Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Dicas para estabelecer metas realistas e alcançar objetivos

Dicas para estabelecer metas realistas e alcançar objetivos

Estabelecer objetivos é fácil. Você só precisa escrever uma série de aspirações que deseja conquistar algum dia. Pode sonhar e imaginar os cenários mais absurdos à vontade. As partes difíceis são a definição de metas alcançáveis e a realização dos movimentos de mudança necessários para cumpri-las.

É geralmente nessa etapa que as pessoas empacam. Dependendo da meta estabelecida, podem permanecer meses ou anos tentando avançar para a próxima.

A estagnação acontece porque o modo mais eficiente de definir objetivos e metas é desconhecido. Assim, você tenta, tenta e tenta, mas não parece sair do lugar ou se move apenas poucos centímetros da posição inicial. Neste post, vamos ajudá-lo a definir metas alcançáveis para que você atinja todos os seus objetivos sem estresse!

Por que é difícil alcançar objetivos?

Você não consegue alcançar os seus objetivos? Quais são os empecilhos que você consegue elencar de cabeça? A falta de tempo para se dedicar à verdadeira paixão é um dos pretextos mais encontrados para justificar a dificuldade em atingir objetivos na atualidade.

Ausência de conhecimento técnico, acesso custoso a recursos variados, falta de apoio e de conexões, surgimento de uma urgência… São muitas as justificativas utilizadas para não cumprir objetivos. Embora algumas sejam desculpas para mascarar o medo da mudança, outras são legítimas.

Na sociedade atual é, de fato, complicado encontrar tempo e disposição para focar em planos pessoais. Quando o excesso de obrigações não é o problema, a culpa é do estresse proveniente da rotina puxada. A modificação da rotina para acomodar projetos pessoais costuma estar fora de cogitação para muitos. 

Apesar disso, é possível alcançar objetivos mesmo em meio à correria da vida moderna. Aliás, estabelecer objetivos promove a produtividade e fornece a tão necessária descarga de entusiasmo para o cumprimento de tarefas.

Já se o problema for emocional, como a autossabotagem ou o perfeccionismo, a sua solução tende a ser um pouco mais custosa. 

Muitas pessoas não correm atrás dos seus tão sonhados planos por medo da repercussão quando chegarem lá, da falta de experiência e de não serem boas o suficiente. E se descobrirem que não dão conta do que realmente almejavam? E se forem impostoras?

Para livrar-se desses temores que em nada são úteis, indivíduos autossabotadores e perfeccionistas podem buscar ajuda psicológica. Possivelmente, a dificuldade para conquistar objetivos e atingir metas está relacionada a uma experiência, sentimento ou lembrança ruim.

Importância das metas

O cumprimento dos seus objetivos depende diretamente da qualidade das suas metas.

Valor Consulta Psicóloga Marcela






Não quero informar nome ou e-mail





O objetivo é o propósito maior enquanto as metas são pequenas “tarefas” que você precisa desempenhar para chegar ao objetivo final. Em vez de serem vistas como inimigas, capazes de expor os seus piores fracassos e pressioná-lo até o esgotamento, deveriam ser vistas como estimuladoras.

As metas encurtam a distância entre você e o seu objetivo de forma simples e prática. Elas são verdadeiras aliadas durante a execução de uma tarefa ou na obtenção de motivação para prosseguir. Por outro lado, o não cumprimento de uma meta pode gerar muita frustração

Ou seja, ao longo da jornada para alcançar os seus objetivos, as metas têm momentos de vilania e de parceria.  Para que elas não o desanimem, você precisa refletir a fundo sobre os passos necessários para conquistar os seus objetivos.

Além disso, as metas têm o propósito de manter o foco no que é realmente importante. Por isso, elas podem ser definidas para prazos extremamente curtos, como para menos de 24 horas, ou divididas em etapas menores quando os prazos são mais longos.  

Como estabelecer metas realistas?

Pense em um objetivo já estabelecido. Se não tiver nenhum, reflita sobre as suas aspirações de vida e converta uma em objetivo.

Em seguida, faça uma lista de todas as etapas pelas quais você provavelmente passará antes de atingi-lo. Não importa se elas forem muito vagas ou específicas, ou se tiverem um prazo extenso.

Como Escolher seu Psicólogo

Nesse guia completo você vai conhecer tudo sobre psicólogos e psicoterapia. A escolha do psicólogo certo para você envolve diversos fatores. Descubra aqui.

COMO ESCOLHER O SEU PSICÓLOGO

Por exemplo, uma doceira tem o objetivo de levar o seu negócio virtual para uma loja física, cessando o atendimento de casa. Para isso, uma série de metas é estabelecida, como formalizar o empreendimento, estabelecer estratégias de promoção, melhorar o alcance do negócio, subir o número de vendas, fazer investimentos para melhorar a qualidade e, se necessário, considerar um empréstimo.

Cada um desses fatores já se torna uma meta, a qual, por sua vez, resulta em uma diversidade de minimetas. A cada ano, a doceira concluirá algumas dessas etapas para se aproximar de seu objetivo.

No entanto, as metas dela não podem ser assim tão vagas, concorda? A falta de informação pode acabar confundindo-a ou fazendo-a pular estágios importantes. A maneira mais eficaz de prevenir impasses futuros é usando o método SMART.

 

Método SMART

Para formular uma única meta alcançável, você precisa seguir as orientações do método SMART. Esse termo é, na verdade, um acrônimo para as palavras inglesas Specific, Mensurable, Achievable , Realistic e Time-based.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

  • Specific / Específico: O propósito da meta deve ser bem claro. Por exemplo, “emagrecer” pode se transformar em “perder cinco quilos em 10 semanas através de exercícios físicos/prática de esporte/dieta”.
  • Mensurable / Mensurável: Mensurar resultados o ajudará a compreender o que precisa ser mudado e o que pode continuar. No emagrecimento, os quilos perdidos são os fatores mensuráveis. O desempenho dessa meta pode ser medido da seguinte forma: em “X” dias você perdeu “X” quilos fazendo “X” coisa.
  • Achievable / Atingível: É possível realizar a sua meta dentro do prazo desejado ou com os recursos que você tem no momento? É necessário mudar alguma coisa para atingi-la? Pense nos fatores internos e externos que podem afetar a execução da sua meta para determinar se ela é, de fato, atingível. Metas que não podem ser atingidas em um determinado prazo ou possuem muitas etapas complexas costumam ser a principal razão da estagnação. 
  • Realistic / Realista: Suas metas condizem com a sua realidade? Você precisa considerar o seu estilo de vida bem como a sua situação financeira antes de correr cegamente atrás de uma meta. Caso contrário, poderá ficar preso em cenários nada realistas.
  • Time-based / Prazo: Datas são necessárias. Quanto mais específicas elas forem, melhor! Se você não conseguir estabelecer uma data exata, contudo, pode definir um prazo baseado em meses ou anos.

O método SMART garante que uma meta seja formulada com o máximo possível de informações para guiar os indivíduos durante a sua execução. Como preza pela especificidade das metas, diminui a grandeza de um objetivo e torná-lo menos assustador.

Como alcançar objetivos sem estresse?

Agora que você já sabe definir metas alcançáveis e eficientes, está na hora de aprender a cuidar da sua saúde mental enquanto corre atrás de seus objetivos. Ser emocionalmente inteligente é tão importante quanto ser racional uma vez que a razão e a emoção andam juntas. 

1.     Evite a sobrecarga

O ser humano tem uma tendência teimosa a querer fazer mil coisas ao mesmo tempo. O imediatismo faz com que as pessoas estabeleçam objetivos que estão além da sua capacidade de execução. Quando não atingem o resultado desejado, ficam frustradas e se afundam em culpa. 

Embora você possa ter várias aspirações de vida em áreas completamente diferentes, certifique-se de estabelecer prioridades para evitar a sobrecarga de caminhos possíveis. 

2.     Faça um plano de ação

Crie um plano de ação com as suas metas SMART em uma planilha no Excel ou Word, em um planner ou em uma folha de papel. Deixe-o em um local de fácil visualização para que possa acessá-lo rapidamente todos os dias. Defina minimetas para completar as metas maiores sempre que necessário. Quanto mais você simplificar as suas metas, mais fácil será para executá-las.

3.     Meça resultados

A correria diária e a quantidade infindável de obrigações facilitam o descaso ou a confusão mental no processo de execução de metas. Portanto, retorne com frequência ao seu plano de ação para atualizá-lo e medir resultados.

4.     Celebre cada conquista

Todas as suas vitórias são valiosas, por menores que pareçam ser. Sendo assim, não deixe nada passar despercebido. Você logo compreenderá o quão importante é valorizar suas conquistas para superar o estresse e o desânimo

5.     Não se apegue demais ao planejamento

Por fim, não deixe que imprevistos o desanimem. Apegar-se demasiadamente aos seus planos resulta em apreensão, ansiedade e raiva quando eles se modificam. Sempre que necessário, aperfeiçoe metas para alcançar os seus objetivos com maior eficiência. Pode demorar mais um pouco para você chegar lá, mas, pelo menos, chegará com bem-estar.

Quem leu esse texto também se interessou por:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana F. Brotto

CRP 106524/06. CEO do consultório Psicologo e Terapia. Graduação em Psicologia pela PUC-PR em 2008. Pós-graduação em Terapia Comportamental pela USP. E pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *