 dias, de infarto, não consigo aceita que ele faleceu, quando lembro que fiz o reconhecimento do corpo sinto um soco no estômago, meu corpo treme, fiz todo o processo para o funeral e enterro, mas não acredito que ele morreu, estou adoecendo o pânico toma conta de mim não sei mais o que fazer, não quero ser forte, quero ser eu mesma, frágil, sofrendo e triste, não suporto mais ouvir que tenho que ser forte, eu não sou forte, eu não quero ser forte, eu quero desmoronar.

    • Olá, sinto muito pela sua perda e recomendo fortemente que busque ajuda especializada em luto para conseguir ressignificar o que aconteceu e lidar com o processo de luto, tendo melhor qualidade de vida. Abraço

  6. Perdi a minha grande amiga
    Ainda ñ consigo aceitar tem 9 dias hje .mds e muito doido.
    Ando chorando em tdo canto da casa. Ñ tenho vontade de nada. De sair ,de comer, de conversar com ninguém. Eu queria ela de vota. Fico ouvindo os áudios,As nossas conversas e suas fotos. Olho pro mundo com raiva de tdo.
    Pedi a Deus me leva tbem pois nois fizemos tantos planos juntas ela era o amor da minha vida.
    E agora meu coração está estraçalhado
    Ela era pura tão boa moça.
    E nova cheia de vida .mais ficou doente com problema no rins e faleceu .
    Me deixou aqui tão só.
    Ninguém nunca ocupará o lugar dela em minha vida.
    Mds que dor
    Me ajudem ir favor

    • Eu sugiro fortemente que você avalie a possibilidade de agendar uma sessão com psicólogo. Será muito importante para você ressignificar todos esses sentimentos!

  7. Há quase 5 meses perdi meu esposo para o covid. No começo do luto, fiquei estranha e até cética…não acreditava que ele não está mais aqui. E hoje, estou em uma fase que não quero visitas. Quero somente meu filho de 12 anos por perto. E quando chega a noite dá uma solidão tão grande e uma tristeza, que penso que a morte é a melhor opção. E mistura com outras perdas importantes de mãe e pai (ambos tinham câncer). Enfim, sei que o processo de luto é demorado, tem dias que estou bem…noutro não e assim até quando não sei. Afinal, o estágio emocional bem oscilante e com um misto de sentimentos.

    • Eu entendo e sinto muito por isso. Avalie a possibilidade de também conversar com um psicólogo para poder ressignificar esses sentimentos, inclusive o seu filho. Certamente um psicólogo ajudará.

  8. Perdi minha mãe pro covid faz 4 meses estou passando pr piscologa mas não está sendo fácil minha vida é chorar TDS os dias tento me fazer de forte mas não estou conseguindo não me conformo que este malditoooooo vírus levou minha mãe é uma tristeza que não tem fim

    • Olá Luzia, sinto muitíssimo pela sua perda. Saiba que o luto é um processo que é diferente para cada pessoa, mas vai passar, você vai conseguir resignificar esse sentimento e ter uma vida mais leve em breve. Abraço

  9. Olá. Há um mês atrás perdi meu pai para o câncer. Foi buscando respostas que acabei encontrando esse site. Tudo está difícil, não tenho ânimo nem mesmo pra trabalhar, me sinto culpada por não ter cuidado mais do meu pai como merecia, não aceito e não consigo acreditar que ele se foi, as lembranças estão fixas na minha memória e há momentos em todos os dias que chorar é inevitável, sei que nada voltará a ser como antes.

    • Olá, compreendo como se sente, mas não tenha dúvidas que esse sentimento irá passar pois é apenas uma fase. O indicado seria você buscar uma terapia com foco em luto para saber lidar com essas emoções. Abraços

  10. Perdi meu marido para o COVID fazem 25 dias… ele tinha 33 anos, muita saúde… estávamos há 14 anos juntos (qse metade de nossas vidas)… ele me deixou um pedacinho dele, nossa filha com 3 aninhos…
    Me pergunto a todo momento o pq isso aconteceu comigo… se vou conseguir seguir sozinha na criação de nossa filha… só faço chorar…
    Estou resolvendo tds as coisas sozinha, apesar de ter meus familiares apoiando, eu quero resolver sozinha, eu quero parece que mostrar pro meu marido, pra todos, e principalmente pra mim mesma, que eu consigo….
    Mas ao mesmo tempo, não suporto mais ouvir as pessoas dizendo que eu sou forte, que eu fui forte no período de 24 dias q ele esteve internado…eu não sou forte e eu não quero ser forte, eu quero sentir saudade, eu quero chorar, eu quero sofrer o meu luto…

    • Olá, sinto muito pela sua perda e compreendo como se sente. Busque ajuda o quanto antes de um profissional especializado em luto e emoções para que consiga lidar melhor com o que está sentindo. Abraços

  11. Perdi o homem da vida faz dois meses dói muito só pego chorando dor imensa n sei que fazer tem hrs tenho vontade de desistir de viver peço pra Deus levar me tbm n tem sentido viver s ele os dias pra mim n tenho vida tenho filhos meus pais só que sinto sozinha e uma grande dor.

    • Olá, sinto muito pela sua perda e sei como se sente. Busque ajuda para lidar com seu processo de luto afim de ressiginificar essas emoções e facilitar esse processo. Abraço

  12. Perdi meu pai para COVID há um mês! Não consigo aceitar, pq se vacinou, se protegeu demais. Fico com a imagem dele no hospital, achando que poderia ter evitado o contágio, que o médico errou no tratamento. Sinto raiva dos médicos, raiva de quem nega o vírus e até das notícias da TV. Me pergunto “porque ele”? Uma saudade enorme, uma revolta, tristeza. Estou com acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Acho que nunca vou superar esse trauma e essa dor profunda. Sei que o tempo amenizará, mas no fundo do meu coração a dor permanecerá e a falta será para sempre

    • Olá, sinto muito pela sua enorme perda e nada do que eu fale diminuirá sua dor, mas com o tempo, tratamento e atenção especial, o luto e as angústias vão sendo compreendidas e trabalhadas, para que a pessoa que sofre possa voltar a ver um futuro para si. Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *