Inteligência emocional é crucial para crescer na carreira

Categoria dos serviços do psicólogo: crescimento pessoal, crescimento profissional
Inteligência emocional é crucial para crescer na carreira

A inteligência emocional pode ser a chave do sucesso para você e seus planos

O universo das emoções é um oceano de novas descobertas. Por mais que a ciência psicológica avance em novas pesquisas e classifique padrões e desvios, ainda assim, sempre haverá campos inexplorados para conceituar novas especificidades do comportamento humano.

As emoções desempenham um papel importante em todos os aspectos da nossa vida. E isso vale para a nossa carreira. Isso por que as emoções direcionam nossas ações, são elemento fundamental para tomada de decisões, entre outros.

Se você estiver procurando psicólogo em São Paulo, para questões relacionadas a crescimento pessoal ou profissional, então conheça os psicólogos que prestam serviços de psicologia no nosso consultório, veja o valor das sessões e agende sua consulta aqui mesmo pelo site.

Por isso precisamos aprender a usar as nossas emoções de maneira que elas esteja a nosso favor. Para isso é preciso desenvolver a inteligência emocional.

Você já ouviu falar da inteligência emocional?

Todos temos diversas emoções, que vão desde o medo, a raiva, a alegria, a satisfação etc. Podemos, inclusive, vivenciar cada uma delas em um mesmo dia. A coisa pode ficar feia quando passamos a não conseguir controlar estes fluxos de emoções que vem à tona e transbordam em comportamentos indevidos. E isso muitas vezes nos leva a tomar atitudes prejudiciais nos meios sociais.

Isto acontece porque nós não dominamos da forma correta estes impulsos. Não os dominamos porque não estabelecemos um elo de ligação com as causas, ou melhor, nós simplesmente não conhecemos da melhor forma estas emoções. O engatilhar destes sentimentos comportam certas vulnerabilidades que nos permite ficar à mercê e expostos a situações que não queríamos.

Os psicólogos costumam definir a inteligência emocional como a aptidão da pessoa conseguir se auto analisar, em seus profundos sentimentos e emoções. Primeiro a si, depois as dos outros.

Quem possui inteligência emocional tem, em suas mãos, a capacidade de cultivar para si um controle maior sobre seus sentimentos e também saber o que as pessoas estão sentindo.

Como usar a Inteligência Emocional

Antes de mais nada, devemos conhecer de perto os sentimentos. Tanto aqueles que nos levam ao paraíso quanto ao inferno em poucos segundos. A inteligência emocional é necessária para controlar as emoções e saber lidar com qualquer situação que se apresente a você. E isso para o nosso campo profissional é essencial para o sucesso.

A inteligência emocional, se bem usada, influencia positivamente nossa carreira. Estudiosos do mundo dos negócios defendem a ideia de que, para obter um sucesso na nossa área profissional, temos que botar a mão na massa e entender como funciona a inteligência emocional.

O mundo dos negócios segue a lógica da técnica e do perfeccionismo. Ter a capacidade de prever o que a pessoa está emocionalmente envolvida é uma grande vantagem. Com esta percepção, saberá lidar com pessoas de forma mais construtiva, bem como manter relacionamentos duradouros.

Por onde começar?

Ao desenvolver a sua inteligência emocional você deverá praticá-la diariamente. No início, pode parecer difícil, mas com o tempo, a autoinvestigação tende a funcionar. A principal ferramenta para isso é praticar o autoconhecimento. Assim você saberá quais são as suas principais fraquezas e pontos fortes.

>>> Para saber mais: Relação com o trabalho: quando se torna um problema

Agora, projete esta percepção e análise para fora de si, para as demais pessoas. Preste atenção nesse movimento de sentimentos já conhecidos, e discipline a sua mente. Repita e repita, mais vezes.

Comece a planejar o trajeto que você deseja obter para garantir o seu objetivo. Resista às tentações das distrações. O fundamental da inteligência emocional é que você liderará a condução do barco até mesmo nas maiores adversidades. Desta forma, passará sem grandes tribulações no futuro, pois terá a seu favor uma grande quantidade de repertórios sensoriais.

O sucesso da Inteligência Emocional

Vamos resumir? Os principais passos são:

  • autoconhecimento;
  • identificação das emoções em outras pessoas;
  • prever as suas reações;
  • definir um planejamento para as diversas situações;
  • estabelecer relacionamentos produtivos;
  • cultivar a assertividade;
  • ter paciência com as vulnerabilidades e turbulências pessoais e dos outros;
  • garantir um objetivo na carreira a ser seguido.

Com isto, é possível tatear consideravelmente uma duradoura projeção na sua carreira. Você mesmo pode ser capaz de autoconhecer-se e saber um pouco além dos demais, reconhecendo em si e nos outros, pequenas noções que costumam serem padrões comportamentais.

Você ficou interessado em conhecer mais sobre essas capacidades para ter sucesso na carreira profissional? Então leia nossos textos sobre inteligência emocional e aprenda mais a desenvolver a sua própria potencialidade!

Outros textos que podem lhe interessar

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.